Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

ONGs protestam contra inclusão de animais vivos em abertura olímpica


Um grupo de seis ONGs reivindicou ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (Locog) que impeça o diretor Danny Boyle de contar com a presença de mais de 100 animais de fazenda para compor o clima bucólico da cerimônia de abertura do evento, que acontecerá no dia 27 de julho, no Estádio Olímpico.
Segundo o jornal The Guardian, com base na Lei do Bem-Estar Animal de 2006, o grupo alertou, por meio de uma carta dirigida ao diretor de cerimônias, Bill Morris, que o comitê pode ser responsabilizado judicialmente, alegando que a apresentação seria "uma experiência altamente estressante e provavelmente aterrorizante" para os animais. A norma proíbe que se cause medo e angústia indevida a eles.

Animais morrem de frio no Centro de Zoonoses de Araraquara, SP


Um mês após intervenção do Ministério Público propondo acompanhamento do tratamento de animais, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araraquara (SP) voltou a registrar mortes em decorrência de maus tratos, e as promessas da Prefeitura Municipal ainda não foram cumpridas. A denúncia foi feita por voluntárias de associações protetoras, na tarde desta quinta-feira (21).

Proteção Animal, temos algo a comemorar


Tenho acompanhado a insegurança e aflição vivida por pessoas ligadas a "causa animal", no que se refere aos resultados da aprovação por parte da comissão especial de juristas do Senado, encarregada de elaborar proposta para um Novo Código Penal brasileiro. 

Um dos objetivos da referida comissão é reunir no anteprojeto normas penais previstas em leis esparsas, como é o caso da Lei Federal 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. Tal procedimento é compreensível, tendo em vista que muitas leis extravagantes foram criadas em nosso ordenamento jurídico por falta de previsão no Código Penal brasileiro, sendo esta a oportunidade para atualizá-lo.

Portanto, a intenção dos juristas em incluir os crimes ambientais no texto do Código Penal (dentre eles o crime de maus-tratos e tráfico de animais), ao meu ver, demonstra respeito e tratamento mais protetivo aos crimes desta natureza.

foto do dia


Dilma não poderia ter errado mais



"A lei para premiar investimentos feitos na predatória ocupação dos cerrados do Centro-Oeste, da Bahia e do sul da pré-Amazônia", afirma José Eli da Veiga, professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da USP e do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), en artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 19-06-2012, ao constatar que "a presidente cometeu seu maior erro em 18 meses de governo ao sancionar a iníqua lei 12.651, que revogou o que remanescia do Código Florestal de 1965".

Eis o artigo.

No derradeiro e ensolarado final de semana do outono, duas atividades confirmaram que a presidente cometeu seu maior erro em 18 meses de governo ao sancionar a iníqua lei 12.651, que revogou o que remanescia do Código Florestal de 1965.

RELEGADOS À PRÓPRIA SORTE - Falta política pública para animal abandonado



Cão doente foi encontrado na rua e o que parecia uma ação do bem, causou arrependimento em quem tentou ajudar
Notícia publicada na edição de 19/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A 
Cão encontrado pelos comerciantes está na Zoonoses
à espera de adoção e depende da
agilidade do novo dono - Por: Fábio Rogério

Cão encontrado pelos comerciantes está na Zoonoses à espera de adoção e depende da agilidade do novo dono - Por: Fábio Rogério
Eles não sabem e nem querem saber de quem é a responsabilidade, apenas aguardam urgente uma solução, sob risco de perderem a vida. Relegados à própria sorte, os animais abandonados nas ruas de Sorocaba ficam à mercê da compaixão ou ódio dos transeuntes, já que a cidade não tem vagas nos abrigos para animais abandonados. Das cinco entidades independentes que atuam em defesa dos animais no município, apenas três oferecem o serviço de abrigo (Spaso, Aspa e Capa), porém estão com a capacidade lotada. Já o setor de Zoonoses, órgão da Prefeitura que deveria, entre outras funções, apreender os animais soltos nas ruas, não cumpre a lei e só abriga em casos muito específicos. A conclusão apontada por quem cuida de cães e gatos na cidade é que falta uma política pública municipal voltada a essa área.

Cuidado: clima junino coloca pets em perigo


Virou mania no país ter queima de fogos para tudo que é evento, inauguração, festa religiosa ou comemoração. Por acaso os dirigentes ou organizadores estão preocupados com os estrondos que causam tantos danos aos animais, em especial cães, gatos e pássaros além de tirar nosso sossego? Por que não há uma frente em cada município para tentar frear tal devaneio de alguns que se se encantam com os estouros como se fosse um grande feito? Há que se protestar mais quanto a isso, o mundo já está barulhento demais. A festa junina de Sorocaba iniciou com grande queima de fogos e terminou idem, justamente numa área, o Parque das Águas, onde existem muitos cães perambulando pela região. Com a tal queima de fogos, agora  devem estar vagando assustados em algum outro lugar. 
Veja matéria veiculada no Portal R7:

Atenção vale também para finais de campeonato de futebol e outras comemorações
Colocar algodão nos ouvidos e observar o comportamento do animal é fundamental para evitar acidentes graves com fogos

Brasil é o quinto em novo índice de sustentabilidade criado pela ONU

Um novo indicador lançado neste domingo (17) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) coloca o Brasil como a nação com o quinto maior crescimento sustentável anual per capita do mundo, à frente de potências como Estados Unidos e Canadá.
O indicador aplica informações referentes ao capital humano, natural e manufaturado de 20 países para mostrar um panorama mais amplo que o PIB (Produto Interno Bruto), que tem apenas um viés econômico.
Os primeiros lugares no novo índice ficaram, na ordem, com China, Alemanha, França e Chile.

Cachorro protege homem, leva sete tiros e sobrevive no Ceará


Um cachorro da raça pit-bull sobreviveu após levar sete tiros em uma casa na Praia da Tabuba, no Ceará e agora precisa ser adotado. Apelidado de Hulk, o animal estava na casa invadida por uma quadrilha que disparou e matou dois torcedores que participavam de uma festa de aniversário no dia 25 de maio último. “Só não mataram um outro rapaz porque ele [Hulk] o protegeu”, disse a vizinha que ajudou no resgate do cachorro e acompanha o cão, que está em uma clínica, mas não tem lugar definitivo para ficar.

Protesto contra uso de pele animal vira Trending Topic no Twitter


No começo desta segunda-feira (11), um grupo de blogueiras virou Trending Topic no Twitter após a campanha #BlogueiraSangrenta. Mobilizada por Lele Siedschlag, @bicmuller e Titia Shame (blogueira anônima que denuncia absurdos dos blogs de moda), o protesto pretende expor as blogueiras de moda que defendem o uso de peles e as marcas que apóiam e vendes produtos feitos a partir da tortura animal. A partir da hashtag #BlogueiraSangrenta, as blogueiras e marcas foram identificadas e questionadas a respeito do uso de peles.


Em entrevista ao R7, Lele afirmou que o "twittaço" foi uma ação de conscientização ética.

BAHIA: Programa recolhe animais soltos nas estradas


Por meio do Programa de Segurança nas Rodovias, o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) está com equipes trabalhando no recolhimento de animais soltos nas estradas em diversas regiões do estado. Em apenas duas semanas de funcionamento do programa, 120 animais já foram apreendidos.
Depois de recolhidos, os animais são levados para uma fazenda com toda infraestrutura para serem cuidados, com alimentação adequada, segurança e um veterinário para atender aos que muitas vezes são abandonados por estarem doentes.
Nessas fazendas, localizadas em pontos estratégicos, onde a ocorrência de animais soltos é maior, eles permanecem por 30 dias. Se nesse prazo o dono do animal não se apresentar para resgatá-lo, ele é doado.

Fantasiados, veganos defendem fim do consumo de animais na Rio+20




Vestidos de porco e galinha, veganos brasileiros e estrangeiros protestaram nesta sexta-feira (15), na Rio+20, contra o consumo de carne de animais.
O grupo defende o consumo exclusivo de alimentos de origem vegetal como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
“O veganismo é a forma mais rápida de alcançar a sustentabilidade. Existe hoje um enorme gasto de recursos, água e energia na indústria de alimentos de origem animal”, afirmou o médico paraguaio Oscár Iván Vilca Romero, que participou da pequena manifestação em frente ao Riocentro, onde acontece a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável.