Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Crueldade em Pelotas comove câmara de vereadores e sociedade


A crueldade de um homem, que matou dois cachorros com lanças no sábado (2) à tarde, chocou a comunidade e motivou a realização de uma reunião na Câmara de Vereadores. O plenário da casa ficou lotado por dirigentes de entidades e organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal, e pessoas que se chocaram com o caso. No encontro seria discutida a realização de audiência pública marcada para sexta-feira às 19h e uma caminhada no final de semana. Posteriormente será divulgado se no sábado ou domingo.

Ambientalistas se caracterizam de animais em protesto no México



Ativistas de organizações dos direitos dos animais se caracterizaram como felinos e um elefante em protesto realizado nesta terça-feira (4), na Cidade do México, no México.
Com banners que informavam "Circos com animais nunca mais", os manifestantes queriam chamar a atenção da população mexicana para os espetáculos circenses que ainda utilizavam animais selvagens. O protesto aconteceu em frente ao Senado, na intenção de pressionar os parlamentares a criarem leis sobre o assunto.

Projeto de parque sustentável vence concurso nacional



O escritório Jasmim Manga, de São Paulo, venceu o 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano, que selecionou projetos sustentáveis para revitalizar a lagoa dos Oiteiros, em Penedo, Alagoas.
A área fica às margens do rio São Francisco e compreende um matagal e um lago, hoje poluído. A Prefeitura local fará o saneamento e custeará a obra.


Conforme o projeto, a praça terá pista de corrida com equipamentos para atividades físicas, mirante e anfiteatro para abrigar apresentações e feira de artesanato.

Maringá: Gambá agoniza em lata de lixo


Um gambá agonizando em um contêiner de lixo, no último sábado, na Zona 5, foi a pista para descobrir a falta de informação das pessoas quando se trata de animais silvestres.


Poucos sabem para onde encaminhá-los em caso de acidentes, atropelamentos ou maus tratos. Em Maringá, há a Polícia Ambiental (Força Verde) que atende esses casos envolvendo.


No caso do gambá, o lixo foi a saída encontrada por alguém para se livrar do animalzinho. Ele não apresentava ferimentos, mas estava sedento e com muita fome.

Vacina com excesso de proteína matou cães



A vacina antirrábica distribuída pelo Ministério da Saúde para a campanha de imunização de cães e gatos de 2010 tinha excesso de proteínas bovinas. É essa a conclusão da análise feita pela Universidade de São Paulo e obtida pela Folha.
A principal hipótese dos pesquisadores é que, em concentrações elevadas, essas proteínas tenham desencadeado reações alérgicas extremas em alguns animais, levando parte deles à morte.
Com base nessa constatação, o Ministério da Saúde exigiu alterações na fabricação da vacina para aceitá-la na campanha deste ano. O ministério reconhece que 283 reações graves podem ser relacionadas à vacina -210 mortes de cães e gatos.

Lanches vegetarianos fazem sucesso no Rio de Janeiro




Das areias do Rio de Janeiro para “todos os cantos do Universo”. É  assim que pensa o jovem Raphael Krás (25), vendedor de hambúrgueres vegetarianos nas praias cariocas que acaba de abrir sua primeira lanchonete na Galeria River, Arpoador.
Inaugurada há duas semanas, a loja já conta com a visita  frequente de fãs que degustam os hareburgers desde 2006.  No cardápio, sucos, sobremesas naturais e os sanduíches com nomes e descrições nada convencionais, fruto da criatividade do inventor, cozinheiro, vendedor ambulante e empreendedor Raphael.

Goiás : Lei para animais é ignorada


Cavalos exaustos, subnutridos, doentes, puxando carroças pesadas podem ser vistos pelas ruas da cidade ajudando os donos em trabalhos de horários prolongados. Mas não são só eles sofrem de maus-tratos diários. Animais domésticos, silvestres e exóticos passam pela situação que é considerada crime por lei federal. Porém, mesmo com punição prevista de três meses a um ano de detenção, em Goiás não existe relato da prisão de algum acusado por crimes de maus-tratos a animais. 
A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) registrou, nos nove primeiros meses deste ano, apenas cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) de maus-tratos. 

Bombeiros resgatam um animal silvestre por dia, em Rio Verde (GO)


Em Rio Verde o Corpo de Bombeiros não tem trabalho só com resgate em acidentes ou combate a incêndios não. Socorrer animais silvestres faz parte da rotina diária. E não são poucos animais em apuros. O Corpo de Bombeiros registra uma média de 30 ocorrências de salvamento de animais por mês.
De acordo com o sargento Paulo César Pereira, a maioria deles é encontrada com ferimentos. Principalmente os que são localizados às margens de rodovias. “Nós não fazemos os primeiros socorros. Tratamos o animal no local, sem estresse. Depois, o colocamos num determinado recipiente ou caixa para capturá-lo de maneira adequada, para não machucá-lo ainda mais, e o transportamos até o socorro especializado”, conta.

Cão velhinho encontra lar após três anos em centro


O vira-lata Fred tem bons motivos para comemorar o Dia Mundial do Animal, data celebrada hoje: após passar quase três anos morando no Centro de Controle de Zoonoses, em São Paulo, ele finalmente encontrou um lar.


Com idade estimada entre sete e dez anos, Fred era o cachorro mais velho vivendo no CCZ. Ele chegou em dezembro 2008, após ser encontrado nas ruas zona Leste em São Paulo.


Dócil, meigo e tranquilo, Fred logo se tornou o mascote do CCZ. Mas apesar das suas qualidades, o vira-lata foi adotado e rejeitado duas vezes antes de encontrar uma família que realmente o amasse, o que ocorreu cerca de dois meses atrás.


Fred até chamava a atenção das famílias que passavam pelo centro porém, por ser grande e mais velho, sua adoção nunca vingou. Em um dos casos, segundo a assessoria do CCZ, uma família chegou até a levá-lo para casa, mas não se adaptou.

Código Florestal pode ser aprovado no Senado, diz relator


O projeto que altera o Código Florestal deve estar pronto para ser votado no plenário do Senado na primeira quinzena de novembro. Esse é o cronograma com o qual trabalha o relator da matéria nas comissões de Ciência e Tecnologia, onde ela tramita, e na de Agricultura, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Ele tem o desafio de elaborar um parecer que reduza ao máximo os temas polêmicos para que haja consenso sobre a proposta.
Já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o projeto de lei ainda tem 15 pontos polêmicos para serem superados, segundo Silveira."Creio que já estamos muito próximo de um consensos. Dos 15 pontos considerados polêmicos podem ficar para voto, na comissão ou no plenário, uns quatro ou cinco temas", afirmou confiante.

Morre girafa no Zoológico de Goiânia


Uma girafa morreu na tarde de ontem,25, no Zoológico de Goiânia. O animal foi encontrado deitado pelo tratador que acionou a equipe de veterinários do parque que não foi capaz de impedir a morte da girafa. Uma mulher foi vista dentro do parque, depois da morte do animal. Ela alegou ser funcionária do circo que era o antigo proprietário da girafa. 


Seu nome não foi divulgado, mas ela deve ser ouvida pela Delegacia do Meio Ambiente. Segundo informações da direção do Zoo o herbívoro vinha sendo tratado de diarreia e há três dias parecia curada. O cadáver vai ser encaminhado para a Escola de Veterinária da UFG, onde será realizado laudo para identificar a causa da morte. Desde o início do ano, 62 mortes já foram registradas no zoo da capital. Em junho, um outro animal da mesma espécie morreu com anemia crônica. As duas girafas vieram de um circo, que perdeu a posse das mesmas por maus tratos.

Fonte: Portal 730

Compra de girafas causa polêmica no interior de SP


Uma proposta visando a compra de três girafas para expor à visitação pública no zoológico municipal de Sorocaba, causa polêmica na cidade, a 92 km de São Paulo.
Em requerimento apresentado na Câmara o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) disse que buscava atender aos pedidos de crianças que nunca haviam visto uma girafa ao vivo.
Ativistas dos direitos dos animais acreditam que a aquisição de espécies das savanas africanas incentiva o tráfico internacional. O Instituto Cahon, organização não-governamental de defesa dos animais, iniciou uma campanha na internet para barrar a compra.

Em 2 semanas, zoológico de SP perdeu girafa e leão; veja


Cristal,  a girafa mais carismática do Zoológico de São Paulo, morreu há 3 meses atrás. Uma semana antes de seu falecimento, foi a toca dos leões que ficou mais vazia, quando o macho Esperto, 15, sofreu uma parada cardiorrespiratória ao tomar anestesia.


O caso da girafa comoveu tratadores, veterinários e o pessoal das lanchonetes instaladas em torno do cercado dos grandes ruminantes.
É que Cristal ainda amamentava a filhote Safira, sua primeira e única cria, nascida em outubro de 2010. Era mãe carinhosa, lambendo Safira todo o tempo, enlaçando o pescoço com o da filha.


No dia 05/07, logo pela manhã, os funcionários das lanchonetes preparavam-se para a abertura dos portões do parque quando ouviram um ruído seco. Era Cristal desabando de 4,5 metros de altura, sob o próprio peso.


A girafa agitava as pernas, tremia. Em poucos minutos, Rodrigo Lopez, veterinário-chefe, entrou no cercado. Encontrou um quadro desolador: a girafa tinha o abdome superdilatado, a cabeça jogada no chão. Material gástrico abundante saía-lhe pela boca e pelas narinas.

Araçatuba-Zoológico Municipal em total abandono






O zoológico de Araçatuba parou no tempo. Não cumpre a principal razão da existencia dos zoológicos no mundo inteiro, que é a reprodução em cativeiro das espécies ameaçadas e sua re-inserção em seu habitat natural. Tornou-se apenas um depósito de animais devido a falta de recursos financeiros para modernizá-lo. Modernizar o zoológico significaria substituir as velhas jaulas por recintos com fosso para os mamíferos de grande porte, sem grades e sem jaulas. Obviamente são mudanças que estão muito distantes da nossa realidade.