Ovos podem estar a ser vendidos como biológicos sem o serem.
Governo alemão fala em possível fraude em grande escala no país.
Governo alemão fala em possível fraude em grande escala no país.
Os escândalos envolvendo alimentos pularam da seção de congelados com carne de cavalos para as prateleiras de alimentos "orgânicos" na Alemanha, onde se suspeita de uma fraude maciça na rotulagem dos ovos de galinha orgânica. O rótulo garantia certos padrões de alimentação e de tratamento das galinhas que, segundo os investigadores da Procuradoria de Oldenburg (Baixa Saxônia), eram fraudados em muitos casos. Um ovo orgânico custa, em média, cerca de 10 centavos a mais que um normal (entre 30% a 70% a mais). A ministra da Agricultura, Alimentação e Consumo, Ilse Aigner, teme "uma fraude em grande escala".
A reportagem é de Juan Gómez, publicada no jornal El País e reproduzida no Portal Uol, 27-02-2013.
Os promotores de Oldenburg acreditam que mais de 150 granjas criavam em seus currais mais galinhas que o permitido pela lei e depois rotulavam seus ovos como orgânicos, ou, pelo menos, como postos por galinhas criadas ao ar livre e não em gaiolas individuais.
A investigação está prestes a ser finalizada, mas as autoridades ainda não sabem se entrarão com um processo judicial ou com sanções contra as granjas. A maioria dos casos se concentra na região do sul da Baixa Saxônia, mas há outras 50 granjas sob suspeita em toda a Alemanha, com mais de 36,5 milhões de galinhas.