Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Dois cães filhotes chegam sozinhos a hospital humano em busca de ajuda



Uma das histórias indutoras de suspiros do dia: dois cães doentes da cidade de Corpus Christi, no Texas, EUA, fizeram um percurso sozinhos para um hospital humano e esperaram pacientemente no hall de entrada até serem atendidos, segundo reportagem da KIII TV.

Oportunidade: Professores de Administração e Economia disputam concurso de sustentabilidade

Vencedores farão curso na Babson College

Professores de disciplinas obrigatórias de Administração e Economia têm até 9 de março para se inscrever no concurso Práticas de Educação para a Sustentabilidade, do banco Santander . Eles devem apresentar uma proposta de como abordar o tema ‘sustentabilidade’ em sua disciplina, e, ao longo do semestre, pô-la em prática.
Os autores dos três projetos com os melhores resultados ganharão uma bolsa de estudos de uma semana para o Babson College, em Boston, para um curso sobre empreendedorismo. Os professores viajarão provavelmente em 2013, e não precisam ir juntos.
“A grande sacada é as disciplinas serem obrigatórias”, diz Ricardo Fasti, diretor do portal Universia Brasil. “Os professores são desafiados a encaixar o tema no currículo, o que não ocorreria com matérias eletivas”.
Segundo Maria Luiza Pinto, diretora-executiva de desenvolvimento sustentável do Santander, quase 50 professores já se inscreveram, e a meta é chegar a “entre 70 e 100″ projetos.  Todos os participantes terão acesso a discussões online exclusivas e videochats com palestrantes. Em outubro, seis finalistas apresentarão seus resultados em um evento aberto ao público.
fonte:www.estadao.com.br 

Ibama encontra 74 pássaros silvestres em cativeiro no ES



O Ibama encontrou ontem 74 pássaros silvestres no Estado do Espírito Santo em duas operações para verificar se os animais eram mantidos de forma irregular em cativeiro. No total, foram aplicados R$ 103 mil em multas, segundo o órgão.
Em uma das operações, o Ibama encontrou 12 pássaros em um torneio de canto na cidade de Jerônimo Monteiro, no sul do Estado. Segundo os agentes que participaram da operação, alguns aproveitam os torneios, nos quais os pássaros estão em evidência, para realizar negócios. De acordo com o órgão, a atividade é permitida pela lei, desde que seja realizada de forma amadora.
Em outra operação, 62 pássaros foram resgatados de cativeiros ilegais em Jerônimo Monteiro.
Para o chefe do escritório do órgão em Cachoeiro do Itapemirim, Guanadir Gonçalves da Silva Sobrinho, o maior problema foi a descoberta de anilhas (anel fornecido pelo Ibama que fica em torno da pata da ave e onde consta a procedência do animal) falsificadas ou adulteradas pelos criadores.
Pássaros resgatados do cativeiro pelo Ibama no Espírito Santo. 74 aves foram encontradas pelo órgão


"Nos casos em que há constatação de que as anilhas são falsas, há ainda a comunicação para a Polícia Federal para apuração do crime de falsificação de selo público". De acordo com Sobrinho, a pena para esse crime vai de dois a seis anos de prisão.
As aves foram encaminhadas para o Cetas Espírito Santo, para serem tratadas antes da reintegração à natureza. Os criadores irão responder por crime ambiental, podendo pegar de seis meses a um ano de prisão e multa, e estão proibidos de participarem de torneios ou realizarem negociações envolvendo animais.
http://www.folha.uol.com.br/










FAQ: “E estes caninos, como os vegetarianos explicam?”

Uma piadinha muito manjada que os vegetarianos estão fadados a ouvir é: “E estes caninos aqui, como é que você explica?!”. Normalmente, o sabichão que faz essa pergunta está com a boca aberta e apontando para seus pequenos caninos, com ar de quem se sente um leão.



Caninos são dentes que servem para furar, segurar e rasgar alimentos, não necessariamente carne. Para deixar isso mais claro, vamos usar o exemplo de um dos animais mais poderosos da natureza: o gorila. Com uma alimentação estritamente vegetariana, a mesma utilizada por veganos, um gorila macho adulto pode chegar a 2 metros de altura, quando totalmente ereto, e pesar até 300 quilos! Um gorila adulto pode levantar até 20 vezes mais peso que um homem, tamanha sua força muscular.

Enormes, fortes e com caninos, eles se alimentam exclusivamente de plantas.

fonte: http://vista-se.com.br

Agricultura ajudou a dar fim a florestas na África



A informação é do Jornal O Estado de S.Paulo.


A atividade agrícola como um dos principais promotores de desmatamento parece não ser um problema climático só do último século. Há cerca de 3 mil anos, a ação humana pode ter ajudado a transformar em savana algumas áreas cobertas por florestas tropicais na África Central.


Por muito tempo, essa alteração foi considerada como resultado de uma rápida mudança no clima. Um novo estudo, publicado na edição de hoje da Science, sugere que o clima sozinho não daria conta dessa transformação.


Analisando sedimento marinho coletado no Rio Congo, Germain Bayon e colegas do Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar descobriram que o intemperismo químico sobre o material, provavelmente provocado pela queda de rochas e minérios na área, intensificou-se na mesma época em que agricultores da língua bantu chegavam à região onde hoje fica Camarões e Nigéria.


Foram eles que introduziram ali técnicas de agricultura e de fundição de ferro. Para os pesquisadores, ao cortar árvores para abrir terra para o plantio e para manejar os minérios, os bantu acabaram colaborando com o processo de erosão.


Aliadas a um processo de mudança climática que já ocorria, essas ações provavelmente impactaram as florestas.

Produto antifogo contamina golfinhos


SÃO PAULO - Uma substância usada para impedir que peguem fogo produtos tão variados quanto celulares, embalagens de alimento e travesseiros já está contaminando a costa brasileira, chegando a ser detectada em golfinhos de alto-mar.
Os chamados retardantes de chamas (ou PBDE – éter difenil polibrominado) foram achados em nove golfinhos-pintados-do-Atlântico (Stenella frontalis), capturados acidentalmente por pescadores entre 2004 e 2007 na costa de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg-RS) fizeram a descoberta após analisar a gordura dos animais. Encontraram também altas taxas de pesticidas organoclorados como DDT – usado em plantações do Vale do Ribeira até 1997 – e PCB (bifenilpoliclorado ou ascaréis), também proibido desde 1981, proveniente, por exemplo, de indústrias de transformadores na baixada santista.

Somente 57 dos 645 municípios de São Paulo terão vacinação em massa contra a raiva animal no começo deste ano.


A campanha de vacinação deverá acontecer até maio, mas quem definirá as datas são os próprios municípios.
A decisão de como será a campanha foi tomada ontem (9), num encontro de uma comissão que reúne as áreas de saúde dos municípios e do Estado.
Para receber a campanha, foram selecionadas as cidades que apresentaram casos de raiva animal no ano passado e neste ano, entre elas a capital, Santo André, Mogi das Cruzes e Campinas.
O Estado registrou 115 casos da doença entre bichos no ano passado. Apenas um deles era doméstico.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a ausência de campanha em todas as cidades do Estado neste início de ano é culpa do ministério, que mandou apenas 37% das doses pedidas por São Paulo para contemplar todo Estado.
A secretaria afirma que questionou o governo federal sobre o restante das doses, mas não obteve resposta.

Sorocaba: Animal raro é achado pela 1ª vez na cidade


Pesquisadores registraram pela primeira vez a existência da espécie Monodelphis iheringi  popularmente conhecida como cuíca-de-três-listras - na região de Sorocaba. O bichinho de olhos grandes e orelhas redondas foi identificado na segunda-feira dentro da área do futuro Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, situado na zona norte da cidade. Segundo o biólogo Álvaro Fernando de Almeida, 63 anos, doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP), a identificação desse animal é classificada como um marco no meio científico. "Esse registro em Sorocaba é para a Biologia o mesmo que seria a descoberta de uma obra inédita de Leonardo da Vinci para o mundo das artes", comenta.


Almeida diz que existem poucos registros da existência dessa espécie de cuíca na América do Sul. "Encontrar esse animal na Amazônia seria até natural, pois a biodiversidade naquele local é até justificável, mas achá-lo aqui em Sorocaba é algo surpreendente", relata.O biólogo é o responsável pela avaliação biológica e pelo estudo do manejo ambiental do futuro Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade. Para ele, a presença dessa espécie já justifica todo o trabalho desenvolvido no local. "Sem exagero, essa cuíca pode ser considerada o grande tesouro de Sorocaba", diz Almeida.

Aos indignados da sacolinha


"As sacolas mais baratas do Pão de Açúcar, por exemplo, são produzidas no Vietnã (sustentabilíssimo importar sacolas de navio ou avião) e devem ter um custo de produção equiparável às proibidas sacolas plásticas". O comentário é de Marília Moschkovich, editora do sítio Mulher Alternativa em artigo no sítio Outras Palavras, 06-02-2012.


Eis o artigo.


A proibição paulistana (e campineira; e provavelmente em outras cidades também, que eu não saberia citar aqui) de supermercados distribuírem sacolas plásticas para que os clientes transportassem as compras tem sido, no mínimo, polêmica. Grupos raivosos pipocaram na internet de todos os lados: contra, a favor, pela volta das sacolas, pelo fim dos supermercados, e por aí vamos. Por que, afinal, uma decisão aparentemente tão simples gerou tanto ódio?

Gato invade partida do Liverpool e ganha 30 mil fãs no Twitter




Um gato que entrou no campo durante uma partida entre Liverpool e Tottenham Hotspur, pela Premier League, a primeira divisão do campeonato inglês de futebol, atraiu pelo menos 30 mil seguidores na internet.


O animal, malhado em cinza e branco, passeou pelo gramado de Anfield, como é chamado o campo do Liverpool, até ser capturado por um segurança.

Em poucos minutos, o felino se tornou sensação na internet, com pelo menos três contas no Twitter, nas quais era tratado como a nova estrela do campeonato.

Embora o dono do gato ainda não tenha sido identificado, o animal é conhecido como Sam.

São Roque: 300 cães e gatos vivem em condições precárias





Remédios, produtos de higiene, material de construção para canil e até ração. É o que precisam duas protetoras de animais de São Roque, que somam cerca de 300 animais entre cães e gatos, abrigados em suas residências, uma no jardim Camargo e outra no bairro São João Novo. As duas mulheres estão passando por dificuldades financeiras e os animais correm risco de morte. No domingo ocorreu um mutirão de banho e tosa na residência situada em São João Novo.

Energia eólica brasileira já é a mais barata do mundo



Com investimento de R$ 8 bilhões, o número de parques eólicos no Brasil mais que duplicou nos últimos dois anos. Em 2009, eram 33 unidades, agora são 71. Até 2016, a expectativa é de que outras 218 estações sejam instaladas. Ainda assim, o Brasil não estará nem perto de atingir sua capacidade eólica. Juntos, os parques que já operam, têm potencial para gerar 1,4 gigawatt (GW) por ano, sendo que a capacidade brasileira de geração gira em torno de 350 GW por ano, mais do que suficiente para abastecer todo o País. Para se ter uma ideia, o consumo energético nacional é de 117 GW por ano.


A energia eólica é considerada nova no País, começou a começou a ser utilizada em 2004. Mesmo assim, a presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Melo, avalia que o Brasil está caminhando para se tornar uma potência no setor. Segundo dados da Abeeólica, a energia proveniente dos ventos corresponde hoje a apenas 1,3% da matriz energética brasileira. Até 2014, o setor deve alcançar 5,6%. "É pouco, mas considerando que estamos falando de uma energia jovem é um crescimento significativo. Além disso, ainda há muito espaço para avanços tecnológicos", explica.

ONGs temem por bichos resgatados na área do Pinheirinho em SP


Organizações que cuidam de animais abandonados por ex-moradores do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de SP), temem que os bichos resgatados pela prefeitura após a desocupação da área sofram maus-tratos.
Segundo a Opar (Organização para Proteção de Animais de Rua), de São José, e a ONG Cão Sem Dono, de São Paulo, a prefeitura não revela para onde levou os animais nem que cuidados eles recebem.