Após a morte, o zoológico realizou uma necropsia à qual os visitantes estavam autorizados a assistir
Foto: AFP
|
O zoológico explicou na quarta-feira em seu site que não poderia deixar a girafa crescer para evitar a consanguinidade entre exemplares desta espécie
Foto: AFP
|
O corpo despedaçado do filhote foi utilizado para alimentar outros animais do parque
Foto: AFP
|
Um filhote de girafa de um ano e meio em perfeito estado de saúde foi sacrificado neste domingo em um zoológico de Copenhague, apesar dos protestos dos defensores dos animais na Dinamarca. O porta-voz do zoológico, Tobias Stenbaek Bro, afirmou que o filhote, de nome Marius, foi abatido com uma pistola no início da manhã. Após a morte, o zoológico realizou uma necropsia à qual os visitantes estavam autorizados a assistir.
O corpo despedaçado do filhote será utilizado para alimentar outros animais do parque. Stenbaek Bro explicou que o zoológico não esperava a comoção provocada pelo destino do animal. "As pessoas têm o direito de protestar, mas é claro que nos surpreendeu", disse. O zoológico explicou na quarta-feira em seu site que não poderia deixar a girafa crescer para evitar a consanguinidade entre exemplares desta espécie.
As opções de castração ou reintrodução na natureza foram descartadas por seus possíveis efeitos adversos, assim como a transferência de Marius a outro centro da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA), por incompatibilidade genética.
As duas principais associações dinamarquesas de defesa dos animais, Dyrenes Beskyttelse e Anima, ignoraram a campanha a favor do filhote de girafa, que recolheu milhares de assinaturas na internet. Um zoológico sueco informou no sábado ao jornal Expressen ter solicitado sem sucesso a transferência de Marius.
O zoológico de Copenhague explicou que sua política é não vender seus animais, apesar de contar com ofertas de compra de milionários, informou o jornal dinamarquês Ekstrabladet.
Terra
Nota Cahon: Zoológicos não deveriam existir, enquanto considerarmos que é educação ambiental levarmos uma criança para visitar zoo os animais continuarão sendo caçados e confinados simplesmente para entretenimento humano. Muitos zoos enfrentam dificuldades para alimentar os animais e estes acabam ficando fracos e doentes, passam frio ou extremo calor, sem contar o estresse devido ao confinamento.`
Que tristeza a historia desta girafa,já que não queriam que ele procriasse então porque não castraram em vez de matar desta forma um show de horror,pra todo o mundo ver é esse o mundo em que estamos vivendo crianças aprendendo que matar um animal é simples é normal,é mais facil do que tentar encontrar um novo lar pra ele,lamentavel e desumano.
ResponderExcluirExatamente isso Jana, a girafinha deveria ser esterilizada e não sacrificada e, como se não bastasse, exibir ao público pedaços dela como se fosse um troféu. Lastimável. Zoos em geral pensam mais faturar em cima dos animais do que qualquer outra coisa.
Excluir