Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

O maior desafio de nossa espécie é manter o planeta habitável


"O planeta funciona como um sistema biofísico que modera o clima (mundial, continental e regional) e forma o solo e sua fertilidade. Os ecossistemas oferecem uma variedade de serviços, inclusive o fornecimento de água limpa e confiável. A diversidade biológica é uma biblioteca viva essencial para a sustentabilidade. Cada espécie representa um conjunto de soluções único para uma série de problemas biológicos e pode ser de importância crítica ao avanço da medicina, da agricultura produtiva, da biologia que fornece a atual sustentação para a humanidade e, mais importante, pode fornecer soluções para o desafio ambiental", escreve Thomas Lovejoy, professor de ciências e política pública na Universidade George Mason e diretor de biodiversidade do Centro H. John Heinz III de Ciência, Economia e Meio-Ambiente, em artigo publicado no jornal International Herald Tribune e reproduzido pelo Portal Uol, 06-04-2012.

SC: policiais enfrentam 150 moradores contra farra do boi



A Polícia Militar entrou em confronto com mais de 150 moradores da região norte de Florianópolis (SC), na tarde desta sexta-feira, após uma denúncia de farra do boi. A confusão terminou com dois feridos e um menor apreendido no bairro do Santinho.


Os policiais precisaram usar balas de borracha para dispersar os indivíduos que tentavam realizar a farra no meio da rua. Os farristas se revoltaram com a apreensão do animal e enfrentaram os PMs. Foram lançados foguetes, pedras e paus contra os policiais, que precisaram recorrer a um helicóptero e bombas de efeito moral. A PM informou que uma viatura foi apedrejada.

Peão morre após ser pisoteado por touro em Cotia (SP)




O peão Antonio Junior da Silva, 27, morreu após ser pisoteado por um touro durante uma competição de montaria na Festa do Peão de Rodeio, no município de Cotia, na Grande São Paulo.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Silva morreu na manhã de quarta-feira (4) após os médicos atestarem morte cerebral. Ele estava internado desde domingo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Geral de Cotia.


O acidente aconteceu na madrugada de sábado (31) quando o peão participava de uma competição de montaria. Na prova, os competidores devem ficar ao menos oito segundos em cima do touro. O peão usava todos os equipamentos de segurança, como capacetes, luvas e proteção de couro nas pernas.


A polícia não soube informar se haverá instauração de inquérito para apurar os fatos.


O evento será encerrado neste domingo (8) com a apresentação do cantor sertanejo Gustavo Lima.


fonte: folha.com 

ALERTA - Remédios humanos podem ser letais em cães e gatos


É comum ver em animais casos de intoxicação, alergias ou reações adversas a determinados remédios que são inofensivos aos humanos e a outras espécies.
Parece que a adaptação do cão à vida doméstica aconteceu também no campo terapêutico e a automedicação tem se tornado cada vez mais comum”, revela Dra. Carla Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care.
Além da intoxicação por conta do medicamento não ser adequado para cães, muitas vezes o remédio é administrado em doses inadequadas. “Outras vezes a intoxicação ocorre com medicamentos tópicos, pois o animal pode lamber pomadas e outras soluções”, pontua.

Pipoca e cerveja, combinação boa para a saúde


Cientistas concluíram que comer pipoca pode prevenir o envelhecimento precoce e que tomar um copo de cerveja por dia combate diabetes
Para a pipoca ser saudável, ela tem que ser
 preparada com pouco óleo, diz a
pesquisa da Universidade de Scranton
O cheirinho da pipoca está no ar e, ao lado daquela tigela bem cheia, uma geladíssima caneca de cerveja. Tem coisa melhor? Cientistas da Universidade de Scranton, da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e da Universidade de Barcelona, na Espanha, garantem que não, pelo contrário, tanto a pipoca como a cerveja podem ser muito benéficas à saúde humana. 

A pipoca, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pela Universidade de Scraton, é rica em polifenóis, substâncias químicas antioxidantes encontrada geralmente em frutas, legumes e hortaliças, que são capazes de ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, Mal de Alzheimer e até de alguns cânceres. 

Elefantinho órfão escolhe cobertor como mãe substituta


A manta é usada como um mecanismo para os filhotes superarem o trauma da perda
Os elefantinhos gostam de esfregar suas cabecinhas
nas mantas e se esconder embaixo delas,
assim como fariam com suas mamães na natureza.
Este elefantinho é o mais novo morador do abrigo Sheldrick David Wildlife Trust, no Quênia. O parque já resgatou mais de 70 elefantes órfãos e os tratou com todo amor e atenção que eles receberiam na natureza, junto de suas mamães.


Os cuidados intensivos dados aos órfãos após seus traumáticos resgates incluem cobertores suspensos que são utilizados pelos filhotes como zonas de conforto e mães substitutas.

MPF quer o fim de experimentos crueis em animais vivos




Técnicas de vivissecção, cirurgias desnecessárias e eutanásia ainda são praticadas por algumas faculdades, embora exista legislação que as proíbe e até as tipifica como crime

30/03/2012

Patos de Minas. O Ministério Público Federal (MPF) expediu duas recomendações - ao Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e à Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) de Unaí – para que sejam abolidos todos os procedimentos que utilizem animais vivos e saudáveis na realização de experimentos científicos. 

Uma das técnicas usuais consiste na vivissecção, por meio da qual animais vivos são abertos para estudo, e em alguns casos, sem o uso sequer de produtos anestésicos. Outras vezes, um mesmo animal é submetido a repetidos procedimentos; em outras, animais saudáveis são submetidos a cirurgias desnecessárias apenas como método de treinamento de alunos dos cursos de veterinária. 

Estudos ligam sumiço de abelhas ao uso de pesticidas


Pesquisadores acreditam que o declínio no número de abelhas que vem ocorrendo por todo o mundo pode estar relacionado à popularização de inseticidas neonicotinoides, amplamente utilizados nos últimos 20 anos.
A reportagem é de Jéssica Lipinski e publicada pelo Instituto Carbono, 02-04-2012
Pesquisadores acreditam que o declínio no número de abelhas que vem ocorrendo por todo o mundo pode estar relacionado à popularização de inseticidas neonicotinoides, amplamente utilizados nos últimos 20 anos.


As abelhas são muito importantes para a polinização de diversas espécies de plantas, algumas essenciais para os seres humanos. Estima-se que, só nos Estados Unidos, a polinização apícola tenha o valor de US$ 8 a 12 bilhões, e, segundo o Departamento de Agricultura norte-americano, “cerca de um terço da [nossa] dieta é direta ou indiretamente beneficiada pela polinização das abelhas”.

Filipinos salvam 300 pitbulls usados em rinhas de cães



Os animais, como este na foto acima, estavam bastante 

machucados quando foram encontrados 

em uma fazenda ao sul de Manila (Filipinas)
Animais estavam bastante feridos e foram encontrados acorrentados em uma fazenda


A polícia filipina resgatou simplesmente 300 cães da raça pitbull, todos feridos, em uma fazenda ao sul da capital do país, Manila. A foto, tirada no último sábado (31), mostra um dos animais salvos do cárcere. 


Os cachorros, que eram usados em rinhas sangrendas, ficavam acorrentados na fazenda durante seu tempo livre.