Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Lugar de girafa é na África



O custo para importação e adequação do zoo de Sorocaba será alto. Por que não utilizar a verba em outros itens tão deficientes como educação ambiental, zoonoses, amparo aos animais de ruas abandonados, acidentados ou doentes, coleta seletiva, dentre outros tão importantes para a cidade e coletividade?
Trazendo girafas da África estaremos indo na contramão da tendência mundial que é exatamente de manter os animais e cuidar para preservar seu habitat.
A cada animal em cativeiro ou em zoológico estamos colaborando com o comércio cruel e ganancioso de animais. Vamos pensar nisso?
Assine nossa lista contra! PARTICIPE !

Confira: Fotógrafa faz retratos dos cães que participaram do resgate das vítimas do WTC

A tragédia no World Trade Center  fará 10 anos e os cachorros que ajudaram no resgate das vítimas não foram esquecidos. A fotógrafa  Charlotte Dumas, homenageou o trabalho heróico dos cães na série de retratos chamado "Retrieved" . Confira um pouco desta emocionante obra.


.

Alce "bêbado" é encontrado preso em árvore na Suécia

Um morador de Gotemburgo, na Suécia, encontrou um alce aparentemente intoxicado preso a uma árvore na casa de um vizinho, informa nesta quinta-feira a agência AP.
Per Johansson, 45 anos, disse que ouviu um ruído vindo o jardim da casa de um vizinho na última terça-feira e foi ao local para averiguar o que era. Lá ele encontrou uma fêmea de alce presa em uma árvore. Segundo ele, o animal estava aparentemente "bêbado ou meio-estúpido" após ingerir as maçãs fermentadas da árvore.





Cãozinho é salvo de virar comida para vietnamitas







A polícia tailandesa salvou um cãozinho de virar comida nesta quarta-feira.O cachorro estava sendo contrabandeado para o Vietnã, onde é costume comer carne canina.




fonte: Folha

Entidades de defesa dos animais protestam contra "encerro" em Espanha


Pelo 9º ano consecutivo ativistas que lutam pela defesa dos touros, como a Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta) e AnimasNaturalis protestaram em Pamplona pelo tratamento que recebem os touros nos encerros e nas corridas das festas de São Firmino.

Papagaio reconhece dono e ladrão é preso

Um papagaio foi furtado de uma residência em Pequim e revendido para uma pet shop.
Porém, um golpe de sorte fez com que a ave retornasse ao seu dono.
O dono do bicho, Wang Lu, foi à loja sem saber que seu animal de estimação roubado estava lá.Ao ver o dono, o papagaio disparou a falar e foi devolvido a Lu.

Grito dos Excluídos vai protestar contra obra em Manaus



O arcebispo de Manaus, d. Luiz Soares Vieira, 74, disse nesta segunda-feira que o 17º Grito dos Excluídos, manifestação que acontece no Dia da Independência (Sete de Setembro) em várias cidades do país, vai protestar contra a obra de um porto na margem direita do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, que formam o Amazonas.
"Colocar um bem econômico [o porto] acima das questões da preservação do encontro das águas, que é um patrimônio natural, pode trazer danos irreversíveis. Depois será complicado acertar de novo", afirmou à Folha d. Luiz Soares Vieira

Incêndio em floresta da USP foi criminoso, diz Ibama

O fogo que destruiu grande parte do maior banco genético de mata atlântica de interior da USP em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) foi criminoso, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).


A conclusão é de uma análise feita por Celso Luiz Ambrósio, técnico do instituto em Ribeirão, depois de 15 dias de estudos no local. O relatório detalhado sobre as causas da queima será apresentado na quinta-feira (8).O incêndio na floresta da USP em Ribeirão Preto aconteceu em 16 de agosto e consumiu 82 hectares de área verde. No local, haviam sido plantadas 44 mil mudas de árvores a partir de sementes de 3.375 árvores matrizes.

Labrador que atuou em buscas no Pentágono após 11/9 se aposenta

Uma década após o 11/9, os cães que atuaram no resgate às vítimas dos atentados ainda estão vivos, mas muitos já se aposentaram e deram lugar para uma nova geração de animais.Red, 12, uma cachorra da raça labrador que ajudou nas buscas no Pentágono, está entre os aposentados como cão de resgate.

MP pede investigação sobre caso do cavalo que caiu de carroceria no DF


O Ministério Público do Distrito Federal requisitou à Delegacia do Meio Ambiente a abertura de um inquérito para apurar maus-tratos contra um cavalo que caiu da carroceria de uma caminhonete no último dia 17/06.
O animal foi arrastado por alguns metros na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) após cair do veículo. No dia do acidente, o G1 procurou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, mas nenhum dos órgãos tinha registro do acidente com o animal.


O promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Roberto Carlos Batista, disse que tomou conhecimento do caso após a veiculação das imagens. “Não houve registro de ocorrência policial, só o vídeo trouxe essa noticia para a gente.”

Equipe desencalha bebê baleia e ele volta para a mãe


Uma equipe de resgate conseguiu desencalhar, e devolver para a mãe, um filhote de baleia preso na lama na praia de Immingham Docks, no leste da Inglaterra.
A operação durou sete horas e foi cercada de tensão. O cetáceo, com cerca de de nove metros de comprimento, estava com cerca de dois terços do corpo sob a lama, e a maré, que subia, ameaçava cobrir de água o orifício de respiração do filhote, o que causaria seu afogamento.Cerca de 50 bombeiros, salva-vidas e especialistas participaram do resgate.
Por meio de grande esforço, a baleia bebê conseguiu se liberar e nadar, de volta com a mãe, para o mar do Norte.


Fonte: Folha

O momento em que macacos de laboratório veem a luz pela primeira vez na vida

Pela primeira vez nas suas vidas, depois de décadas em um laboratório de experiências, este é o primeiro passo dos chimpanzés para a liberdade. Notem que parecem se abraçar como se estivessem comemorando que estão finalmente livres. A maioria dos 38 macacos passaram a vida toda atrás das grades e estão agora em uma aldeia austríaca, sendo preparados para serem soltos no seu habitat natural ou em um santuário que os permita viver da forma mais natural possível.




Imagine só ficar preso por 30 anos em um elevador, e de repente alguém abre a porta para o mundo novamente. Estes animais só viram pessoas vestindo guarda-pós brancos durante toda a vida. Eles nunca aprenderam a escalar uma árvore porque foram levados ao laboratório quando ainda eram filhotes.

PM vai apurar caso de cão morto com tiro dado por policial no DF

A Polícia Militar anunciou nesta terça-feira (6) que vai investigar a morte de um cachorro em Taguatinga, no Distrito Federal. O rottweiler de cinco meses, que estava sem focinheira e passeava com o dono, foi morto com um tiro na cabeça, disparado por um policial militar, na noite do dia 28 de agosto.
O proprietário do cão, Willian Campos, afirma que conversava com um colega em uma praça quando um carro de polícia parou. Um dos policiais teria alertado sobre a necessidade da focinheira, mas o dono alegou que o filhote não oferecia riscos. Então, segundo Campos, o policial disse que se ele não se retirasse do local mataria o cachorro.

Fotografia: Cão guia que salvou o dono de ataque terrorista no WTC

Fotos de Roselle, um cão guia muito famoso.
 Apesar dessa cadelinha gostar de brincar, o serviço era levado a sério. E o seu trabalho mais reconhecido aconteceu naquela manhã do dia 11 de setembro de 2001. Ela salvou o seu tutor do ataque no WTC. Leia a matéria completa em nosso site


Pesca ameaça população de boto cor-de-rosa na Amazônia

O folclore amazônico conta que, nas noites quentes de junho, o boto cor-de-rosa emerge faceiro dos rios na forma de um elegante rapaz. Vestindo trajes sociais e um chapéu branco enorme (para disfarçar o narigão), sai em busca de senhoritas indefesas. Seu toque galanteador é implacável. Ele seduz as jovens e as convence a acompanhá-lo num passeio até o fundo do rio. Ali, o boto costuma engravidá-las.


Para quem vê de fora, é só uma lenda presente no imaginário popular. Para quem mora na região Norte, o boto cor-de-rosa é realmente um inimigo. Não só porque “tira a virgindade” das moçoilas. Ele também é acusado de ser um entrave à pesca, uma das principais atividades comerciais da região. 

Ativista se oferece para substituir touro em festa espanhola

Um ativista dos direitos dos animais e membro da organização AnimaNaturalis se ofereceu para substituir o touro "Afligido", que no próximo dia 13 de setembro será golpeado com lanças até a morte na cidade de Tordesilhas, durante a celebração da festa do "Toro de la Vega".
O chileno Francisco Vásquez Neria, que vive em Barcelona e é cofundador da AnimaNaturalis, manifestou nesta terça-feira sua disposição de ser "trocado" pelo animal como ato de protesto contra a festa, considerada pela organização como "um espetáculo brutal e sanguinário".

Comando da PM do Distrito Federal divulga nota sobre assassinato de filhote de cão

Em resposta à matéria publicada na ANDA e aos emails enviados em protesto ao covarde assassinato de um cão filhote por um policial militar, em Taguatinga, no Distrito Federal, o setor de Comunicação Social do Comando da Polícia Militar, enviou uma nota oficial que publicamos na íntegra abaixo.


“Informamos que de acordo com legislação própria publicada no DODF Nº 95 de 23/05/2011 pág 12 o trânsito de cachorros de raças tipicamente agressivas ou sem raça definida em vias públicas e parques deverá ser com enforcadeira e funcinheira (sic) ficando a responsabilidade ao condutor qualquer eventual acidente em função da falta destes equipamentos de contensão (na imagem recebida o animal estava sem o equipamento). Ressaltamos ainda que apenas uma das partes foi ouvida não podendo precisar o que houve verdadeiramente no local, desta feita será instaurado procedimento apuratório para melhor avaliar os fatos e se necessário for haverá punição para os responsáveis.”  Att.,  Assessoria de Imprensa



ABSURDO: Filhote de cão é assassinado por policial quando passeava com tutor, em Taguatinga (DF)







Um cão foi covardemente assassinado por um policial militar, em Taguatinga Norte, cidade satélite do Distrito Federal, enquanto passeava com seu tutor na rua. Willian, tutor do cão, um rottweiler de apenas 5 meses de idade, chamado Ralf, afirma que estava a 50 metros de sua casa na praça de sua quadra e o cão estava preso à guia.

Projetos de leis federais visam o fim dos rodeios

Após o sacrifício de um bezerro que havia ficado tetraplégico em uma prova de bulldogging na Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, foi apresentado na Câmara dos Deputados na semana passada um projeto de lei (PL) que proíbe este tipo de atividade e as laçadas nos rodeios.
“Essa questão do bezerro foi uma cena muito cruel, a gota d’água. Para dar espetáculo, não há a necessidade de explorar os animais”, afirma o autor da proposta, o deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB-SP), ao Visão Oeste.


No bulldogging, o peão desce de um cavalo em movimento e deve derrubar um bezerro usando apenas as mãos. O PL 2.086/2011 “proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal em rodeios ou eventos similares.”


“Essas provas não só submetem os animais a sofrimento físico e psíquico, mas a risco de lesões, rupturas musculares e paralisia”, afirma Trípoli.



Debate na Conferência da ONU terá ênfase no custo das energias renováveis


O debate sobre a redução de custos das fontes de energia renovável terá destaque na Rio+20, conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável que será realizada no Brasil em junho de 2012. Segundo o coordenador executivo do evento, Brice Lalonde, a produção de equipamentos mais baratos, como células de captação solar, deve ter mais importância que as negociações referentes a cortes na emissão de gases causadores de efeito estufa.

Vestido de baleia, grupo protesta contra extração em Abrolhos (BA)


Para protestar contra a exploração de petróleo no arquipélago de Abrolhos, no extremo sul da Bahia, a organização não governamental Greenpeace promoveu um ato no Rio nesta terça-feira.
Em uma apresentação cênica, na torre de escritórios do shopping Rio Sul, na zona sul, ativistas vestidos de baleia foram pintados com jatos de tinta preta, representando o petróleo.


Os ativistas tomaram o hall de elevadores na entrada da torre, que dá acesso à companhia Perenco, dona de blocos de óleo em Abrolhos.
O objetivo do Greenpeace é chamar a atenção para a extração de petróleo dentro do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, escolhido pelas baleias-jubartes principalmente para a reprodução.
Com faixas e cartazes com os dizeres "Perenco, deixe as baleias namorarem", o protesto, que sujou de tinta o hall de elevadores do Rio Sul, contou com o apoio das pessoas que estavam no prédio.


Fonte:Folha

Tailandeses protestam contra a venda de cães como comida


Neste domingo (4), centenas de ativistas sairam às ruas de Bancoc, na Tailândia, para protestar contra a venda de cachorros como comida. Na região, o consumo de carne de cães é tido como normal e faz parte da cultura local. Mas, na contra-mão, protetores dos animais defendem a criação de uma lei que proteja o direito dos animais e proíba a comercialização de cachorros para fins alimentícios.


Em agosto, a polícia tailandesa resgatou milhares de cães que estavam em caminhões e seriam lavados até o Vietnã para serem abatidos e terem sua carne comercializada.
Os traficantes tailandeses recolhem cachorros no interior do país e os levam ao Vietnã, onde recebem até R$ 52 por animal.


Fonte: R7

Ativistas enfrentam 82 mil pessoas na Expointer


Uma prova de resistência física. Sob calor de 30 graus, Sol forte e sensação térmica ampliada pelo asfalto, as ONGs Projeto Pró-Animal, de São Leopoldo, e Vanguarda Abolicionista, de Porto Alegre (RS), estiveram realizando mais um protesto em frente à Expointer, em Esteio. Das 9h até o final da tarde de domingo, 4 de setembro, ativistas estiveram levando a mensagem da libertação animal a um público de 82 mil pessoas, segundo números oficiais.



Federação de Defesa Animal será criada na BA


Uma assembléia para constituir a Federação Baiana das Entidades de Defesa dos Animais, reunindo protetores, dirigentes de ONGs e simpatizantes da causa animal, será realizada na próxima sexta-feira (9), às 18h40, na sede da Federação da Indústria do Estado da Bahia (FIEB).
Na oportunidade, será traçada a estrutura diretiva, gerencial e administrativa da entidade, bem como sua missão, objetivos e metas, esclarecendo-se o que é a Federação, para que serve, quais as ações principais e como participar.

EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: PESQUISAS COM ANIMAIS PARA TRATAR DE DOENÇAS DO CORAÇÃO SÃO QUESTIONADAS


Qualquer um que acompanha notícias de ciência já leu histórias entusiasmadas de descobertas médicas que incluem o aviso padrão que os resultados foram obtidos em camundongos e podem não funcionar para seres humanos.


Muito tempo depois, pode haver relatos de que uma droga foi abandonada porque os ensaios clínicos mostraram efeitos colaterais imprevistos em humanos.Dado o tempo decorrido entre as duas notícias, a maioria dos leitores provavelmente não associa o sucesso inicial e a falha posterior

São Paulo realiza a primeira Marcha pelos Animais

A capital paulista vai realizar a primeira Marcha pelos animais, no dia 01/10/11 ás 10hs.
 O Evento será   feito pela prefeitura  da cidade com a  finalidade de unir protetores e ativistas  na  Praça da República, como uma grande homenagem ao dia dos Animais. 


Aproveite a oportunidade para dar voz a causa e mostrar o amor pelos animais, PARTICIPE!
























Fonte: Divulgação

Ciberativismo: Balanço do twitaço #odeiorodeio




Nos últimos dias 23 e 24, o Twitter vivenciou mais um dia de cidadania e mobilização. Dessa vez em favor dos animais. Foi feito o twitaço do #odeiorodeio, em protesto contra os rodeios brasileiros, em especial contra o de Barretos, onde semana passada um peão matou um bezerrinho na prova do bulldogging. O saldo foi muito positivo e merece ser lembrado por muito tempo.


Na campanha #odeiorodeio, os brasileiros opostos ao pseudoesporte deixaram claro que agora a ficha dos rodeios, mesmo o tão dito “bem-estarista” de Barretos, caiu irreversivelmente. O assassinato do bezerro foi a comprovação cabal de que, por mais que os organizadores de rodeios clamem “cuidar do bem estar” dos animais explorados, a violência é intrínseca àquelas competições.

Boicote: empresas que patrocinam o rodeio de Barretos

Barretos atrai R$ 6 milhões em patrocínios.

Podemos conscientizar os PATROCINADORES. Veja como!




Montanhista descobre cachorro no topo do Kilimanjaro


Dar-es-Salaam, 31 ago (EFE).- Um montanhista viu um cachorro vivo no topo do Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, a mais de 5,7 mil metros de altitude e a vários graus abaixo de zero, publicou nesta quarta-feira a revista tanzaniana "Bab Kubwa".
"Estava urinando quando vi o cachorro deitado a um metro da rocha onde eu estava", declarou John Messe, um turista que subiu com outros três amigos e fez uma foto do animal com o celular.
O cume, o pico Uhuru ("Liberdade", em suaíli), tem quase 6 mil metros de altitude e uma temperatura que pode chegar a 15 graus negativos. Pelo intenso frio que faz nessa altitude, vários cientistas se questionaram como o animal conseguiu subir e sobreviver.

Terra precisa de mutirão internacional para tirar lixo espacial


O lixo espacial que orbita a Terra --um dos dejetos quase atingiu a ISS (Estação Espacial Internacional)-- representa uma ameaça crescente, salientou um relatório do Conselho Nacional de Pesquisa divulgado na quinta-feira.
A quantidade de equipamentos abandonados, pedaços perdidos de foguetes e outros objetos que flutuam no espaço continuarão colidindo e ameaçando satélites e outras naves espaciais durante missões.
Existe até um plano de fuga para os astronautas que se encontram na ISS caso ocorra uma colisão catastrófica.


Para retirar o material, seria necessário um mutirão internacional de limpeza, cujos custos ficariam elevadíssimos.

De acordo com o conselho, a Nasa (agência espacial americana) precisa lidar melhor com o problema. Os EUA respondem por 30% dos equipamentos inutilizados.
Para se ter uma dimensão do problema, há 22 mil peças com tamanho mínimo de 10 cm flutuando lá fora.
A má notícia é que o lixão deve aumentar já que há mais países participando de lançamentos de sondas e satélites, por exemplo.


Fonte:Folha

Pecuária é a maior causa do desmatamento da Amazônia, diz Inpe


A pecuária é a maior responsável pelo desmatamento da região amazônica. De acordo com levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgado nesta sexta-feira, 62,2% dos quase 720 mil km2 desmatados foram ocupados por pastagens.
O estudo do governo federal considerou as áreas desmatadas nos nove estados da Amazônia Legal até o ano de 2008. Essa área representa 18% de todo o bioma amazônico.
Segundo o instituto, a maior parte dessa área é ocupada atualmente por pasto limpo. "É aquela área em que houve efetivamente um investimento. Ela representa uma intervenção deliberada humana, com bastante cabeça de gado, com a intenção de intensificação de produção", disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe.

Cão-guia ajudou cego a escapar do World Trade Center


Michael Hingson, 61, chegou cedo ao seu escritório, no baixo Manhattan, naquela terça-feira. O dia estava ensolarado em Nova York. Do elevador ao escritório no 78º andar da torre norte do World Trade Center, sua companheira Roselle distribuía simpatia.




A relação entre eles era recente, ainda não haviam completado dois anos juntos. Desde o primeiro passeio, Michael achou que formavam um par perfeito.

Veja onde descartar objetos obsoletos, como celulares e lâmpadas

De um ano para o outro, o seu computador fica obsoleto. O celular passa de item cobiçado a peça pré-histórica em questão de meses. Imagine se esses produtos, e mais baterias de carro, exames de raio-X e lâmpadas fluorescentes fossem dispensados como entulho comum.





As baterias de carro contêm chumbo, que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Essas substâncias tóxicas podem se instalar em seu corpo de forma simples: uma vez despejadas no solo, têm suas matérias-primas decompostas, são ingeridas por vermes e minhocas e, em contato com o lençol freático, entram na cadeia alimentar por meio das plantas.