Polenta com molho à base de casca de banana ajuda na perda de peso

06/12/2013 - 07h00



Para ajudar a compor uma ceia de Natal com pratos saudáveis, a eco chef Marta Tatini ensina a fazer uma polenta com molho tipo à bolonhesa, que, ao invés de carne, usa casca de banana verde desfiada.
"A banana verde é uma aliada da boa saúde. Ajuda a manter a forma, pois é eficiente na redução de peso, e ainda é rica de potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco", diz.
Os cogumelos que integram a receita também contribuem para o emagrecimento e contém ainda vitaminas, proteínas e fibras para o bom funcionamento do intestino.

Receitas sustentáveis

 Ver em tamanho maior »
Leonardo Soares/Folhapress
AnteriorPróxima
Maionese de mandioquinha sem glúten nem lactose Leia mais
Polenta vegana de biomassa com trifolati de cogumelos sobre molho e casca de banana verde
Ingredientes:
500 g de banana bem verde
300 g de fubá
300 g de shimeji, shitake e funghi
2 cebolas
3 cenouras
½ alho-poró
1 pimentão vermelho (opcional)
50 ml de azeite
50 ml óleo de gergelim torrado
Shoyo orgânico (sem glutamato monossódico)
Garam Masala (tempero indiano)
Ervas aromáticas (salsinha, orégano, manjericão, endro)
Modo de preparo:
Ferver 500 ml de água e 10g de funghi com sal. Quando estiver bem escura a água, retirar e deixar esfriar. Levar novamente ao fogo com o fubá e a biomassa e mexer até soltar o fundo. Dourar em azeite a cebola, o shimeji e o shitake. Colocar sobre a polenta.
Preparo do molho à bolonhesa de casca de banana verde:
Colocar as bananas verdes inteiras e lavadas em uma panela de pressão com a água já fervendo. Cozinhar por de 10 a 15 minutos depois de ficar com pressão. Deve estar cozida, mas firme ainda. Retire-as com cuidado, ainda quentes, para separar a polpa (biomassa) da casca. Com as cascas ainda quentes em uma tábua, fazer tiras utilizando um garfo para desfiá-las.
Desfiar todas e picar. Em uma panela, colocar o azeite, as cebolas, o alho-poró e os pimentões. Dourar bem. Acrescentar as cascas de banana verde e refogar com a cenoura ralada e colocar as ervas aromáticas, o shoyo e o óleo de gergelim torrado. Colocar o molho ao sugo e deixar apurar. Refogar bem e acertar o sal.

TATIANE RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

0 comentários:

Postar um comentário