Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Vizinho deu bananas a macacos e jogou bombinha, diz moradora



Imagem mostra macaco-prego em árvore;
animais foram encontrados mortos
praça Pio 11, na zona sul do Rio
Um morador do Jardim Botânico, bairro da zona sul no Rio onde três macacos-prego foram encontrados mortos, disse ter visto um vizinho oferecer bananas para os animais e, depois, jogar uma bombinha para assustá-los.

Exame aponta que macacos mortos em praça foram envenenados

Ela suspeita que esse morador tenha sido o responsável pelo envenenamento dos macacos.

Documentário: O homem é o melhor amigo do cão?

Sinopse:


Este documentário surgiu de uma questão simples, formulada a partir da inversão do seguinte ditado popular: O cão é o melhor amigo do homem. 
Ao notar que o cão é o animal de estimação mais encontrado nos lares brasileiros, podemos considerar verdadeiro o ditado popular, contudo poderíamos considerar a recíproca verdadeira? O homem é o melhor amigo do cão? Essa questão nos leva a pensar sobre qual é o lugar ocupado pelos direitos dos animais em nossa sociedade. 
As leis que temos são elaboradas por homens, para outros homens, e estabelecem de que forma devemos tratar os animais, porém ainda não há lei no mundo que afirme que animais não são propriedades e que, por isso, não devem ser explorados. 
Os ativistas, que defendem o direito natural de vida e liberdade dos animais, discordam dessa opinião. Eles afirmam que os tempos mudaram, e que da mesma forma que a relação entre os seres humanos mudou; a relação entre homens e animais também deve se transformar. Tomando como exemplo o cão, o documentário abordou temas relativos ao comércio e aos maus tratos de animais, a partir de entrevistas com especialistas, uma delegada, uma veterinária e uma perita veterinária, também entrevistamos os chamados "protetores" e ativistas da causa animal.


Produzido por Los 3 Fotografia, em parceria com a ONG Instituto Cahon.
Direção: Adriano Sobral
Produção: Flavia Maris Gil Duarte e Flavia Toledo
Roteiro: Flavia Maris Gil Duarte
Câmera: Adriano Sobral
Edição: Adriano Sobral


Produzido entre novembro/2011 a maio/2012
Los 3 Fotografia Todos os direitos reservados.

Instituto Cahon - Momento Animal




 Foto: Adriano Sobral

"A vida é valor absoluto. Não existe vida maior ou menor, inferior ou superior." (Olympia Salete)

Sumiço de abelhas faz Ibama reavaliar pesticidas






Sábado, 28 de julho de 2012 

O desaparecimento de abelhas - um problema identificado há cerca de dez anos nos Estados Unidos, mas que atingiu a Europa e também o Brasil - levou o Ibama a proibir temporariamente a aplicação por aviões de quatro agrotóxicos no País. Nesse meio de tempo, eles serão reavaliados quanto à sua segurança para esses polinizadores.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 28-07-2012.

Desde 2006, apicultores americanos têm reportado perdas de pelo menos 33% nas colônias de abelhas durante o inverno. Desde que a chamada síndrome de colapso das colônias (CCD na sigla em inglês) começou a ser observada, diversas possibilidades foram investigadas.

Suspeitou-se de vírus ou outras parasitas não identificados, das mudanças climáticas, de transgênicos, inseticidas e agrotóxicos. Estudos recentes identificaram a relação de alguns destes últimos com a desorientação e a morte das abelhas.

Agente penitenciário é suspeito de matar cadela a tiro em SP

DE CAMPINAS


Um agente de segurança penitenciária é suspeito de matar uma cadela mestiça da raça rottweiler com um tiro no pescoço na manhã desta quinta-feira, em Hortolândia (a 109 km de São Paulo). O animal tinha sido adotado por outros agentes há seis meses.

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) confirmou que Edson dos Santos Oliveira, que trabalha no Centro de Progressão Penitenciária do município, passou pela portaria do complexo e efetuou o disparo. Ao menos dois funcionários testemunharam a ação e devem depor à Polícia Civil.

Segundo nota da secretaria, será instaurado um procedimento preliminar interno, que irá apurar as circunstâncias do caso.

Gato não consegue descer de árvore há duas semanas após fugir de cãe



Vigilante da unidade afirma que animal está debilitado há 15 dias no local.
Ele subiu em uma mangueira assustado com alguns cachorros na UFBA.

Um gato está há cerca de duas semanas no topo de uma mangueira dentro da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro da Federação, em Salvador.
O vigilante Paulo Roberto descreve nesta quarta-feira (26) como o gato foi parar no local. "Tinham vários cachorros atrás de uma cadela, ele se assustou e acabou subindo na árvore para se proteger. Ele está muito triste lá em cima", afirma o funcionário.
Ele conta que o caso ocorreu a pelo menos 15 dias.

Em média, 275 animais soltos são apreendidos por mês



Prefeitura não soube informar o número de multas aplicadas neste ano ou no ano passado

Quem é motorista em Sorocaba sabe que não é difícil encontrar animais soltos na pista. Na última quarta-feira, por exemplo, dois cavalos transitavam tranquilamente pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, fato que se repetiu quinta-feira, na avenida General Motors, na zona industrial da cidade. Já os motoristas não ficaram nem um pouco tranquilos, pois o trânsito ficou lento e o risco de acidentes aumentou. A lei 8.354, de 27 de dezembro de 2007, proíbe a criação de animais no perímetro urbano da cidade e estabelece multa que varia entre R$ 55,00 e R$ 700,00, dobrando o valor na reincidência. A prefeitura não soube informar o número de multas aplicadas neste ano ou no ano passado. 

Criação de coordenadoria é discutida por ONGs

Após a morte de 27 cães e três gatos no Centro de Controle da Zoonoses (CCZ) na última quarta-feira, agora as entidades discutem a possibilidade de criar uma coordenadoria que teria a função de atuar junto ao órgão nas feiras de adoções, nos trabalhos de castração, de vigilância e da apuração de denúncias. 

Foi o que informou ontem o presidente do Instituto Cahon, Honno Marques, argumentando que a principal função do Setor de Zoonoses é atender a saúde do homem e por isso ele entende que sozinha, a Zoonoses não tem preparo para defender a causa animal.

Mais de 150 ficam de luto na frente da Zoonoses


Buscando saber os motivos que levaram a morte dos 30 animais (27 cães e 3 gatos) nesta semana no Centro de Controle de Animais da Zoonoses, mais de 150 pessoas foram até o local para protestar e cobrar explicações. Por volta de 12h30, os manifestantes de ONGs que vestiam roupas pretas para representar luto, se reuniram para saber o motivo da morte e cobrar explicações.


Para a ativista independente, Adriana Giriberti, 40 anos, que foi na manifestação com suas duas cachorras que já tiveram cinomose e foram curadas, a desculpa da morte não a convence. "Os veterinários alegam que mataram os animais por estarem com cinomose. A Biju e a Raica, minhas cachorras que estão aqui comigo. Quando tiveram a doença consegui trata-lás". Segundo Adriana, o tratamento não teve um custo alto.