Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Água poderá ser um artigo raro e caro para a população de Sorocaba em 2030


Matéria publicada em 21/04/2012 no jornal Cruzeiro do Sul serve de alerta para que façamos nossa parte hoje para garantir abastecimento de água para futuras gerações. Importante também cobrarmos da administração pública de cada município o tratamento  do esgoto, caso das vizinhas Alumínio, Mairinque e Itu. Leia o artigo completo:

O que hoje é uma suposição, poderá ser uma confirmação a ser feita por pesquisadores da Ufscar/Sorocaba
A partir de cálculo feito com base no Índice de
Qualidade das Águas Brutas para Fins de
Abastecimento Público, dados da Cetesb revelam que a
qualidade da água da represa é a pior registrada nos
últimos 10 anos - Por: Arquivo JCS/Adival B. Pinto
A água poderá ser um artigo raro e caro para a população de Sorocaba em 2030. Essa projeção é baseada no atual ritmo de despejo do esgoto na represa de Itupararanga e no crescimento populacional na região. O que hoje é uma suposição, daqui a dois anos poderá ser confirmada pelo resultado do trabalho de pesquisadores do câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Um trabalho iniciado no mês passado pela instituição de ensino pretende prever, com base em estudos anteriores, qual será o futuro do reservatório responsável por abastecer 80% dos habitantes da cidade.

Relatório do Código Florestal exclui regras para recompor beiras de rio


O relator do projeto de reforma do Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), apresentou nesta quinta-feira (19) seu parecer sobre o projeto, com votação marcada para a próxima terça (24) no plenário da Câmara. Ele retirou do texto aprovado no Senado percentuais mínimos de recuperação das áreas de preservação permanente (APPs) desmatadas nas margens de rios localizados dentro de propriedades rurais.

A reportagem é de Marcelo Parreira e publicada pelo G1, 19-04-2012.

A recomposição, segundo esta última versão da proposta, dependeria de novo projeto de lei ou medida provisória, e incluiria a participação dos estados.

Protetora ajuda cão a se recuperar de acidente que poderia ser fatal


Quem olha para o vira-lata Estopinha, hoje com dois anos, andando, mesmo que com dificuldade, pela casa da sua dona, a bióloga Soraia Jorge, de 41 anos, pode nem imaginar que o cão poderia ter passado pela eutanásia, devido às complicações de um grave acidente.
Quando ainda era filhote, em janeiro do ano passado, Estopinha foi atropelado em uma rua de Interlagos, zona sul da capital, provavelmente duas vezes. Ao perceber que o cão havia quebrado a coluna, um veterinário sugeriu que ele passasse por cirurgia e colocasse pinos.
O cachorro não reagiu bem à operação, e os pinos saíram do lugar, machucando sua pele. Para piorar, como não sentia parte do corpo, Estopinha comeu seu próprio pênis, que precisou ser retirado.

Pesquisadora desenvolve roupa ecológica para cadáver


Jae Rhim Lee, pesquisadora MIT, mostra sua roupa ecológica para cadáver

Um pesquisadora sul-coreana radicada nos EUA trabalha na criação de um traje especial para cadáveres. O objetivo de Jae Rhim Lee, pesquisadora do MIT (Massachusetts Institute of Technology), é impedir que toxinas decorrentes da decomposição de restos mortais contaminem lençóis freáticos e causem problemas de saúde pública.

Cidade do México estuda proibir as touradas



O promotor da Monumental Plaza México, Juan Castañeda, continua insistindo que deve-se manter as touradas em nome da tradição e do emprego de trabalhadores. Talvez ele ainda não tenha se dado conta de que "a tradição é a personalidade dos imbecis", assim como bem definiu Albert Einstein. A notícia foi publicada  no jornal Folha de S.Paulo em 18/4/2012, leia o artigo:

DA EFE
Defensores e detratores das touradas travam na capital mexicana sua última batalha, depois que uma comissão da Assembleia Legislativa da cidade aprovou uma votação sobre a proibição deste controvertido espetáculo.

"Se o proíbem deixam sem trabalho cinco mil pessoas com emprego direto e outro número similar com emprego indireto", argumentou o promotor da Monumental Plaza México, Juan Castañeda.

Vista da Monumental Plaza México,
onde são organizadas touradas
na Cidade do México
Inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1946, a construção é o símbolo mais representativo do enraizado fervor pelas touradas no país, onde calcula-se que existam 22 escolas de toureio.

"A finalidade do touro de lida é estar nas corridas, senão essa espécie desapareceria, porque para obter carne já temos os animais mansos", continuou Castañeda junto às escadarias da maior praça de touros do mundo, com capacidade para 40 mil pessoas.

Como queria ser livre também!

Um filhote de leão de um zoo na China. Ele sabe que jamais será livre como sua amiga borboleta.
Foto: Lintao Zhang, Getty Images

Antes do Rodoanel, bichos serão expulsos

A história se repete mais uma vez com animais sendo sacrificados em nome do conforto nosso de cada dia. Haverá risco desequilíbrio ambiental, mas nada impedirá o avanço das máquinas vorazes. Com buzinas e apitos, especialistas pretendem fazer o remanejo da fauna de Mata Atlântica no Trecho Norte, buscando reduzir impacto ambiental, leia artigo publicado no jornal o estado de S.paula, em 16/04/2012.
Jaguatirica, felino de porte médio,
é um dos bichos da região

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental produzido para o empreendimento, há na região 354 espécies de anfíbios, répteis, mamíferos e aves, além de uma infinidade de insetos. "Muitas espécies detectadas na região são extremamente sensíveis às alterações em seu hábitat", comenta o biólogo Luís Silveira, curador das coleções ornitológicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).