Almeida diz que existem poucos registros da existência dessa espécie de cuíca na América do Sul. "Encontrar esse animal na Amazônia seria até natural, pois a biodiversidade naquele local é até justificável, mas achá-lo aqui em Sorocaba é algo surpreendente", relata.O biólogo é o responsável pela avaliação biológica e pelo estudo do manejo ambiental do futuro Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade. Para ele, a presença dessa espécie já justifica todo o trabalho desenvolvido no local. "Sem exagero, essa cuíca pode ser considerada o grande tesouro de Sorocaba", diz Almeida.
O exemplar da cuíca foi capturado em uma região de mata fechada, com a ajuda de uma armadilha feita com arame galvanizado. O bicho era um macho, tinha 8,8 centímetros de comprimento - sem contar os 4 centímetros de cauda - e pesava apenas 22 gramas. A pelagem era escura, com listras na região dorsal e olhos da cor preta. O animal foi identificado e posteriormente solto na mata. De acordo com Almeida, a cuíca não foi retirada do local para evitar problemas futuros. "Não sabemos se esse exemplar é o único existente aqui", comenta.A presença do pequeno animal no futuro Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade também chamou a atenção do biólogo Welber Smith. Segundo ele, essa espécie é um marsupial de pequeno porte e pouco estudada pelos cientistas. "Eles vivem no solo da floresta, alimentando-se principalmente de artrópodes, mas consomem frutos também", comenta. O seu ciclo de vida é bastante curto, semelhante ao de um roedor, porém a sua reprodução não é tão eficiente.
A cuíca-de-três-listras foi achada em uma área próxima ao futuro Parque Tecnológico de Sorocaba. Ela estava dentro da área de 70 hectares do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, que terá o lançamento da pedra fundamental em 31 de março deste ano. O evento já tem a presença confirmada do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, e a provável participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Fonte:http://portal.cruzeirodosul.inf.br/
0 comentários:
Postar um comentário