Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Prédios argentinos pagarão menos imposto por ter jardins no telhado



Redução pode ser de até 20%, segundo a nova legislação.

Os prédios da cidade de Buenos Aires pagarão menos impostos por ter jardins no telhado, de acordo com uma lei recém-sancionada pelo governo local.

A redução do ABL (equivalente ao IPTU brasileiro) será de até 20% para o edifício de "telhado verde" de acordo com a nova medida, que contou com ampla maioria dos votos da situação e da oposição, na votação realizada no fim do ano passado.

O secretário de Desenvolvimento Urbano portenho, Daniel Chain, disse que a medida vale para os edifícios já existentes.

O objetivo, afirmou, é "cuidar o meio ambiente" a partir de uma "mudança cultural".

Proteção e eficiência: a quem você está ajudando?



* Por MARLENE NASCIMENTO

A eficiência de uma pessoa que trabalha na causa animal não deve ser medida pelo número de animais que possui ou que recolheu, cuidou, esterilizou e doou, mas, sim, pelo número de pessoas que ela conseguiu fazer com que tomasse esta atitude.

Muitas se julgam protetoras porque salvaram, doaram ou adotaram algumas dezenas de animais que estão em suas casas ou foram doadas. Essa atitude é válida e merece nossa consideração. São poucos os seres humanos que doam seu tempo e seu dinheiro para salvar uma vida. Menos ainda quando se trata de um animal em situação de rua, que é considerado por muitos como uma ameaça à saúde pública.

Por outro lado, ao nos sensibilizarmos com o sofrimento de um animal, devemos tomar o cuidado com a atitude de querer salvar todos os animais do mundo, criar uma culpa interna e perpetuar atitudes de tomar o lugar dos outros.

Exemplos práticos, simples e reais
Toda vez que seus amigos encontram um problema com animais, o que é que eles fazem? Ligam rapidamente para você, relatam o caso e você sai correndo para ajudá-los;
Toda vez que algum amigo 'precisa' se desfazer de um animal, você fica 'doido(a)' procurando um novo dono;
Sempre que algum conhecido deixa sua SRD ter uma cria, você é a pessoa contatada para ajudar nas doações. E, muitas vezes, até paga a esterilização;
Quando um animal adoece, de quem seus amigos lembram?
Quando acontece uma tragédia com animais, qual a pessoa que todos vão lembrar de ligar para relatar, nos mínimos detalhes, o acontecido dizendo: 'Lembrei de você!';
Quantos animais são abandonados na porta de sua casa?
Parabéns! Você realmente é uma pessoa solidária, tem muitos amigos e, com certeza, cada vez mais você terá pessoas que vão lembrar de você.
Mas você? Como está a sua vida e a sua conta bancária? Como você dorme à noite com tantos telefonemas que começam com 'lembrei de você!'?

Universidade americana é acusada de torturar gatos em pesquisa


Uma faculdade nos Estados Unidos é acusada pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) associação de proteção dos animais americana, de torturar gatos em pesquisas de surdez. O assunto ganhou destaque nos jornais franceses Le Monde e Le Figaro.
De acordo com a matéria publicada no jornal Le Monde, o ator James Cromwell, que atuou no filme “O Artista”, e um responsável pela associação de proteção aos animais invadiram uma importante reunião na Universidade de Wiscousin-Madison para protestar contra os métodos utilizados em gatos para pesquisas de surdez. O ator interompeu a reunião aos gritos: "Isso não é ciência mas sim tortura, é crime. Vocês deveriam ter vergonha", enquanto mostrava para os membros presentes a foto de um gato sofrendo maus tratos.

Nova Zelândia tem campanha para que pessoas não criem mais gatos por consideração à fauna ameaçada


O gato doméstico – aquela coisa fofa peluda tão amada em todo o mundo - também é um dos predadores mais destrutivos do planeta, matando por diversão e caçando espécies raras até a extinção. Os gatos prosperam porque as pessoas os protegem – mas será que deveriam?

A reportagem é de Marco Evers, publicada na revista Der Spiegel e reproduzida pelo Portal Uol, 14-02-2013.

O que aconteceu com o pássaro kaka? E o weka, o kokako e o kiwi? Eles estão todos em perigo de extinção, como tantas outras espécies de animais únicas da Nova Zelândia. Muitas vezes, eles acabam nas mandíbulas do que provavelmente é o mais assassino predador do planeta.

O carnívoro não parece tão mortífero quanto o tubarão branco, tão musculoso quanto o urso pardo ou tão ameaçador quanto o Tyrannosaurus rex.  Mas não deve ser subestimado. O Felis catus – o nome científico do gato doméstico - é um assassino frio e numeroso, com centenas de milhões de indivíduos.

Proposta cria selo para empresa que não usar animais como cobaias



8/2/2013 - Câmara analisa o Projeto de Lei 4586/12, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que cria o selo nacional “Brasil sem Maus-Tratos”

Câmara analisa o Projeto de Lei 4586/12, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que cria o selo nacional “Brasil sem Maus-Tratos”, a ser concedido a empresas e a instituições que não utilizem animais em experimentos científicos, como a pesquisa de medicamentos.

Segundo o projeto, a cada dois anos, os órgãos competentes verificarão as condições das empresas cadastradas voluntariamente para a obtenção do selo.

Essas empresas deverão comprovar, documentalmente, que se preocupam com a defesa dos direitos dos animais e também com práticas sociais em benefício de jovens, idosos, pessoas com deficiência e pessoas de baixa renda. Além disso, os funcionários da empresa deverão ser conscientizados da necessidade de defesa dos direitos dos animais.

Não às gaiolas

Gentilmente disponibilizado por Fabio no site designativista.wordpress.com 

Como o boi vira bife


Há mais cabeças de gado do que de gente no Brasil - ainda que enviemos 43 milhões delas para o abatedouro todos os anos. Essa é a história da vida de um filé antes de ele chegar ao seu prato.
por Texto Patrícia Vieira

1. Monta Natural
É o jeito clássico de fazer filhos: na época de chuvas, a vaca entra no cio e o touro faz o que o touro deve fazer. Cerca de 90% dos bezerros nascem assim.
2. Inseminação artificial
Há ainda a fertilização induzida. Mas como detectar o cio? Para isso, usam-se vacas lésbicas (que recebem hormônio masculino) ou touros que não conseguem fecundar (por causa de cirurgias que entortam o pênis ou “amarram o prepúcio”). Esses animais carregam sacos de tinta e, ao tentar acasalar, mancham a vaca.

Golfinhos vivem em piscina na Indonésia. Ativistas querem libertá-los


Ministro indonésio Zulfiki Hasan acaricia golfinhos na piscina de um restaurante em Bali; ativistas em defesa dos animais e o ministério das Relações Exteriores da Indonésia pediram ao dono do restaurante para libertar os golfinhos pois a lei os protege

Caminhões despejam lixo ilegal em Cotia


Terreno, que inclui uma área de preservação permanente, passou a receber o material há seis meses; moradores relatam mau cheiro

Camila Tuchlinski - Rádio Estadão

Um terreno no município de Cotia, a 34 quilômetros de São Paulo, está sob suspeita de receber lixo clandestino. Moradores relatam que caminhões despejam resíduos orgânicos e entulho na área. Eles reclamam do mau cheiro, da infestação por mosquitos e baratas, além de buracos nas estradas vicinais, provocados pelos veículos pesados.


La surconsommation on Vimeo

Como uma cachorrinha abandonada pode mudar o dia do empresário



7 de fevereiro de 2013
Adriane Silveira, Nanny Dog

Cliente novo. Fiz a visita que sempre faço para conhecê-lo. Nesse caso era uma fêmea sem raça definida (o famoso vira-lata!) e com aproximadamente sete meses de vida.

A idade não sabemos ao certo pois a fêmea foi resgatada recentemente das ruas do Guarujá, cidade do litoral de São Paulo, por um casal que mora na capital.

A cachorrinha é linda, mas muito assustada. Ela já estava no seu limite. Os exames realizados por um colega mostram bem que se o resgate levasse mais alguns dias, ela não sobreviveria. Nessa hora, aliás, percebemos como os bichinhos são resistentes. Lutam para viver. Em compensação, a primeira dor de cabeça que temos basta para imaginarmos que o mundo vai acabar!

Durante a visita, a cachorrinha estava tímida, preocupada até. Não temos ideia do que ela passou nas ruas. Um filhote…

Seus novos donos me contrataram para atendê-la por quase um mês. Eles estão trabalhando e ela precisa de medicação, cuidados especiais. No primeiro dia do serviço, cheguei a casa dos clientes no horário marcado e abri a porta da residência.

Latidos desesperados. Quem será?

A cachorrinha tinha me visto apenas uma vez e com a ‘mãe’ dela ao lado. Bem, entrei na casa e ignorei os latidos para que ela pudesse me cheirar e chegar mais perto. Em alguns minutos ficou calma. Depois disso, sentei ao seu lado e ficamos brincando. Em menos de dez minutos ela já estava à vontade. Buscando a bolinha, correndo dentro de casa. Incrível!!!!

Seres inocentes, puros e indefesos. Ganhei meu dia. Qualquer preocupação some depois disso. Essa sensação não tem preço!

Fonte: O Estado de SP