Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Capitão do cargueiro que causou derrame na Nova Zelândia condenado à prisão


O capitão e o primeiro-oficial do Rena, cargueiro que naufragou em Outubro último e que causou um derrame de combustível na Nova Zelândia, foram condenados a sete meses de prisão por navegação perigosa e entraves à Justiça.


Mauro Balomaga e Leonil Relon estavam ao comando do cargueiro, com pavilhão da Libéria, quando, a 5 de Outubro, este encalhou no recife Astrolábio, a 22 quilómetros de Tauranga, Nova Zelândia. Nesta sexta-feira, ambos compareceram no Tribunal de Tauranga para ouvirem a sentença.


Num dia de mar calmo, o Rena encalhou numa das mais belas baías do país com 1673 toneladas de combustível nos seus tanques. O ministro do Ambiente neozelandês considerou que se estava perante “a mais grave catástrofe marítima” da história do país.

Cão preso na Irlanda do Norte gera mobilização nas redes sociais




Nós que vivemos em uma sociedade livre nos sentimos seguros, porque obedecemos à lei, pagamos nossos impostos e não precisamos nos preocupar com oficiais do governo entrando em nossas casas e destruindo nossas famílias.
Mas não em Balfast, Irlanda do Norte, onde uma situação trágica aconteceu há mais de dois anos. 

Seis anos de cadeia para quem maltratar e matar animais



A Comissão Especial de Juristas encarregada de elaborar proposta para um novo Código Penal aprovou nesta sexta-feira (25) a criminalização do abandono de animais, além de tratamento mais severo para abusos e maus-tratos. Pela proposta, o abandono poderá ser punido com prisão de um a quatro anos, mais multa. 

Bardot implora que Dilma detenha o 'genocídio de burros'


ATRIZ FRANCESA Bardot implora que Dilma detenha o 'genocídio de burros'"Eu que amei tanto o Brasil, me irrita, estou indignada de ver que este país colabora com a China para matar,burros explorados pelo homem e que deveriam ser deixados em paz", escreve a ex-atriz
PARIS, 23 Mai 2012 (AFP) - A ex-atriz francesa Brigitte Bardot implorou nesta quinta-feira à presidente brasileira Dilma Rousseff que ponha fim ao "genocídio de pequenos burros", criados e sacrificados para a indústria alimentar e cosmética na China.

Abandono de animais pode se tornar crime no país



A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta sexta-feira a inclusão do crime de abandono de animais no texto do código. As propostas dos juristas precisam ainda ser votadas pelo Congresso para virar lei.
Atualmente, o abandono pode ser incluído na lista dos crimes de maus-tratos contra os animais, previsto na legislação ambiental. Entretanto, o juiz pode entender que não houve o crime, já que ele não é citado explicitamente na lei. A pena prevista vai de três meses a um ano de prisão.

Com a proposta aprovada hoje, o mero abandono passa a ser crime em si, com uma pena que vai de um a quatro anos de prisão --ou seja, quatro vezes maior do que atualmente.

Dono de cão roubado faz campanha na internet e diz já ter pistas


Foto do cachorro Zeca, que foi levado por ladrões
durante arrastão a prédio na
região da Aclimação, em SP
O personal trainer Cristiano Maffra, 34, que teve até seu cachorro roubado durante um arrastão em seu prédio na Aclimação (zona sul de São Paulo), nesta terça-feira (22), afirma já ter pistas sobre o destino do animal.
No Facebook, duas fotos do cachorro Zeca, da raça staffordshire, já foram compartilhadas mais de 2.400 vezes. Segundo Maffra, a polícia deve continuar a busca pelo animal, agora com a nova pista.

O personal trainer disse que deve oferecer uma recompensa para quem encontrar o cachorro, mas não quis estipular valores. "Não quero transformar isso em uma 'caça ao dog' por causa da grana", disse.

Dilma Rousseff veta 12 artigos do Código Florestal



Direto de Brasília
A presidente Dilma Rousseff vetou nesta sexta-feira 12 artigos do Código Florestal. A redação final será publicada no Diário Oficial da União. O texto aprovado na Câmara dos Deputados no mês passado chegou ao Planalto com 84 artigos. Dilma cortou trechos da proposta que abririam margem para anistia a desmatadores, como o trecho que suprime punição para quem desmatou após julho de 2008. 

O texto tem 32 modificações, sendo que 14 recuperam o texto do Senado, cinco são novos artigos e 13 são ajustes e readequação de conteúdo. Para eliminar vácuos legais devido ao corte dos artigos, o governo vai editar uma medida provisória (MP). O governo não quis listar quais são os artigos vetados. A divulgação acontecerá na segunda-feira, quando a mensagem de veto for enviada ao Congresso Nacional.

Tripoli e Kassab anunciam o primeiro hospital público para cães e gatos




Concretizando uma antiga demanda do movimento de proteção animal e do vereador Roberto Tripoli (PV), o Prefeito Gilberto Kassab assinou protocolo com a Anclivepa-SP (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo) visando a implantação do primeiro hospital público de cães e gatos na cidade, em solenidade realizada no Centro de Controle de Zoonoses, na manhã de 23 de maio de 2012.

Cães alertam morador para tremores de terra em Montes Claros

Os tremores de terra em cidades do Norte de Minas estariam sendo pressentidos, minutos antes, por cães. O relato foi feito por moradores da zona rural de Santa Bárbara, em Montes Claros. Por terem os sentidos mais aguçados do que os do ser humano, os animais percebem as primeiras ondas que vêm do centro da terra e ficam agitados.

Governo prepara projeto de incentivo aos orgânicos


O governo anuncia nas próximas semanas medidas para estimular a produção de alimentos orgânicos, mercado que movimenta mais de R$ 100 bilhões no mundo.
O foco do plano é alavancar a produção nacional de orgânicos e tornar a agricultura tradicional brasileira mais sustentável.
Para isso, o Executivo vai ampliar o volume de crédito disponível, reduzir juros, estimular o desenvolvimento de tecnologia e atrair novos consumidores.
Um dos desafios é intensificar a cultura do consumo e reduzir o preço nas gôndolas de supermercado, em média 30% mais altos, segundo dados da Associação Brasileira de Orgânicos, a Brasilbio.

Maurício de Sousa pede para vetar Código Florestal usando quadrinhos


Mauricio de Sousa criou um quadrinho em que seu famoso personagem Chico Bento pede para a presidente Dilma Rousseff vetar o novo Código Florestal. A presidente tem até a próxima sexta-feira (25) para decidir sobre os possíveis vetos ao projeto aprovado pela Câmara.

Ele começa o quadrinho dizendo "licença, dona Dirma!".

Inquérito apura responsabilidades sobre animais abandonados em bairro de Sorocaba

Moradores abandonaram seus animais ao serem
transferidos para novos apartamentos 

Notícia publicada na edição de 23/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A

O Ministério Público (MP) de Sorocaba instaurou ontem um inquérito civil, para analisar a situação dos moradores que estão sendo transferidos para o residencial "Altos do Ipanema" e tiveram de deixar seus animais para trás, já que a Prefeitura julga que os apartamentos não comportam cachorros de médio a grande porte. Segundo o promotor de Justiça curador de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Urbanismo, Jorge Alberto de Oliveira Marum,

Impasses políticos devem levar conferência a fiasco, diz pesquisador



Natural de Buenos Aires e radicado no Brasil desde 1976, Viola afirma também que a falta de consenso dos países quanto à própria definição de economia verde contribui para que as discussões da Rio+20 sejam inócuas. Confira a entrevista.
Folha - Podemos esperar resultados práticos da Rio+20?
Eduardo Viola - Devemos esperar pouco, pois essa é uma conferência que não tem peso. 

Babuínos se divertem com carro em lançamento na Inglaterra


A Hyundai apostou em uma solução inusitada para demonstrar a resistência do novo i30. A marca levou o carro ao Knowsley Safari Park, na Inglaterra, e o colocou à disposição de dezenas de babuínos.

Animal abandonado vai provocar multa em Jundiaí




Inaugurada há pouco mais de um ano, a Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal funciona apenas nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, animais atropelados ou com alguma doença dependem da boa ação dos Bombeiros. 


Para o vereador Leandro Palmarini (PV), que nesta terça-feira coloca em votação na Câmara um projeto de lei sobre abandono de animais, inúmeros pedidos já foram feitos para a Secretaria de Saúde (responsável pelo serviço sediado no Corrupira) colocar equipes ou um celular de plantão aos fins de semana e feriados. 

71 casos de maus-tratos a animais foram registrados em Bauru, SP

Vários casos de maus-tratos contra animais são denunciados todos os dias a Organizações Não-Governamentais e à polícia. Na região Centro-Oeste Paulista, a denúncia ainda é a melhor forma de frear o número de casos. Em Lençóis Paulista, um gato teve as patas serradas e, em Bauru, 71 boletins de ocorrências foram registrados na polícia em 2011.

Capitão de barco mergulha no mar para salvar baleia presa




DA BBC BRASIL
O capitão de um navio pulou no mar para libertar uma baleia jubarte que ficou presa em cordas de pesca.


Magnus Spence é o capitão de um barco que leva turistas para observar os cetáceos nas ilhas no norte da Escócia.
Baleia jubarte ficou presa em cordas de rede
e foi liberada por capitão de
barco turístico no norte da Escócia
No final do passeio, eles encontraram a jubarte de mais de 12 metros enroscada nas cordas que foram descartadas no mar.


Ela se debatia, mas Spence colocou o equipamento de mergulho, entrou na água e, com uma faca, cortou as cordas.


A jubarte nadou para longe, aparentemente sem ferimentos.

Animais: dupla é condenada a prisão por manter 380 cães dentro de casa


Em dez de dez casos, mundo cão é sinônimo de notícia ruim. Neste caso, pelo menos esta teve um final feliz: um casal de criadores de cães foi condenado a 60 dias de prisão por manter uns 380 cães em sua residência em Allegan, no Estado americano de Michigan.

Cão resgatado em coma alcoólico é adotado em Curitiba


Um filhote foi resgatado pela Polícia Militar em Curitiba quando estava à beira de um coma alcoólico, provocado por dois homens, que fugiram ao ver os policiais se aproximando.
O caso aconteceu na quarta-feira (16), em uma praça do bairro Novo Mundo.

Durante um patrulhamento, os soldados Moreira e Renê se depararam com os dois homens e perceberam que eles estavam dando bebida ao cachorro. Ao avistarem os policiais, os homens fugiram. O cãozinho, de apenas três meses, foi encontrado cambaleando e com os bigodes sujos de batida.
O policiais o levaram para uma clínica veterinária, onde ele foi diagnosticado com princípio de coma alcoólico.