Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

RIO SOROCABA - 23 anos depois, sai veredito sobre despoluição

22/09/2012 | RIO SOROCABA


STF condena Prefeitura a tratar 100% do esgoto. Atualmente, 96% já recebe o procedimento adequado

Justiça levou 23 anos para dar a sentença sobre a despoluição do rio Sorocaba 

Notícia publicada na edição de 22/09/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A 

As mais de duas décadas consumidas pela Justiça para que Sorocaba fosse condenada a promover o tratamento de 100% do esgoto custaram tempo superior do que precisaram os diferentes políticos que administraram a cidade para providenciar o tratamento antes da decisão judicial. Após 23 anos defendendo-se a Prefeitura foi derrotada na última instância da Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF), e agora será estipulado um prazo obrigando o cumprimento do veredito que exige o tratamento do todo o esgoto para despoluir do rio Sorocaba. Não cabem mais recursos, no entanto, a informação do Saae é que no próximo mês tem início a operação da estação de tratamento Aparecidinha, que resultará no tratamento de 100% dos efluentes domésticos gerados na cidade.

Justiça francesa permite realização de touradas no país

França preserva tradição local em detrimento à crueldade e sofrimento dos animais  durante touradas em certas regiões do país próximas à Espanha. Como disse o gênio Einstein "A tradição é a personalidade dos imbecis", segue a matéria publicada em 21/09/1012 no jornal O estado de S.Paulo:

Lei que trata de crueldade contra animais faz exceção a ocorrências ligadas à tradição local
Touradas são populares no sul da França, em regiões próxima à Espanha

As touradas poderão continuar sendo realizadas na França, decidiu nesta sexta-feira o Conselho Constitucional Francês. A corte rejeitou o recurso jurídico interposto por duas organizações de direito dos animais contra a prática, que seus defensores dizem fazer parte da herança cultural de algumas regiões.

Desmate em áreas protegidas no PA fica sem punição


Denúncias de desmatamento em áreas protegidas do Pará feitas entre 2007 e 2008 permaneciam em sua maioria impunes após quatro anos. Dos 145 casos apresentados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia para o Ministério Público Federal, 76% não foram punidos.

O levantamento foi feito pelo Imazon para checar o resultado dos esforços de uma parceria firmada com o MPF em 2007 a fim de agilizar a punição de desmatamentos em unidades de conservação e terras indígenas.


A reportagem é de Giovana Girardi e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 19-09-2012.

Câmara aprova Código Florestal que beneficia grandes donos de terra



A Câmara aprovou, ontem à noite, a medida provisória do Código Florestal, alterando o texto original enviado pela presidente Dilma Rousseff e beneficiando as médias e grandes propriedades rurais na exigência de recuperação da vegetação desmatada ilegalmente às margens dos rios.

Os deputados aprovaram a proposta que saiu da comissão especial do Congresso, contrariando a presidente. No mês passado, em bilhete endereçado às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), Dilma desautorizou o acordo que permitiu a aprovação da MP na comissão e alterou as faixas obrigatórias de recomposição, a regra chamada de "escadinha".

Ong Peta denuncia tortura e morte de gatos em experimentos nos EUA


Peta exigiu que a Universidade de Wisconsin Madison, nos Estados Unidos, divulgasse foto dos experimentos feitos com gatos


Gato “Double Trouble” passa por experimentos crueis em universidade dos EUA

A Ong People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) exigiu que a Universidade de Wisconsin Madison, nos Estados Unidos, divulgasse foto dos experimentos feitos com gatos para “localização de som”. A crueldade foi registrada em imagens pelos pesquisadores e a universidade lutou para manter as imagens em segredo por mais de três anos, mas um processo jurídico fez a universidade apresentar as imagens ao Peto.

A verdade Sobre a Farra do Boi

É muito importante que se faça denúncias,
informando local onde a prática costura ser realizada.
A Farra do bo é proibida por lei, mas é praticada
clandestinamente em alguns locais.