Uma denúncia de despejo de esgoto sem tratamento no rio Sorocaba, em Votorantim, chama atenção para um problema do município: as ligações de esgoto clandestinas. De acordo com a Prefeitura, apesar de pontuais, elas existem e são difíceis de controlar, principalmente nos córregos e afluentes do rio.
"Vamos fazer um "pente fino" da Cachoeira da Chave até o limite com Sorocaba, próximo à Cachoeira dos Guimarães", garante o secretário municipal de Meio Ambiente, Elzo Savella, para tentar resolver o problema.
A denúncia partiu de um morador do bairro da Chave, que afirma que há despejo de esgoto "in natura", próximo ao bairro, a cerca de 30 metros da cachoeira. De acordo com o aposentado Reinaldo José Ribeiro, 66, o esgoto é despejado geralmente aos finais de semana no córrego que atende a região do bairro Jardim Serrano. "O mau cheiro é muito forte", conta.
No final de semana passado, o aposentado conseguiu flagrar o momento em que o rio recebia o esgoto sem tratamento e disponibilizou as fotos para a reportagem. "Geralmente acontece à noite, mas desta vez foi durante o dia e conseguimos fotografar."
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Votorantim tem 85% de esgoto tratado. Com a construção do emissário do córrego do Vidal que está sendo construído, a autarquia pretende elevar essa porcentagem para perto de 100%. O córrego do Vidal atende os bairros Jardim Archila e Vila Garcia, além de parte da Vila Nova.
Com a obra pronta, irão faltar ainda alguns pontos a serem totalmente tratados, como a região do bairro dos Morros e o córrego Ipanema, que abrange os bairros Novo Mundo, Jardim Tatiana e Green Valley. "É a região que mais nos preocupa", afirma.
O prefeito pontua ainda outras obras de melhoria do saneamento básico que estão em realização, como a troca de toda a rede de esgoto próxima à Praça de Eventos "Lecy de Campos", que tinha a rede de esgoto interligada à rede pluvial. E afirma que também será feita a substituição de alguns emissários de esgoto antigos na cidade. "Os pontos ainda estão sendo amarrados, mas são problemas pontuais e agora ja estão sendo ajustados, aos poucos", finaliza.
Fonte: Cruzeiro do Sul
0 comentários:
Postar um comentário