Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Por que os orgânicos são tão caros?

8 fatores explicam o preço mais alto dos alimentos sem agrotóxicos. E nada explica o conformismo diante do alto custo ambiental, social e de saúde pública que vem de brinde com a agricultura baseada em aditivos químicos. 

Ninguém, em sã consciência, prefere comida com agrotóxico, mas os orgânicos no Brasil ainda são bem mais caros, o que deixa muita gente inconformada. Outro dia assisti a uma ótima palestra do agrônomo e pesquisador Wilson Tivelli, da Estação Experimental São Roque (ligada à Secretaria Estadual da Agricultura), que explicou brilhantemente essa questão. Aí vai um resumo dos argumentos de Tivelli (veja o artigo original aqui: http://www.aptaregional.sp.gov.br/index.php/component/docman/doc_view/1182-organicos-sao-caros-por-que?Itemid=275) misturados com o que aprendi sobre o assunto nos últimos tempos.

Fazendeiros denunciam a morte de 27 animais durante gravações de 'O Hobbit'


20 de novembro de 2012 

O Hobbit estreia dia 14 de dezembro no Brasil, de acordo com publicação de hoje no jornal O Estado de SP, houve muitas mortes de animais durante as gravações que envolveram desde alimentação de má qualidade até morte por quedas nos muitos buracos existentes por lá. Não precisamos de mais bons motivos para não ajudar a alavancar bilheteria de O Hobbit.



Parece que as coisas não vão nada bem na Terra Média. O prólogo da trilogia O Senhor dos Anéis, O Hobbit nem estreou e já está causando polêmica. Segundo o site TMZ, testemunhas relataram a morte de 27 animais durante as filmagens do longa.

De acordo com fazendeiros locais entrevistados pelo site, cavalos, ovelhas, cabras e galinhas morreram entre 2010 e 2011, durante as filmagens na Nova Zelândia. Eles afirmam que as locações do filme estavam cheias de cenários perigosos e que a alimentação dos animais era de má qualidade. Ainda segundo vaqueiros da região, alguns cavalos morreram depois de cair em buracos.

"É a única coisa que escrevi que me perturba"


Enquanto os testes, pesquisas e experimentos estejam acontecendo com animais tudo bem prá você? Pense um pouco... e se fossem com bebês, você concordaria? Afinal a ciência precisa avançar a qualquer custo.  

"Alguns anos atrás, todos os animais foram embora. Acordamos uma manhã e eles simplesmente não estavam mais lá. Nem mesmo nos deixaram um bilhete ou disseram adeus. Nunca conseguimos saber ao certo para onde foram. Sentimos sua falta. Alguns de nós pensaram que o mundo tinha se acabado, mas não tinha. Só que não havia mais animais. Não havia mais gatos ou coelhos, cachorros ou baleias, não havia peixes nos mares, nem pássaros nos céus. Estávamos sós. Não sabíamos o que fazer. Vagueamos por aí, perdidos por um tempo, e então alguém observou que, só porque não tínhamos mais animais, não havia motivo para mudar nossas vidas. Não havia razão para mudar nossa dieta ou parar de testar produtos que podem nos fazer mal. Afinal de contas, ainda haviam os bebês. 
Bebês não falam. Mal podem se mexer. O bebê não é uma criatura racional, pensante. Fizemos bebês. E os usamos. Alguns deles, comemos, carne de bebê é tenra e suculenta. Esfolamos suas peles e nos enfeitamos com elas. Couro de bebê é macio e confortável. Alguns deles, usamos em testes. Mantínhamos seus olhos abertos com fitas adesivas e pingávamos detergentes e shampoos neles, uma gota de cada vez. 
Nós os marcamos e os escaldamos. Nós os queimamos. Nós os prendemos com braçadeiras e plantamos eletrodos em seus cérebros. Enxertamos, congelamos e irradiamos. Os bebês respiravam nossa fumaça e, na veia dos bebês, fluíam nossos remédios e drogas, até eles pararem de respirar ou até o sangue deles não correr mais. Era duro, é claro, mas necessário. Ninguém podia negar isso. Com a partida dos animais, o que mais podíamos fazer? Algumas pessoas reclamaram, claro. Mas elas sempre fazem isso. E tudo voltou ao normal. Só que... Ontem, todos os bebês se foram. Não sabemos para onde. Nem mesmo os vimos partir. Não sabemos o que vamos fazer sem eles. Mas pensaremos em algo. Humanos são espertos. É o que nos faz superiores aos animais e aos bebês. Vamos bolar alguma coisa."  

- Retirado do livro "Fumaça e Espelhos - Contos e Ilusões" de Neil Gaiman. O autor escreveu essa fábula em benefício da PETA (Pessoas em prol do Tratamento Ético dos Animais). Segundo ele "É a única coisa que escrevi que me perturba."