Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Rapaz é flagrado segurando gato pelo rabo enquanto dançava na rua


Câmeras instaladas em um bar situado em Kent, na Inglaterra, registraram imagens de um rapaz segurando um gato pelo rabo enquanto dançava na rua.
A polícia local lançou um apelo à vizinhança para localizar o homem após a administração do bar ter enviado o vídeo à instituição RSPCA de apoio aos animais.
“O dono do gato, que mora no porão do bar, está muito triste com o episódio. Esperamos que alguém reconheça este rapaz para que possamos tomar as devidas providências”, disse um representante da RSPCA ao jornal Daily Mail desta quinta-feira (10/11).


Fonte: Globo Rural 

Rinoceronte negro é declarado oficialmente extinto


O rinoceronte negro, uma espécie tradicional do Oeste africano, foi declarado oficialmente extinto.
Ele é uma das milhares de espécies que constam da chamada lista vermelha formulada pela organização União Internacional pela Conservação da Natureza.
De acordo com a entidade, é possível que outra espécie, o rinoceronte branco, da África Central, também pode estar extinto.
A entidade afirma, em um relatório, que a despeito de seus esforços, cerca de 25% dos mamíferos mundiais enfrentam risco de extinção.




Fonte: Folha 

Sorocaba:Justiça acata ação civil pública contra armadilhas para gatos


 Sociedade de Melhoramentos do Jardim Granja Olga I - que representa os moradores do local - está sendo alvo de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, por estar colocando armadilhas de captura de gatos de rua encontrados no loteamento. 

Comissões do Senado aprovam texto-base do Código Florestal


Os senadores da Comissão conjunta de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovaram hoje o texto-base do novo Código Florestal, relatado pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). Na CRA o texto foi aprovado por unanimidade (15 votos). Já na CCT foram 12 votos a favor e 1 contra, da senadora Marinor Brito (PSOL-PA).

Casa de garrafa e areia vira atração na Nigéria


A primeira casa construída na Nigéria a partir de garrafas plásticas usadas está se transformando em uma atração turística do vilarejo de Yelwa.
Centenas de pessoas, incluindo dirigentes do governo e líderes tradicionais, foram verificar as paredes --erguidas no tradicional formato arredondado do norte nigeriano-- da construção.

Dono de cachorro arrastado em Piracicaba é multado


A Polícia Ambiental de Piracicaba (160 km de São Paulo) aplicou uma multa de R$ 1.500 a Cláudio Messias, dono do rottweiler que foi arrastado por quarteirões na semana passada e teve uma pata amputada. O advogado dele informou que irá recorrer da decisão.Segundo o sargento da Polícia Ambiental Domingos Bertuolo, a autuação por mutilação de animal doméstico teve como base um laudo veterinário. 



Projeto de lei acende debate sobre direito animal


Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo quer proibir o uso e o sacrifício de animais em cultos religiosos no Estado.
Mesmo longe de ser votado, o projeto mobilizou religiosos e protecionistas. O debate contrapõe tradição cultural e direito animal e mostra furos na atual legislação.
Para o deputado Feliciano Filho (PV), o autor, ele não propõe nada além do que a lei prevê. "Só fixei multa para quem praticar o sacrifício, que já é proibido."

Na Bahia, ambientalista tenta acabar com feira de animais





Bodes e aves estão no centro de uma disputa entre defensores dos direitos dos animais e fornecedores de bichos para cultos afro-brasileiros em Salvador.
A ambientalista Telma Lobão tenta obter na Justiça a proibição da venda de seres vivos na feira de São Joaquim, um mercado de 34 mil metros quadrados que é o mais tradicional ponto de comércio de animais para o candomblé na capital baiana.



Chimpanzés sofrem com pesquisas médicas nos EUA


Os cientistas americanos estão entre os poucos que ainda podem usar procedimentos invasivos em pesquisas com chimpanzés. À exceção do Gabão, na África, os EUA são o único lugar do mundo onde macacos podem ser deliberadamente infectados com o vírus de hepatite C, por exemplo, para serem usados em testes de vacinas.