Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Massacre brutal de elefantes patrocina conflitos africanos



Os rebeldes e as milícias da África descobriram o comércio ilegal de marfim. Objetos de desejo na Ásia, os dentes dos elefantes angariam belas somas que estão financiando guerras pelo continente. Os guardas florestais não têm a menor chance de impedir o massacre.

A reportagem é de Horand Knaup e Jan Puhl publicada pela revista Der Spiegel e reproduzida no Portal Uol, 14-09-2012.

Os oito guardas do Serviço Silvestre do Quênia passaram horas esperando escondidos entre arbustos e árvores. Um informante havia denunciado que os caçadores iam aparecer naquele local à tarde.

Quando os caçadores de fato apareceram, houve um longo tiroteio de 40 minutos que deixou um caçador somali morto ao lado de seu rifle automático. Os outros cinco, alguns deles feridos, conseguiram fugir para a mata, e assim terminou mais um expediente comum na vida dos protetores dos animais do Parque Nacional Tsavo East.

De fato, este dia, há duas semanas, foi um dos melhores. Os próprios guardas não sofreram perdas na escaramuça e chegaram lá em tempo, em vez de encontrarem a carcaça de um elefante com os dentes cortados, como é o caso tantas vezes.
Cerca de 500.000 elefantes ainda vivem na África, mas os caçadores matam dezenas de milhares por ano, e esse número está crescendo. Autoridades alfandegárias apreenderam mais de 23 toneladas de marfim de elefante contrabandeadas em 2011, a maior quantidade em 20 anos.

SP: Semana da Carona Solidária começa na segunda-feira


Matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo, em 14/09/2012,  mostra tabela com locais e trechos onde a faixa da carona solidária funcionará, agora é torcer para que os paulistanos não ignorem a campanha, segue o texto:

Campanha terá 50 faixas e cartazes estimulando a carona nas nove faixas reversíveis da capital

SÃO PAULO, 14 - Começa na segunda-feira,17, a Semana de Carona Solidária, evento de educação no trânsito que pretende conscientizar os motoristas nos dias que antecedem o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no sábado, 22. Na cidade de São Paulo, a campanha contará com 50 faixas e cartazes estimulando a carona nas nove faixas reversíveis da capital, iniciativa organizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A escova ambiental desenvolvida por Brisbane, Feita do bambu




A escova ambiental foi desenvolvida por um dentista de Brisbane (Austrália). Feita do bambu a escova é 100% biodegradável não poluindo o meio ambiente. Como o bambu tem um crescimento rápido sua utilização não é considerada desmatamento. A embalagem do produto é bio-degradável.
Estão disponíveis escovas com cerdas macias para adultos e crianças e médias. As cerdas são feitas de um polímero resistente ao crescimento microbiano, garantindo segurança e durabilidade.
A justificativa para a fabricação desse produto é de que na Austrália são utilizadas e descartadas por ano 30 milhões de escovas de dentes. Cerca de 1000 toneladas de um produto que demora séculos para se decompor.



fonte: http://www.odontoblogia.com.br/produtos/escova-dentes-ecologicament...

Estudo comprova que desmatamento da Amazônia afeta chuvas até na Argentina




Florestas ajudariam a umedecer o ar ao longo de quilômetros de viagem pelo continente, dizem cientistas, conforme matéria publicada no jornal Estado de S.Paulo, em 13/09/2012.

"Esta umidade é carregada pelo vento em direção aos Andes, que desvia para o Sudeste da América do Sul. Assim, algumas das chuvas que ocorrem na bacia do Rio da Prata, incluindo sul do Brasil, de fato vêm da Amazônia ", disse Marengo.


A perda de floresta tropical pode afetar pessoas a milhares de quilômetros de distância, de acordo com um novo estudo.

Tailandesas questionam o consumo da carne de cachorro

Chaiwat Subprasom/Reuters

Ativistas tailandesas da rede social Povo Ama os Animais pintaram os rostos para protestarem em frente ao ministério do Interior de Bancoc, capital do país. Elas pediram o fim do comércio de carne de cachorro, iguaria comum nos pratos da população do Sudeste Asiático.

Fonte : R7

Campanha virtual 'procura-se Carmina' tenta achar cadela perdida em voo da TAM


O envio de uma cadela do Rio de Janeiro para Manaus, pela empresa TAM Linhas Aéreas, acabou se transformando em dor de cabeça para a família do funcoinário público Maurício Lapa, 60, nessa terça-feira (11). A cadela que atende pelo nome de Carmina desapareceu após o avião em que ela era transportada pousar na capital amazonense.

De sitiante a semeador de florestas



Guaraci Diniz recompôs 80% da mata de seu sítio e criou a primeira RPPN de Amparo (SP); hoje, obtém da propriedade 87% do que precisa para viver
TÂNIA RABELLO - O Estado de S.Paulo
Há quatro anos, em uma pequena parcela do Sítio Duas Cachoeiras, de 30 hectares, em Amparo (SP), região de Campinas, despontavam, numa área que antes era pasto degradado, mudinhas de árvores nativas recém-plantadas. As espécies que compuseram o reflorestamento da vez - assim como das várias outras vezes - foram escolhidas de maneira curiosa: com o Cartório de Registro de Imóveis de Amparo, em antigas escrituras de terras da região. O proprietário do sítio, Guaraci Diniz Júnior, lembra da busca, feita em parceria com o historiador Roberto Pastana Teixeira Lima. "Acidentes naturais, como rios e montanhas, eram usados para demarcar o limite das propriedades", comenta. "E também árvores."
Assim, sabia-se que, do angico branco, contando-se cem passos, até a margem do Rio Camanducaia, tinha-se parte do limite de uma fazenda. De lá, virava-se à esquerda, chegando ao jequitibá-rosa, próximo à paineira. A candeia ficava ali, encostada numa grande rocha oval, e também servia como ponto de demarcação de limites.

APROVADA LEI DO ATENDIMENTO VETERINÁRIO GRATUITO


A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou na tarde desta terça-feira (11) o Projeto de Lei 478, de 2010, de autoria do Deputado Feliciano Filho, que obriga o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente, em todo o Estado.

Pela lei, o atendimento não se restringirá apenas às consultas, mas também contemplará cirurgias, inclusive ortopédicas, que serão realizadas pelos órgãos de controle de zoonoses e canis municipais ou por meio de convênios com veterinários particulares, universidades ou entidades de proteção, dentre outros.

“É muito importante o atendimento gratuito aos animais da população carente, pois vários animais estavam sofrendo muito e morrendo à míngua sem atendimento veterinário, por falta de recursos financeiros,” explicou o Deputado Feliciano. “Além do sofrimento para os animais, essa situação também leva famílias inteiras a um estado de profunda tristeza e angústia. Este projeto tem a intenção de poupar os animais e as famílias do sofrimento, além de contribuir para a saúde pública.”

O PL 478/10 segue agora para a ordem do dia na ALESP, pronto para ser votada em plenário.

Veja a íntegra do PL 478/210 aqui: http://www.felicianofilho.com.br/?p=2507


Brasil tem cinco espécies entre as cem mais ameaçadas do mundo



Uma rede de 8.000 pesquisadores ligados à IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) compilou uma lista das cem espécies de animais, plantas e fungos mais ameaçados de extinção no mundo, entre os quais cinco bichos brasileiros.
Muriqui-do-Norte

A informação é publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 12-09-2012.

O levantamento, o primeiro de seu tipo, foi feito pela Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres. Os dados foram divulgados durante um congresso na Coreia do Sul.

"Mais da metade dessas cem espécies praticamente não está recebendo atenção das autoridades", afirmou Jonathan Baillie, diretor de conservação da Sociedade Zoológica de Londres.

Cenários e riquezas do Cerrado de Guimarães Rosa


João Guimarães Rosa reinventou a Língua Portuguesa ao descrever de forma irretocável a realidade sertaneja em parte dos “Gerais”. A região, antigamente mais conservada, tem quase o tamanho do Amapá e se estende pela margem esquerda do São Francisco, no norte e noroeste mineiro, oeste da Bahia, norte goiano, leste de Tocantins e sul do Piauí e do Maranhão.

A reportagem é do sítio WWF, 11-09-2012.

Nas andanças do escritor, muitas vezes em lombo de burro, descobriu que o “sertão é do tamanho do mundo”, tamanha a diversidade de gentes, de natureza e de "causos" naquela porção de Cerrado. Documentar parte desse patrimônio em vídeo foi um desafio e tanto, que exigiu mais de 10 mil quilômetros rodados em estradas de terra e centenas de horas de gravação.

Soltar balões é crime de pode gerar danos irreparáveis




Notícia publicada na edição de 09/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A -

Apesar de sua beleza, a prática de soltar balões traz muitos perigos de incêndio e por conta disso, constitui crime ambiental, previsto pela lei federal 9.605/98, a qual define pena de um a três anos de detenção e/ou multa por balão apreendido para quem fabricar, vender, transportar ou soltar.
Soltar balões causa, além de perigos para a população, incêndios em matas e florestas provocam a destruição do habitat dos animais, contribuem para o desaparecimento de espécies vegetais ameaçadas de extinção, além de provocarem o aumento do percentual de dióxido de carbono na atmosfera e sua influência no efeito estufa.