Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Áreas urbanas em Sorocaba são aproveitadas para a produção de hortaliças e frutas

Praticada em pequenas áreas disponíveis dentro das cidades, a agricultura urbana recebe apoio de adeptos de uma vida mais saudável e sustentável. Quintais, terrenos e até canteiros em terraços de prédios podem ser utilizados para o plantio de espécies que não exigem muito espaço, em geral, hortaliças e frutas. Destinam-se ao consumo próprio de quem planta ou para a venda em pequena escala. O lucro não é o mais importante para quem cultiva na cidade. Vale o contato com a terra e o prazer de tirar o alimento de lugares que nada produziriam se ficassem intocados. 

Policial carrega cão de 75k por quase 2km e vira herói nas redes sociais


O resgate heróico de um policial de Londonderry, Pensilvânia do Sul, EUA, tornou-se viral no facebook, com milhares de curtidas e compartilhamentos.
Um Pastor Alemão, que fugiu de um carro após um acidente ,de tanto correr no asfalto quente,ficou com as 4 patas em carne viva e não conseguiu mais andar.
O animal foi encontrado na beira da estrada pelo policial Nick Ague, que  carregou o animal, com mais de 70kg, por 1 km e 600m. O Pastor Alemão já está em casa e o policial virou, merecidamente, herói.

Festa do Peão de Barretos já começou e reacende polêmica sobre maus-tratos a animais

A Festa do Peão de Barretos (423 km de São Paulo), a maior e mais tradicional do Brasil, começa nesta quinta-feira (15) e deve ser marcada pelo acirramento de uma polêmica que há dois anos põe frente a frente organizadores, público e defensores dos animais: a questão dos maus-tratos.

Obrigado Dig Dig, nosso Anjo Amigo

Dig Dig Cahon já não está mais entre nós. A Família Cahon está de luto e homenageia seu filho anjo que partiu. Ele se foi nessa madrugada rumo a sua jornada espiritual. Um cão-anjo-zen, amigo e solidário com outros animais e que  sempre dava as boas vindas a qualquer outro novo animal que viesse a compartilhar o mesmo espaço independente de ser cão, gato ou algum pássaro que viesse compartilhar sua comida. Dig Dig era um cão de alma muito evoluída que transmitia alegria e amorosidade até mesmo ao latir sem um nada de estresse ou agressividade.  Obrigado pela alegria de seus latidos, pelo olhar meigo e amoroso e pelos ensinamentos divinos de humildade, ternura e simplicidade. Você viverá eternamente em nossos corações!


Foto mostra suposta agressão a cachorro em Joinville

Uma imagem repercutiu nas redes sociais nesta quarta-feira (14), em Joinvile. A fotografia mostra um oficial do 62º BI (Batalhão de Infantaria do Exército) segurando um cachorro pela coleira na rua Expedicionário Holz, no bairro Atiradores, região central da cidade, durante o início da tarde. No perfil Gabriela Kursancew Nicaretta, autora da foto, está o relato do acontecimento.

Prefeitura do Rio vai revogar decreto que restringia atendimento a animais , após manifestações

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, decidiu nesta terça-feira revogar o decreto 37.490, que criou muita polêmica entre defensores de animais no Rio e motivou uma greve geral no Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão.

Pesquisa aponta que um elefante morre a cada 15 minutos e espécie deve desaparecer em 12 anos




Pesquisadores da “David Sheldrick Wildlife Trust”, localizada no Quênia, divulgaram dados alarmantes sobre a mortalidade dos elefantes.

De acordo com o relatório da instituição, um elefante morre a cada 15 minutos no mundo e o número deve contribuir para o desaparecimento da espécie em um prazo médio de 12 anos.
No ano passado, cerca de 36 mil elefantes foram mortos para abastecer o comércio de marfim. O produto é vendido ilegalmente na China, principalmente.
Diante dos dados, a instituição lançou o seguinte apelo ao mercado consumidor: “Não compre marfim. Não podemos mais contribuir com este comércio que resulta na morte de tão belos e importantes animais”.

Outra proposta levantada pelo documento é a criação de campanhas de conscientização entre os caçadores de elefantes.

(Fotos: Divulgação/TreeHugger)
05:34, 14 DE AGOSTO DE 2013
SOCIALMEDIAGLOBORURAL

Campinas - Animais mortos são encontrados em sede de ONG


UPA, fundada pelo deputado estadual Feliciano Filho (PEN), é acusada de maus-tratos



Foto: Dorinaldo Oliveira/ Correio Popular
Polícia encontrou cinco filhotes mortos dentro de freezer acondicionados junto com carne moída
Polícia encontrou cinco filhotes mortos dentro de freezer acondicionados junto com carne moída






















O Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente da Polícia Civil de Campinas (Sepama), após receber denúncia anônima, encontrou cerca de 40 cães em condições de maus-tratos em um sítio usado como canil da Organização Não-Governamental (ONG) União Protetora dos Animais (UPA), no Jardim Califórnia, na manhã desta quarta-feira (14). Os policiais entraram no local depois de obterem uma ordem judicial e lá encontraram cinco filhotes mortos dentro de freezer acondicionados junto com carne moída. A investigação começou há dois meses. 

A ONG, fundada pelo atual deputado estadual Feliciano Filho (PEN), utiliza o sítio, localizado no km 91 da rodovia Anhanguera, há cinco anos. O local é usado como abrigo para animais recolhidos na cidade. Segundo informações da delegada titular da Delegacia de Proteção aos Animais, Rosana Mortari, o sítio é inadequado para servir de abrigo pois não apresenta estrutura contra frio e umidade.

Deputado Estadual Feliciano acompanhou os policiais e disse se tratar de um "ato político" a denúncia e que o local é provisório“Se chover muito forte, com certeza vai molhar os animais. O isolamento de chão está bem precário mesmo. Nas denúncias, foi dito que filhotes morriam de frio”. Ainda segundo Mortari, a ração está armazenada em local inapropriada. “O tambor da ração é muito grande, pode ter comida velha no fundo”.

A delegada afirmou também que a poucos metros do sítio existe uma nascente de água, onde são lançados os dejetos dos animais. “Já foi constatado um crime ambiental. A urina e as fezes contaminam, a água. Eles construíram uma calha que desemboca na nascente”.

Os animais encontrados mortos seriam vítimas de parvovirose canina. A doença é altamente contagiosa. De acordo com a delegada, os animais deveriam ter sido isolados.

O local não foi lacrado por não ser da competência da polícia civil, mas a Vigilância Sanitária foi acionada.

Feliciano acompanhou os policiais e disse que a investigação é uma “ação política". “Essa denúncia tem 100% cunho político, e eu vou provar”. Ainda segundo o deputado, o local é provisório, apesar de os animais estrem lá há cinco anos. O parlamentar disse ainda que os animais são bem tratados e que veterinários vão todos os dias ao local.



Sítio é inadequado para servir de abrigo pois não apresenta estrutura contra frio e umidade


 























Sítio é inadequado para servir de abrigo pois não apresenta estrutura contra frio e umidade
























Polícia Militar Ambiental encontrou cerca de 50 animais em situação de maus tratos





















14/08/2013 - 11h19 | Cecília Polycarpo Cebalho
cecilia.cebalho@rac.com.br




14/08/2013 - 11h19 | Correio Popular


Centro de recuperação de animais na Argentina reúne espécies da região

O Centro de Preservação Güirá Oga, que em português significa Casa dos Pássaros, foi criado em 1996 para o cuidade de animais silvestres vítimas, entre outros, de tráfico, maus tratos e atropelamento. No local que fica em Puerto Iguazú, na Argentina, a 4 km da fronteira com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, funciona como uma espécie de refúgio e também pode ser visitados por turistas que queiram conhecer o trabalho dos especialistas.

Labrador salva cão idoso de afogamento em praia no Canadá. “Nunca vi nada tão bonito”, diz dono



Joe Markovitch será eternamente grato ao labrador que salvou Bagels, seu border collie de 12 anos, de um afogamento na praia de Kits Beach, em Vancouver, no Canadá. O cão idoso brincava de buscar gravetos na água quando foi arrastado pela correnteza.

Ao perceber que o animal estava se afogando, Markovitch entrou no mar. Enquanto nadava na direção do cachorro, o canadense foi ultrapassado por um labrador preto, que sustentou o corpo de Bagels e arrastou o cão idoso até a praia.
De acordo com postagem em seu perfil no Facebook, a iniciativa do labrador deixou Markovitch ainda maisencantado com os animais. “Nunca vi nada tão bonito“, disse na rede social.

O comentário de uma amiga de Markovitch na postagem sobre Bagels revelou que o nome do labrador herói é Cream Cheese.
(Fotos: Reprodução/Facebook)

Brasil se une a vizinhos para incentivar avistamento de baleias

Dez países latino-americanos, entre eles o Brasil, entraram em acordo para incentivar em conjunto o turismo de avistamento de baleias, durante encontro em Montevidéu do Grupo de Buenos Aires, que reúne países conservacionistas da região, membros da Comissão Baleeira Internacional (CBI).

Criador é multado em R$ 100 mil por manter aves silvestres em cativeiro no Ipiranga

Um criador de aves foi multado em R$ 100 mil na manhã de sábado (10) suspeito de manter 23 aves silvestres em cativeiro, sem autorização do Ibama, no bairro Ipiranga, zona Norte de Ribeirão Preto.
Entre os pássaros apreendidos estavam papa-capim-coleira, curiós, tico-tico rei, trinca-ferro e canários da terra.
A apreensão aconteceu durante um patrulhamento de rotina. Os policias avistaram várias gaiolas penduradas do lado de fora de uma residência.
Dez pássaros possuiam licença ambiental, mas a documentação está vencida. Eles continuam sob responsabilidade do criador, que terá 15 dias para regularizar a situação.

Chimpanzés ganham novos direitos nos EUA

Jane Goodall diz que foi uma epifania que a levou a deixar para trás seus pioneiros estudos de observação dos chimpanzés na natureza -que revelaram a complexidade social e emocional desses animais- e a embarcar numa vida de ativismo global.
Aquele momento aconteceu numa conferência há 27 anos e a levou a lançar uma campanha de proteção aos chimpanzés -os que estão na natureza e os que vivem em cativeiro.

OAB de Sorocaba realiza dois eventos


Haverá uma passeada dia 18 próximo e um encontro dia 11 de setembro, com palestras e especialistas no tema

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba realiza dois eventos visando a proteção dos animais. No dia 18 de agosto, domingo próximo, a Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB participa da passeata da campanha Crueldade Nunca Mais, de âmbito nacional e que ocorre em Sorocaba no Parque Campolim. A campanha visa o aumento das penas de crimes ambientais. 

Em setembro, no dia 11, a OAB promove um evento sobre políticas públicas relacionadas à proteção dos animais, com palestras de dois especialistas sobre o tema. Recentemente, Sorocaba teve dois casos de agressão a animais que foram abordados pela imprensa, o caso do cachorro Foguinho, morto após ter seu corpo queimado e de Clodoaldo, cachorro que sobreviveu após também sofrer queimaduras e maus-tratos. 

Já no dia 11 de setembro, a partir das 19h, na Casa do Advogado, os especialistas irão abordar a legislação de proteção animal e políticas públicas, a resolução 457 do Conama e o vegetarianismo. Os palestrantes são o deputado Feliciano Filho, que é fundador da União Protetora dos Animais, em Campinas e o promotor de justiça Laerte Levai, de São José dos Campos. Feliciano Filho é autor da lei que proíbe a execução indiscriminada de animais nos canis municipais. Já Laerte Levai é reconhecido pela sua luta contra a vivissecção - prática de utilizar um animal vivo com o propósito de realizar testes laboratoriais. Ele é especialista em biotécnica pela Universidade de São Paulo e autor do livro Direito dos Animais. A entrada é franca. 

Foguinho 

A presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB de Sorocaba, Ilka Sonia Micheletti, informou ainda que a OAB protocolizou ofício de pedido de abertura de inquérito, no 2º Distrito Policial de Sorocaba, para apuração de maus tratos ao cachorro Foguinho. A comissão também acompanhará o caso juntamente com as demais Organizações Não- Governamentais (ONGs) da cidade. 

O cachorro morreu depois de ter 95% do corpo queimado. Ele ficou internado durante 13 dias na Fundação Alexandra Schlumberger (FAS) e morreu no último dia 1º.

Reprodução/Fundação Alexandra Schlumberger
fogo 
Foguinho não resistiu aos ferimentos


do jornal Cruzeiro do Sul

Macaco cuida e até separa briga de porcos em fazenda, diz agropecuarista

Animal vive com grupo há mais de um ano, em Mineiros, GO; veja fotos.
Veterinário acredita que bicho 'adotou' porcos após ser expulso de bando.




Macaco guia porcos em fazenda de Mineiros, GO (Foto: Renato Brandão/ VC no G1)Macaco guia porcos em fazenda de Mineiros (Foto: Renato Brandão/ VC no G1)
O agropecuarista Renato Fontoura Brandão, de 46 anos, registrou a integração entre um macaco-prego e seus porcos, na fazenda dele, próximo a Mineiros, no sudoeste goiano. De acordo com o internauta, há mais de um ano o animal silvestre fica no chiqueiro. "Nunca imaginei. A gente ficou surpreso quando viu", ressaltou.

Nota da Redação: O veterinário Clayton de Andrade afirmou ao G1 que macacos-prego são "muito inteligentes e interagem bastante". Além disso, eles têm comportamento de grupo, o que explicaria a relação com os porcos.Batizado de "Chicão", o macaco não se alimenta da comida dos porcos. Primeiro, segundo Renato Brandão, ele ficou na cerca observando os 30 animais, só depois começou a se aproximar da manada. O agropecuarista explicou que é como se ele "tomasse conta" dos bichos. "O macaco fica em cima dos porcos. Quando eles começam a brigar, ele pula e separa a briga", conta.
O especialista acredita que "Chicão" tenha sido expulso do bando que pertencia. Segundo o veterinário, isso acontece quando aumenta muito a população do grupo ou se há muitos machos, pois alguns têm de sair e formar os próprios bandos. "Pode ter acontecido de ele ter adotado os porcos como grupo dele", reforçou. A aproximação também poderia ter ocorrido se o macaco fosse criado por outra pessoa.

Macaco cuida da manada no chiqueiro, em Mineiros, Goiás (Foto: Renato Brandão/ Arquivo Pessoal)Macaco cuida dos animais em chiqueiro (Foto: Renato Brandão/ VC no G1)do G1

Incêndio em pet shop destrói loja e mata 150 animais, em Goiânia



Fogo matou cães, gatos e pássaros; Bombeiros resgataram 50 animais.
Ainda não há informações sobre o que teria causado as chamas.



Cerca de 150 animais morrem em incêndio em pet shop, no Setor Campinas, em Goiânia, Goiás (Foto: Bill Guerra/AgMais)Cerca de 150 animais morreram após incêndio atingir pet shop (Foto: Bill Guerra/AgMais)
Cerca de 150 animais morreram durante um incêndio em um pet shop, na tarde de domingo (11), no Setor Campinas, em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início por volta de 16h10 e se alastrou rapidamente. Cerca de 200 animais, entre cães, gatos e pássaros, estavam no local no momento do incêndio. Bombeiros conseguiram resgatar 50 bichos.
De acordo com a corporação, a loja foi totalmente destruída pelas chamas. Os animais morreram sufocados pela fumaça ou carbonizados. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o incêndio. Uma equipe da Polícia Técnico Científica deve realizar a perícia do local para identificar onde e como o fogo teria começado.

Cerca de 150 animais morrem em incêndio em pet shop, em Goiás, Goiânia (Foto: Bill Guerra/AgMais)Bombeiros combatem incêndio em pet shop no Setor Campinas (Foto: Bill Guerra/AgMais)
do G1 GO