Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Os Transgênicos e a Besta


Sábado, 29 de setembro de 2012 

"Há muitos anos venho buscando uma alimentação mais saudável, mas está cada vez mais difícil conseguir estes alimentos. Peregrinamos pelos quatro maiores redes de supermercados de Cuiabá - Atacadão, Modelo, Comper e Biglar – e não encontramos sequer um óleo de soja, nem fubá de milho não Transgênica". O comentário é de João Inácio Wenzel, pesquisador do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento em artigo, 28-09-2012, que recebemos e publicamos na íntegra.

Eis o artigo.

Há muitos anos venho buscando uma alimentação mais saudável, mas está cada vez mais difícil conseguir estes alimentos. Peregrinamos pelos quatro maiores redes de supermercados de Cuiabá - Atacadão, Modelo, Comper e Biglar – e não encontramos sequer um óleo de soja, nem fubá de milho não Transgênica. Somente no Biglar, encontrávamos óleo não transgênico, a um preço três a quatro vezes mais caro, mas desta vez nada encontramos. Estranho! Quase não dá para se aventurar pelas BRs 163 e 364, de tanta carreta carregando soja ou milho para os grandes portos, mas não encontramos óleo de soja, nem fubá de milho não transgênico em nenhum mercado. “Que país é este?” Temos liberdade de ir e vir, mas não temos liberdade de escolher o que comer!
Esta peregrinação inglória me fez lembrar a história da besta do livro do apocalipse de São João, capítulo 13: “Vi depois outra Besta sair da terra: tinha dois chifres como um Cordeiro, mas falava como um dragão... Graças às maravilhas que lhe foi concedido realizar em presença da (primeira) Besta (a que saiu do meio do Mar e simboliza o império romano), ela seduz os habitantes da terra, incitando-os a fazerem uma imagem em honra da Besta que tinha sido ferida pela espada, mas voltou à vida... Faz também com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos recebem uma marca na mão direita ou na fronte, para que ninguém possa comprar ou vender se não tiver a marca, o nome da Besta ou o número de seu nome. Aqui é preciso discernimento! Quem é inteligente calcule o número da Besta, pois é um número de homem: seu número é 666!” 

Poluição chega ao último refúgio marinho intocado


Sábado, 29 de setembro de 2012 

Presença no Oceano Antártico de 40 mil fragmentos plásticos por quilômetro quadrado, quantidade próxima da média global, revela que os impactos das atividades humanas estão indo além do que se pensava.

A reportagem é de Fabiano Ávila e publicado pelo Instituto CarbonoBrasil, 28-09-2012.

A região oceânica do extremo sul do planeta sempre foi considerada um refúgio natural imaculado, já que suas águas não realizam muito intercâmbio com os principais e mais poluídos oceanos. Assim, foi com muita surpresa e decepção que pesquisadores ingleses e franceses constataram a presença massiva de  fragmentos plásticos próximos à Antártida. 

“Não esperávamos encontrar uma quantidade tão alta de plásticos por aqui, até porque sempre consideramos esta área um ecossistema intocado e muito distante da sujeira da humanidade. O fato de termos localizado estes plásticos é um sinal de que o alcance dos seres humanos é verdadeiramente planetário”, afirmou Chris Bowler, coordenador do navio de pesquisas Tara. 

"O interior da Amazônia está sendo esvaziado para satisfazer poderosos interesses econômicos"


Sábado, 29 de setembro de 2012 

“Ribeirinhos, indígenas, comunidades tradicionais e pequenos agricultores, que historicamente protegeram a região estão sendo obrigadas a migrar para as cidades devido a ausência ou a precarização das políticas públicas, tanto estaduais quanto federais, de promoção do bem estar das comunidades do avanço do agronegócio e pelos impactos de mega projetos de infraestrutura”, destaca o comunicado da 33ª Assembleia do Cimi Norte II, realizada de 24 a 27 de setembro de 2012.

Eis o comunicado.

Entre os dias 24 a 27 de setembro de 2012 o Cimi regional Norte II (Pará/Amapá) realizou sua 33ª assembleia, com o lema Celebrando a vida e a luta dos povos indígenas na Amazônia.
Avaliamos nossa caminhada junto aos povos indígenas nos últimos 40 anos, analisamos a conjuntura indigenista atual no país, refletimos sobre nossas motivações e convicções e apontamos as perspectivas da atuação do Cimi regional. Fazendo memória da caminhada, a partir dos relatos dos missionários e dos indígenas convidados constatamos que, apesar das grandes dificuldades e desafios, os povos indígenas conquistaram, neste período, com o apoio do Cimi e outros aliados, muitos avanços na consolidação de seus direitos e de reconhecimento junto a sociedade.

Com aval da alta gastronomia, carnes de caça como paca e faisão chegam ao varejo brasileiro



Este tipo de notícia é que o não gostamos de ler. O ser humano continua deslumbrado com a alta gastronomia onde sempre constam algum tipo de carne na iguaria, caso fossemos realmente evoluídos como espécie não haveria necessidade de nos alimentarmos de cadáveres e ainda sentir um enorme prazer em degustá-los. Haja primitivismo. Segue a matéria publicada hoje no jornal O Estado de Paulo:



Espécies como javali e queixada agradam a alta gastronomia e vão parar também nas gôndolas dos supermercados

Chegar do trabalho e cozinhar um javali ou porco do mato para o jantar não é um hábito contemporâneo. Difíceis de preparar, as carnes de caça não fazem parte ainda da rotina alimentar dos brasileiros. Mas o cenário deve começar a mudar.

Com o aval da gastronomia, espécies como queixada, paca, cateto, galinha d’angola e faisão entram aos poucos no cardápio de restaurantes sofisticados. E em breve também será possível encontrar essas carnes no varejo, como recheio de massas ou então de embutidos. Esse mercado ainda incipiente estimulou Gonzalo Barquero, em parceria com um amigo, a fundar a Cerrado Carnes Naturais, especializada na criação, abate, manipulação e distribuição de carnes de caça.

Polícia de MG procura homem que agrediu cadela com madeira cheia de pregos



A maldade humana não tem limites mesmo, notícia publicada no jornal Folha de S.Paulo mostra fotos impressionantes e chocantes do estado da pobre cadelinha Lucy que agora, felizmente, está em boas mãos. O agressor ainda asfixiou os filhotes dela com barro, segue o texto:

A Polícia Civil de Minas procura o homem que agrediu uma cadela com um pedaço de madeira cheio de pregos e depois matou seus três filhotes asfixiados com barro. O caso ocorreu na última terça-feira (18) em Alfenas (335 km de Belo Horizonte).

O Rancho dos Gnomos quer salvar; Parque Beto Carrero World quer eutanasiar



IBAMA/SC solicita resgate de animais, mas o Rancho é impedido pelo parque de fazê-lo. 

S.O.S LEÕES 

Nos meses de agosto e setembro/2012, recebemos telefonemas e e-mails do IBAMA/SC solicitando que nossa equipe fosse até a cidade de Penha/SC e resgatasse uma leoa. 

O mais surpreendente é que essa leoa está no Parque Beto Carrero World! 

O parque em questão solicitou ao IBAMA autorização paraEUTANASIAR, SACRIFICAR, MATAR esta leoa pelo simples fato do animal estar com AIDS Felina (imunodeficiência felina). 

No Rancho dos Gnomos já tivemos e temos leões com AIDS Felina vivendo super bem, além do mais, o Parque Beto Carrero World importou alguns leões brancos, deixando claro que estão interessados na novidade, não tendo mais interesse em leões comuns e, ainda por cima, doentes. 

Com muita indignação começamos nos organizar para mais este resgate e fomos em busca de parceria que possibilitasse salvar mais uma vida. 

Em contato direto com o IBAMA, fomos surpreendidos com a notícia de que o pessoal do parque, não respeitou a determinação do Órgão Federal em manter a leoa doente separada dos demais leões, como medida preventiva, pois a AIDS Felina é contagiosa. Eles colocaram a leoa doente junto com um casal de leões e, agora, possivelmente são 03 (três) leões doentes. 

Fomos em busca de mais apoio e estávamos correndo contra o tempo, pois temíamos o extermínio dos 03 (três) leões (1 macho e 2 fêmeas). 

Quando estávamos praticamente com tudo pronto, fazendo os últimos ajustes para esse triplo e complexo resgate, recebemos a ligação do IBAMA falando que o pessoal do Parque Beto Carrero World impôs que o resgate acontecesse somente nas 2ª ou 3ª feiras, justamente os dias em que o parque está fechado para o público. Aceitamos a imposição e mudamos a nossa agenda. 

Mais tarde, outro telefonema do IBAMA: fomos informados que o Parque Beto Carrero World não autorizou a entrada da equipe do Rancho dos Gnomos em suas dependências. Eles foram enfáticos em afirmar que “o Rancho dos Gnomos não entraria no parque para fazer o manejo dos animais”. 

Diante de mais um absurdo envolvendo órgão público, parque de entretenimento e animais, não tivemos alternativa: cancelamos momentaneamente a ação. 

Ficam aqui nossas perguntas: 

1) Por que um Órgão Público Federal se rende completamente às imposições de um parque de entretenimento, onde são utilizados animais para o deleite humano e, quando adoecem e envelhecem, são descartados sem o menor pudor??? 

2) Por que o IBAMA não solicitou uma liminar junto ao Ministério Público que possibilitasse a entrada da equipe do Rancho dos Gnomos até o local onde estão os animais e os resgatassem??? 

3) O que vão fazer com os 03 (três) leões que estão precisando de ajuda, de amparo e tratamento??? 

4) O que o Parque em questão teme que o Rancho dos Gnomos veja em seus bastidores??? 

5) Você freqüentaria locais que tratam animais dessa maneira??? 


Dia da Árvore

Homenagem ao Dia da Árvore - 2012 

Área desmatada em agosto é 220% maior que mesmo período do ano passado


Notícia publicada hoje da Folha de S.Paulo, mostra que o Brasil não consegue avançar cotra o desmatamento, os pecuaristas e as madeireiras ainda estão vencendo, muito triste constatar a devastação que nunca pára.

A área de destruição de florestas da Amazônia legal (área que engloba os estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e a área de ocorrência de vegetações amazônicas) no mês de agosto foi de 522 km2. Os dados foram fornecidos pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O desmatamento é 220% maior que o ocorrido no mesmo período do ano passado. Também é o maior índice de perda de florestas neste ano.

A área desmatada no último mês é pouco maior que o município de Porto Alegre. Neste ano, a área devastada é de 1.562,96 km2, maior que o tamanho da cidade de São Paulo.

Os Estados do Pará e do Mato Grosso foram os que mais perderam florestas, com 227 km2 e 208 km2 de área desmatada, respectivamente.


Desmatamento em Moraes Almeida (PA) mostra que devastação da Amazônia ocorre também dentro de áreas de mata preservada

Fotógrafa retrata cães idosos nos EUA



A americana Nancy Levine reflete sobre mortalidade em ensaio sobre velhice canina
24 de setembro de 2012 | 7h 03, jornal O Estado de S.Paulo



A fotógrafa americana Nancy Levine iniciou há oito anos um roteiro pelos Estados Unidos para retratar cães idosos. A imagem, capturada em Ralston, no Estado de Wyoming, mostra Breebee, 21 anos, e Nuny, 19.

Poluição do ar reduz vidas humanas na Europa, mostra relatório



Em média, a poluição diminui a expectativa de vida em cerca de oito meses, diz a Agência Europeia do Ambiente, a matéria foi publicada em 24/09/2012 no jornal o estado de São Paulo.

Barbara Lewis - Reuters
BRUXELAS - A poluição do ar está encurtando a vida em quase dois anos em partes da União Europeia, disse a Agência Europeia do Ambiente (AEA), reforçando o argumento de um aperto das restrições de emissões do bloco.
A legislação tinha conseguido reduzir a quantidade de algumas toxinas liberadas por escapamentos e chaminés em toda a Europa, afirmou um relatório da AEA publicado nesta segunda-feira, 24.