Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

As 'coisas indescritíveis' do mundo do consumo



Sábado, 20 de outubro de 2012 


"É cada vez maior o número de economistas que já mencionam com frequência a "crise da finitude de recursos". Os preços médios de alimentos "devem dobrar até 2030, incluídos milho (mais 177%), trigo (mais 120% e arroz (107%)", alerta a ONG Oxfam (Instituto Carbono Brasil, 6/9). 775 milhões de jovens e adultos são analfabetos e não têm como aumentar a renda (Rádio ONU, 10/9)", escreve Washington Novaes, jornalista, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 19-10-2012.

Lembrando Hobsbawn, o jornalista afirma "'A sociedade de consumo' 'interessa-se apenas pelo que pode comprar agora e no futuro'. Mas terá de resolver o problema de 1 bilhão de idosos em dez anos".

Eis o artigo.

O historiador Eric J. Hobsbawn, que morreu no começo da semana passada, deixou livros em que caracterizou de forma contundente os tempos que estamos vivendo. "Quando as pessoas não têm mais eixos de futuros sociais acabam fazendo coisas indescritíveis", escreveu ele no ensaio Barbárie: Manual do Usuário (Estado, 2/10). Ou, então, "aí está a essência da questão: resolver os problemas sem referências do passado".

Um garoto com Síndrome de Down que se perdeu em um bosque sobreviveu graças ao calor de filhotes de cachorro, nos EUA


Kyle Camp, de 10 anos, desapareceu por volta das 4h30 de terça-feira e ficou 18 horas desaparecido.

Seus pais chegaram a procurá-lo por duas horas antes de chamar a polícia. De acordo com o "WBRC News", além de um helicóptero, mais de 150 voluntários também se juntaram à busca.

China: Fazendas de bílis de urso serão fechadas


Por Lobo Pasolini (da Redação)

Milhares de ursos mantidos presos em fazendas de bílis na Ásia serão liberados, segundo artigo no Care2. A decisão foi tomada durante recente congresso da International Union for the Conservation of Nature (IUCN).

Crueldade travestida de arte: Artista plástico britânico mata 9 mil borboletas durante exibição “artística”



Por Lobo Pasolini (da Redação do ANDA)

Organizações de defesa animal vieram a público condenar o artista plástico britânico Damien Hirst por ter matado nove mil borboletas durante uma mega exibição solo na Tate Modern em Londres, que encerrou há pouco tempo, segundo informações do Daily Telegraph.

Um dos outros trabalhos, chamados In and Out of Love, sacrificou ao todo mais de nove mil borboletas durante as 23 semanas da exibição. Toda semana 400 novas borboletas vivas substituiam as que haviam morrido, algumas por terem sido pisoteadas, outras por terem pousado na roupa dos visitantes e empurradas por eles.

Cadela perde focinho para salvar crianças e ganha cirurgia nos EUA


A cadelinha Kabang tem sido considerada uma verdadeira heroína nas Filipinas. Isso porque o animal se jogou na frente uma moto em movimento e salvou a vida de duas crianças que atravessavam uma movimentada rua no país, em dezembro de 2011.

O dono de Kabang, Rudy Bunggal, viu quando a cachorra se jogou contra a moto e impediu que sua filha Dina, 9, e sua sobrinha Princess Diansing, 3, fossem atingidas.

RJ-Dona de pet shop e filho acusado de agressão serão intimados a depor


A dona de um pet shop Quatro Quatro Patas, no Engenho de Dentro, na Zona Norte, e seu filho, flagrado espancando e maltratando cães durante o banho, serão intimados a depor nesta sexta-feira na 26ª DP (Todos os Santos).

As imagens, exibidas durante o RJTV, causaram revolta em donos de animais e nas redes sociais. No vídeo, gravado há cinco meses, o rapaz , identificado como Diego, dá socos, tapas e enforca os cães, que choram de dor.

MP arquiva caso da morte de animais na Zoonoses



Notícia publicada na edição de 18/10/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A


O promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum requereu o arquivamento do inquérito civil aberto para apurar denúncias de possíveis excessos cometidos pelo serviço de Zoonoses do município no episódio que envolveu a morte de 30 cães e gatos. O fato repercutiu nas redes sociais e foi noticiado até mesmo fora de Sorocaba. Em seu parecer, Marum disse que "as impressionantes fotografias (dos animais enfileirados) ganharam a mais ampla publicidade e prestaram-se a todo tipo de manipulação, inclusive política, já que ocorridas no período de eleições".

Mesmo assim, continuou, de acordo com a Prefeitura os animais foram sacrificados por terem sido contaminados com cinomose, doença altamente contagiosa para a qual não existiria tratamento. Marum considerou "razoáveis" as explicações dadas pelo Município e disse que "há certa incompreensão de parcela da opinião pública em relação às funções do Centro de Zoonoses, setor da administração, que desempenha atividades ligadas à saúde pública". O caso será, agora, enviado ao Conselho Superior do Ministério Público para reexame.

Vetos de Dilma à MP do Código Florestal impõe derrota para ruralistas


A presidente Dilma Rousseff vetou nove itens da medida provisória que regulamenta o novo Código Florestal e impôs, assim, uma dura derrota à bancada ruralista do Congresso Nacional, que perdeu muito com a nova redação. As lacunas deixadas pelas modificações e supressões feitas serão repostas por um decreto presidencial que será publicado hoje no "Diário Oficial da União".

A opção pelo uso de um decreto em vez de uma MP é uma estratégia para encerrar o embate com os ruralistas, que conseguiram algumas vitórias sobre o governo nas votações das MPs no Congresso.

A reportagem é de Tarso Veloso, Daniela Martins e Bruno Peres e publicada pelo jornal Valor, 18-10-2012.

Brasil é negligente no controle de agrotóxicos


O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, é uma das nações mais atrasadas no controle de agrotóxicos. Dos 50 produtos químicos mais aplicados na agricultura, 22 são proibidos pela União Europeia (UE) e Estados Unidos, mas continuam sendo largamente utilizados em território brasileiro, apesar dos riscos que oferecem à saúde.

A reportagem é de Vanessa Fogaça Prateano e publicada pela Gazeta do Povo, 14-10-2012. Fonte: Unisinos

Entre eles, agentes que causam cegueira, má formação fetal, câncer (em especial os de tireoide e mama), puberdade precoce, problemas respiratórios e disfunções renais, de acordo com relatórios técnicos de várias entidades lançados neste ano e que corroboram alertas feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em anos anteriores. 

Desde 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta para a necessidade de vetar o uso dessas substâncias, mas somente agora, com o veto de países a produtos brasileiros cultivados com alguns agrotóxicos, é que a discussão ganhou corpo. A agência estuda proibir dez substâncias, além de quatro que já tiveram sua retirada do mercado aprovada.

Nessa relação está o endossulfam, cujos efeitos foram primeiramente notados num vilarejo na Índia, onde 6 mil pessoas (cerca de 50% dos domicílios), a maioria crianças, apresentaram graves deformações físicas e neurológicas. O produto só deve ser banido em 2013, de acordo com a agência. Na UE, ele está proibido desde 1985.

Conheça as regras da eutanásia animal e as críticas das entidades de proteção



Eutanásia: Regras totalmente distintas aos humanos são aplicadas aos animais, muitas vezes indiscriminadamente com forma de se livrar de um incômodo. Através de ações de ongs, protetores e ativistas, isso começa a mudar, porém ainda estamos muito longe da conduta ética tanto por parte de alguns veterinários, populares e certos setores públicos envolvidos. A matéria é de Juliana Cunha em colaboração ao jornal Folha de SP, segue o texto:

No dicionário dos homens, eutanásia é aquele ato generoso de proporcionar morte sem dor para quem sofre de uma doença incurável. No mundo animal, a palavra ganha sentido mais elástico: é estendida para casos em que o dono do bicho doente não pode pagar o tratamento.

'Isso de não querer sofrer por causa de bicho não funciona'
'A criadora chegou à clínica pedindo para eu matar um filhote'

Esse é o ponto mais polêmico entre as novas regras definidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. A entidade revisou sua normatização sobre eutanásia e emitiu uma nova resolução, que vem sendo criticada por entidades de proteção.

O documento inclui novos métodos para o sacrifício e retira da lista procedimentos de risco como o choque elétrico sem anestesia prévia.

Eduardo Knapp/Folhapress
Em primeiro plano, o cachorro Mingau, da raça lhasa apso. Atrás, sua dona, Miriam Caramico

Mitos e verdades sobre a leishmaniose visceral canina


Entrevista
12 de outubro de 2012 

Entrevista com o médico veterinário André Luiz Soares da Fonseca. Advogado, membro da Comissão de Leishmanioses do CRMV/MS, membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB/MS, professor de Imunologia da UFMS, sócio fundador do BRASILEISH – Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal e doutorando em Doenças Tropicais no Instituto de
Medicina Tropical de São Paulo.

1) Dr. André, o senhor é bem conhecido pelo seu envolvimento com as questões da leishmaniose. Como tudo começou?

Começou quando estava fazendo um projeto de castração envolvendo universidades e o CCZ em Campo Grande, e eu vi um homem entrar no CCZ com um cachorro boxer lindo, maravilhoso chorando aos prantos e pedindo para não matar o cachorro dele por que o cachorro dele estava bonito e não podia causar doença, e a veterinária na porta falou que devia entregar o animal dele, que se não entregasse, o vizinho dele podia morrer e ele ia ser preso por causa disso. Então, como tinha tanta ignorância em volta disso, eu comecei a questionar o pessoal dos CCZs, eles falavam uma coisa, mas o que eu via na realidade era outra, aí resolvi então separar e decidir o lado que queria fazer, que queria acompanhar que era poder fazer a defesa da verdade do justo. Depois disso comecei a mexer com a ajuda à estas pessoas que tinham esse tipo de situação e você acaba se envolvendo e se tornando um amante dos cães.