Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Cadela cega conta com cuidados de "amiga" como cão-guia


Aos 18 meses de idade, Lily perdeu a visão. A cadela sofre de uma doença chamada entrópio, que ataca as pálpebras e o globo ocular, e os veterinários precisaram retirar seus olhos. Desde então, a cachorra ganhou a companhia inseparável de Maddison. Há cinco anos, as duas cadelas comem, brincam e dormem juntas. Muitas vezes, passam dias ligadas por uma coleira sem qualquer briga e Maddison acaba sendo uma espécie de cão-guia para Lily. 



Estudo mostra que várias espécies animais e vegetais estão diminuindo de tamanho por conta dos efeitos do aquecimento global, o que pode afetar diretamente os humanos



O aquecimento global está causando um efeito inesperado nas espécies que habitam o planeta. Em resposta a temperaturas cada vez mais altas, as novas gerações de algumas plantas e animais têm tamanhos cada vez menores.
 O alerta vem de dois pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura, em artigo publicado na revista 
especializada inglesa “Nature Climate Change”.

Ratos, pássaros e besouros mortos viram peça de moda e ainda causam polêmica


Ratos, passarinhos, gatos e besouros não são as matérias-primas mais comuns de joias, bijuterias e objetos de decoração. Mas para uma nova geração de taxidermistas, animais são de tamanha beleza que, mesmo depois de mortos, devem não só ser preservados, mas exibidos como acessórios de moda.

PM mata cão e causa revolta de moradores na região central de SP


A morte do cachorro de um morador de rua causou a revolta de moradores do bairro da Liberdade, na região central de São Paulo na madrugada desta quinta-feira (20). O animal foi morto a tiros por um policial militar que foi até ao local onde moradores de rua costumam passar a noite, porque um deles é suspeito de quebrar o limpador de parabrisa de um carro.
Na abordagem, houve confusão. O cachorro levou dois tiros. Segundo a vizinhança, ele era uma mistura de pitbull com fila.

Polícia busca tigres, ursos e leões que fugiram de zoo nos EUA



Dezenas de animais exóticos escaparam de um zoológico particular na cidade americana de Zanesville, Ohio, e rondam a área.
A polícia recebeu denúncias de pessoas que viram guepardos, ursos, lobos, tigres e leões. Há relatos de que 25 animais foram mortos a tiros.
O dono do zoológico, Terry Thompson, foi encontrado morto no local, mas a polícia não disse como ele morreu. 

Vitória:Justiça suspende uso de cães em experiências na UEM


A Justiça do Paraná suspendeu preventivamente a utilização de cães da raça beagle ou qualquer outro animal para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A decisão foi tomada a partir de uma ação proposta pelo Ministério Público do Paraná, que apontava maus-tratos em cães usados em experiências por alunos e professores.

Bombeiros fazem boca-a-boca em cão após tirá-lo de incêndio nos EUA

Estados Unidos: Dois bombeiros de Wausau, no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos, salvaram a vida de um cão através de respiração boca-a-boca. O animal havia sido resgatado inconsciente de uma casa em chamas. O labrador de 7 anos, chamado Coda foi encaminhado para uma clínica veterinária minutos após ter recebido o primeiro socorro dos agentes.


Cão que ficou ferido durante protestos em Londres recebe prêmio


Um cão policial que sofreu fraturas no crânio e outros ferimentos durante os distúrbios nas ruas de Londres em agosto ganhou um prêmio de bravura nesta terça-feira.
Obi sofreu ferimentos ao ser atingido por tijolos, garrafas e outros objetos lançados durante a violência nas ruas de Tottenham.
No entanto, o pastor alemão de três anos de idade continuou a patrulhar as ruas com seu treinador, Phil Wells, durante duas horas, apesar de ter sofrido fraturas múltiplas no crânio e o focinho ensanguentado.

Projeto de lei quer proibir sacrifício animal em rituais religiosos


Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo pretende aumentar o cerco aos sacrifícios de animais feitos durante rituais religiosos no Estado.
De autoria do deputado estadual Feliciano Filho (PV), o projeto foi apresentado na semana passada e agora aguarda aprovação das comissões responsáveis para ser votado, mas já causa polêmica entre os praticantes de religiões de origem africana que usam o sacrifício em seus rituais.O projeto propõe aplicar uma multa de 300 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), cerca de R$ 5.230, pagos pelo infrator em caso de morte de animais durante as cerimônias. Em caso de reincidência, esta multa dobraria.

Sorocaba: Lei proibe cirurgia das cordas vocais em animais


Honno Marques, presidente do Instituto Cahon, acompanhou  a votação na Câmara Municipal de Sorocaba onde foi aprovado em 18/10/11, o Projeto  de Lei  n° 372/11 de autoria do ver. Claudemir Justi  que proibe  cirurgia das cordas vocais em cães e gatos, considerando que as intervenções cirúrgicas ditas mutilantes, em pequenos animais, têm sido realizadas de forma indiscriminada em todo o País e que muitos procedimentos são danosos e desnecessários, o que fere o bem estar dos animais.
    



Esgoto clandestino afeta rio Sorocaba

Uma denúncia de despejo de esgoto sem tratamento no rio Sorocaba, em Votorantim, chama atenção para um problema do município: as ligações de esgoto clandestinas. De acordo com a Prefeitura, apesar de pontuais, elas existem e são difíceis de controlar, principalmente nos córregos e afluentes do rio.



SOROCABA: Dois cavalos são deixados em terreno da Prefeitura




A lei municipal n.º 8.354, de 27 de dezembro de 2007, proíbe a criação de animais de grande porte na zona urbana de Sorocaba, mas na rua Tibúrcio Gabriel Torres Monteiro, na Vila Hortênsia, dois cavalos estão amarrados e presos num terreno que a vizinhança diz ser da Prefeitura. Segundo uma moradora que não quis se identificar, os animais estão no local desde a última sexta-feira, tomando chuva.

O Instituto Cahon também marcou presença no WEEAC em Blumenau

O Evento Mundial pelo Fim da Crueldade  em Blumenau aconteceu na Prainha, e foi organizada pela ONG Hachi , mobilizando ativistas e moradores da cidade.
O Intituto Cahon também marcou presença nesta mobilização, a integrante da ONG Yona Sousa, participou do evento e pode conferir o excelente trabalho da cidade em prol da  causa.