Pode parecer impossível sequer estimar as consequências físicas do nosso consumo e descarte de resíduos diários. Enquanto nossas impressões pessoais não pareçam dignas de alarme, o efeito combinado de hábitos e rituais é assustador ao olharmos longe.
O trabalho do fotógrafo Chris Jordan é registrar os detritos que nós, sociedade inteligente, deixamos para trás. São celulares, carros e placas espalhadas e espremidas em quantidades vertiginosas, assemelhando-se a verdadeiros puzzles hipnóticos.
A série, batizada de “Beleza Intolerante: Retratos de Consumo Americano”, mostra a marca inconfundível da cultura do descarte num tom bastante sombrio e pessimista. “A imensa escala do nosso consumo pode aparecer desolada, estranhamente cômica e irônica, e até mesmo bonita. Para mim, a sua característica consistente é uma complexidade impressionante”, resume o fotógrafo.
Confira as imagens e se surpreenda:
Celulares
Carros esmagados
Placas de circuito
Carregadores de celular
Carros esmagados #2
Vidro
Lixo tecnológico
Estacas de madeira
Produtos pra reciclagem
Aço desfiado
Já tínhamos falado do fotógrafo Chris Jordan a propósito de um outro trabalho, também sobre lixo, mais precisamente sobre o fato de o nosso lixo ir parar dentro dos animais – relembre aqui.
http://www.hypeness.com.br/
Todas as fotos © Chris Jordan
0 comentários:
Postar um comentário