Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Chimpanzés chegam ao Brasil para morar com 23 animais em santuário




Judy (à esq.) e Gena, em jaula no santuário do Paraná. Elas não eram bem cuidadas pelo zoológico de Israel


Na última quinta-feira (16), o Brasil ganhou novas habitantes estrangeiras, Judy e Gena. Essas duas chimpanzés vieram de Israel, país do Oriente Médio, para morar em um santuário em São José dos Pinhais (Paraná).


Santuário é como são chamados os espaços criados com a intenção de preservar espécies de animais. O santuário de São José dos Pinhais é a casa de 23 chimpanzés e um orangotango. Com Judy e Gena, o local passa a ter 25 moradores.

Grupo tenta salvar cães e gatos resgatados de Pinheirinho



        Na foto, dois dos cachorros resgatados de Pinheirinho, alojados em um haras de São José dos Campos


Centenas de cachorros e gatos resgatados dos escombros da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo), ainda precisam de cuidados especiais, doações e ajuda voluntária para sobreviver.

A favela passou por uma reintegração de posse em 22 de janeiro, marcada por confrontos entre moradores, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. No terreno, que tinha 1,3 milhão de metros quadrados, viviam cerca de 9.000 pessoas.

Filme sobre Belo Monte é exibido ao público do festival de cinema de Berlim


Paralelamente à Berlinale, documentarista alemão Martin Kessler mostra o que está acontecendo no canteiro de obras da usina Belo Monte. Diretor traz à plateia europeia a polêmica sobre o projeto brasileiro.


A reportagem é de Nádia Pontes e publicada pelo sítio Deutsche Welle, 15-02-2012.


É para o público internacional fixado em cinema, com engajamento político e super cool que o documentarista alemão Martin Kessler quer mostrar um problema bem brasileiro: a construção da usina Belo Monte. Ele apresenta nesta quinta-feira (16/02), às margens do festival de cinema de Berlim, uma reportagem especial que fará parte do documentário Count-Down no Xingu parte 2. 

Donos de restaurante chinês são condenados por maus-tratos a animais

Milão/Itália

Os proprietários de um restaurante chinês localizado em Milão foram surpreendidos pela polícia enquanto degolavam patos. Os animais chegaram ao local amarrados e fechados dentro de um saco. Os donos foram condenados pelo Tribunal de Milão a dois meses de prisão por maus tratos. O anúncio foi feito pela Liga Antivivissecção (LAV), que enfatizou que a decisão do juiz segue a ideia de poupar os animais de crueldades, dores e sofrimentos causados pela ação humana, informou o jornal italiano La Stampa.

Após manifestação de milhares de defensores de animais, apresentação com cavalos mergulhadores é cancelada

Atlantic City

A ilustração (PETA)  mostra cavalo sendo obrigado a saltar de altura gigantesca.


Após ouvirem a manifestação de milhares de defensores animais, os proprietários do Atlantic City’s Steel Pier cancelaram os planos de montar novas apresentações em que cavalos sobem uma estreita rampa e são forçados a pular de uma plataforma com até 15 metros e cair dentro de uma piscina. As informações foram publicadas no blog da PETA.


É sabido que, com esta prática, os cavalos sofrem fraturas ósseas, lesam órgãos, contundem pernas e coluna, além de outros ferimentos.

Cão Uggie, de "O Artista", não foi convidado para cerimônia do Oscar


Cachorro Uggie durante pré-estreia do filme "O Artista" em Londres 

O cachorro estrela do filme "O Artista", Uggie, não irá participar do Oscar ou aparecer no tapete vermelho na semana que vem, apesar de ganhar o coração de milhões de espectadores.

"Uggie não foi convidado para participar ou aparecer no Oscar", disse à Reuters um porta-voz da Weinstein Company, distribuidora de "O Artista", na terça-feira.

Britânicos projetam 'casa anfíbia' à prova de enchentes



Autoridades britânicas autorizaram a construção daquela que seria a primeira "casa anfíbia" do país, projetada para ser imune a inundações.


De acordo com os arquitetos responsáveis pelo projeto, a casa será apoiada em fundações fixas, mas, em caso de uma inundação, a construção inteira se erguerá e flutuará sobre a água.
A casa terá fundações fixas que, durante a enchente, vão erguê-la para flutuar sobre a água

Itália faz condenação histórica à Eternit por tragédias humanas causadas pelo amianto



No Brasil, os produtos de amianto da Eternit foram disseminados por todo território nacional. Serviram até para cobrir habitações construídas pela Funai para índios.  Com amianto, a Eternit espalhou no Brasil de telhas para coberturas de casas, edifícios e puxadinhos, até jardineiras para flores. O comentário é do jurista Wálter Fanganiello Maierovitch em artigo no Terra Magazine, 14-02-2012.


Eis o artigo
O magnata suíço Stephan Schmidheiny, 65 anos, e o barão belga Louis de Cartier de Marchienne, 92 anos, são os fundadores e proprietários da Eternit.

A cantora britânica Adele declara que pretende se tornar vegetariana


Escolha consciente
A cantora mais premiada do momento, a inglesa Adele, disse em uma entrevista a uma rádio inglesa que ela está deixando carne fora de seu repertório.
“Toda vez que eu vou comer carne, eu sempre vejo os olhos do meu cachorrinho,”, ela disse.
A filial britânica da PETA mandou para Adele um kit para iniciantes no vegetarianismo, o DVD Glass Walls de Sir Paul McCartney, livros de receitas e guloseimas veganas.
Tomara que a cantora realmente faça a conexão entre seu cão e os animais torturados em fazendas e abrace uma dieta a base de plantas.
fonte:http://www.anda.jor.br/

Ong PETA processa Seaworld na justiça por escravidão


Numa foto aérea do SeaWorld, é possível ver o pequeno espaço das orcas. Dentro do círculo está Tilikum, cujo nariz e rabo quase tocam a extremidade dos tanques. Image © 2011 Google

A PETA - organização de defesa dos direitos dos animais que tem atuação grande em todo o mundo - levou pela primeira vez aos tribunais Norte-Americanos o grupo de parques temáticos Seaworld, que explora baleias, golfinhos e outros animais aquáticos, acusando-os de escravidão.

Segundo os advogados da PETA, a escravidão está extinta nos Estados Unidos e não pode ser mantida, mesmo que os objetos da mesma não sejam humanos, como no caso das baleias e golfinhos.

As cinco orcas dos parques do Seaworld - Tilikum, Katina, Kasatka, Ulises e Corky - são representadas pelo advogado Jeffrey Kerr na Justiça, que aceitou estudar o caso. Isso é um fato inédito na jurisprudência Norte-Americana.

Esta ação da PETA marca o início de uma luta nos tribunais mundiais contra a escravidão de animais em parques aquáticos, zoológicos e centros de entretenimento, como já foi o caso de Habeas Corpus impetrados nos últimos anos no Brasil para libertar chimpanzés e a luta que se dá na Holanda e Espanha pela defesa da orca Morgan, enviada ao Loro Parque na Espanha em vez de ser solta no oceano. Aqueles que escravizam e exploram animais sabem que as sociedades de todos os continentes já estão adquirindo consciência do mal que fazem aos seres inocentes explorados por dinheiro.

Ler a matéria completa aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1045070-cinco-orcas-processam-parque-aquatico-por-escravidao.shtml

Lamentável: Projeto reconhece vaquejada como atividade esportiva




Paulo Magalhães: a vaquejada atrai
um público fiel e apaixonado.
Tramita na Câmara projeto que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva. Pela proposta (Projeto de Lei 3024/11), do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), a atividade será regulada e remunerada nos termos da Lei 10.220/01, que regula a profissão de vaqueiro.

A legislação estabelece, por exemplo, que a empresa promotora de rodeios deve assinar contrato por escrito com o peão, com cláusulas como prazo de vigência – entre quatro dias e dois anos – e forma detalhada de remuneração.

Eutanásia: Neafa repudia ação da Prefeitura de Penedo




Diante da atitude da Prefeitura de Penedo que, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) capturou no dia 2 de fevereiro diversos cães que estavam na cidade, o Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa), através de sua presidente, Cristiane Leite resolveu se posicionar, e com o apoio da Adriana Alves, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) enviou um ofício ao promotor de Justiça Luiz Cláudio Pires a fim de impedir a eutanásia dos animais que ocorreria na terça-feira (07).

Ônibus do Animal deve funcionar a partir do 2º semestre em Sorocaba



Instituto Cahon e a Comissão de Justiça e Direito dos Animais participou da reunião com o prefeito, em junho/2011, onde o grupo, juntamente com a secretária do Meio Ambiente Jussara Lima e  vereador João Donizeti solicitaram a criação de um conselho municipal pelos animais e foram informados pelo pref. Vitor Lippi de que a partir de 2012 Sorocaba passaria a contar com um ônibus para atendimento e castração gratuita de animais. 


A partir do segundo semestre deste ano, Sorocaba deverá contar com uma unidade móvel a fim garantir a castração gratuita de cães e gatos de proprietários de baixa renda. A informação é da própria Secretaria de Saúde (SES), que especificou que o processo licitatório deverá ser aberto em trinta dias.

Material contra tráfico de animais silvestres

AJUDEM A DIVULGAR JUNTO AOS AMIGOS

Este material integra o projeto Liberdade & Saúde do Ibama-PI, o qual busca promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de zoonoses.Todo o material produzido (palestras, gibi, joguinhos, cartazes, cd, vídeos...) é entregue aos professores durante os cursos.
No Piauí, o resultado tem sido muito bom. Mais de 1 600 professores já
participaram dos cursos e estão trabalhando o conteúdo nas escolas. 
Atualmente, estamos produzindo o DVD Cantando por Liberdade.
Por enquanto, disponibilizamos aos interessados as 12 músicas com animações em powerpoint.
Vídeo – Tatu tu tá
http://www.youtube.com/watch?v=9k5fdgZPWWM
Vídeo - Dá no pé, louro!
http://www.youtube.com/watch?v=_CvNe4ie68Y
CD - Cantando por Liberdade - 12 músicas
http://www.4shared.com/file/QijUvhVX/CD_Cantando_Por_Liberdade.html
Gibi - Liberdade & Saúde - animais silvestres livres: pessoas saudáveis
http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre/wp-content/files/gibi_fauna.pdf
Interessados em replicar o material, enviar ofício solicitando as matrizes para:
Superintendência do Ibama em Teresina
Carlos Máximo de Carvalho Barros
Superintendente do Ibama no Piauí
Avenida Homero Castelo Branco, nº 2.240 - Jockey Club
64048-400 Teresina – PI
Tel: (86) 3233-2599                        Fax: (86) 3232- 5323




Macaco salva a vida de cão durante explosão em fábrica na China



Esta imagem é o retrato de uma história incrível de coragem e solidariedade entre animais.

Durante uma explosão em uma fábrica em Nanjing, na China, ocorrida em 28 de julho de 2010, um macaco foi filmado salvando um filhote de cachorro. O macaco segura o cão enquanto corre para fora da fábrica em chamas. Segundo informações do jornal Now Public, a tragédia matou 13 pessoas e feriu 300.

Esse evento pode tocar a “consciência coletiva” da sociedade, mostrando, mais uma vez, que os animais agem com compaixão e bondade um para com o outro.

fonte: www.anda.jor.br