Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

SP: Porco atropelado na avenida 23 de Maio é adotado por vegetariano


Do UOL | O porco que foi atropelado na avenida 23 de maio, na zona sul de São Paulo, nesta quarta-feira (21), passa bem e já tem um novo dono. Foi o que informou o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo,

Raposinhas Paul, John, Ringo e George perdem a mãe e mamam em injeção



Os quatro sobreviventes foram nomeados em homenagem aos Beatles. Eles se chamam Ringo, Paul, John e George (da esquerda para a direita)


Os bebês são criaturinhas famintas. Eles adoram a hora da 'mamadeira'

Um dia triste para o rio

O rio Sorocaba tem sofrido agressões constantes de pessoas que atiram copos plásticos e garrafas pet, entre outros objetos, em suas águas e margens


Notícia publicada na edição de 23/03/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno A 
A falta de consciência ecológica - ou seja lá qual for o nome que se dê aos atos de vandalismo cometidos contra o meio ambiente - assumiu contornos dramáticos na quarta-feira, véspera do Dia Mundial da Água, quando um morador de rua, sem motivo aparente, matou a golpes de ferro um jacaré do papo amarelo que vivia no rio Sorocaba, e que já se tornara figura habitual entre os frequentadores do Parque das Águas, na região do Jardim Abaeté.


O dia de ontem deveria ter sido festivo para a região, que há anos se empenha por livrar seu principal rio da poluição por esgotos domésticos e outros efluentes, e hoje está perto de alcançar essa meta. Um painel abrangente da despoluição, no âmbito regional, foi apresentado ontem aos leitores do Cruzeiro do Sul ("Dia Mundial da Água - Saiba como a região está se mobilizando para ter um rio 100% despoluído", págs. 6 e 7).

Jacaré morto no Rio Sorocaba será empalhado




O jacaré era um macho adulto, com 1m72 de comprimento, pesava 28 quilos e ganhou a simpatia dos moradores das redondezas do Parque das Águas 
Médicos veterinários do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" fizeram nesta quinta-feira (22) a autópsia do jacaré que vivia nas águas do Rio Sorocaba e foi morto por um morador de rua, no final da tarde de quarta-feira (21). O réptil, da espécie papo amarelo, sofreu traumatismo craniano ao ser golpeado com uma barra de ferro por Fabrício Martins Nunes, 29 anos, conhecido entre os catadores de papel como "Fininho".

Michelle Obama diz que considera cachorro seu terceiro filho


A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, com o cachorro Bo,
que ela considera seu terceiro filho
 
A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, com o cachorro Bo, que ela considera seu terceiro filho
Michelle Obama, 48, fez uma revelação surpreendente durante entrevista a David Letterman.

Morador de rua mata jacaré no piscinão do Parque das Águas


Véspera do Dia do Rio Sorocaba, jacaré do papo amarelo, um dos símbolos do rio e muito querido pelos moradores não resistiu aos ferimentos 
Na véspera do Dia do Rio Sorocaba, comemorado nesta quinta-feira, um dos três jacarés de papo amarelo que nele vivia, foi morto, golpeado por uma barra de ferro. O responsável pelo crime ambiental ocorrido por volta das 16h30 no Piscinão do Jardim Abaeté, o morador de rua Fabrício Martins Nunes, de 29 anos, quase foi linchado por pessoas do bairro que tinham o réptil na conta de um animal de estimação. Fabrício aproveitou-se do momento em que o animal tomava sol para espancá-lo até a morte.


"Eu cheguei a ver ele (o jacaré) bem pequeno. Era a alegria da criançada. Todo mundo vinha aqui para conhecê-lo", lamentou o mecânico Cláudio Roberto Lucchesi. O técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Welber Centeio Smith, esteve no local e disse que a perda foi "irreparável".

Há insetos no seu refrigerante


O que é cochonilha?


Cochonilha é um pigmento de vermelho intenso feito com Dactylopius Coccus, um inseto mexicano. São necessários cerca de 70.000 insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante. Bilhões de insetos são criados e destruídos todos os anos apenas para dar cor a biscoitos e leites de soja sabor morango, sorvetes de frutas vermelhas, etc.

Estado aprova projeto de recinto da elefanta Mayson em Ribeirão Preto (SP)


Boa notícia para a elefanta Mayson que pertencia ao Circo Kroner, veja matéria da Folha:


O CFS (Centro de Fauna Silvestre), vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, aprovou nesta quarta-feira o projeto para a construção do recinto da elefanta Mayson, que está em abrigo provisório no Bosque Zoológico de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) desde outubro do ano passado.

Polêmica por trás do espetáculo


Sob protestos de Ongs e defensores dos animais em algus estados do país ainda não há legislação de proiba animais em circos. É o caso do Estado de Goiás. A matéria foi publicada no Jornal O Hoje, edição do dia 18/03/12,  veja:

A Leoa Lyna, 28 anos, em sua pequena jaula
enquanto não entra no picadeiro
do circo Zanchettini, ela se apresenta
ao lado do leão Gulet, 15.
Quando as luzes se acendem, Lyna, uma leoa de 28 anos, inicia o espetáculo. Ela divide o picadeiro com o leão Gulet, de 15 anos. O casal nasceu no circo Zanchettini, que se formou em Curitiba (PR) há 50 anos e hoje percorre todo o Brasil. Além dos leões, o estabelecimento tem como atração um tigre, três cavalos, dois pôneis e uma lhama. Todos têm números próprios e tiram aplausos do público que lota a arquibancada. Mas o brilho do espetáculo circense, apoiado nas peripécias dos bichos, divide opiniões sobre o uso de animais em shows. 

Logo na entrada do circo Zanchettini, que estava instalado em Trindade, a 24 quilômetros de Goiânia, uma placa indica que a Lei 6.533/78 garante ao domador e amestrador de animais o direito de exercer sua profissão.

Plantas também sofrem danos devido à poluição sonora, diz estudo



Barulho afastaria animais que realizam dispersão de sementes e pólen.
Espécies de pinheiros seriam as principais afetadas, afirmam pesquisadores.
Pesquisa divulgada pela revista da Academia de Ciências do Reino Unido afirma que a poluição sonora causada por humanos pode causar grave impacto na sobrevivência das plantas, já que os métodos naturais de reprodução de vegetais seriam afetados.
De acordo com o estudo, realizado pelo Centro Nacional de Síntese Evolucionária  (NESCent, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, ruídos provenientes do tráfego intenso de veículos ou mesmo de máquinas

Termina prazo para definição de destino de elefanta em Ribeirão Preto



A elefanta asiática Mayson, 38, de três metros
e quatro toneladas, 
em recinto provisório no bosque de Ribeirão 
O prazo dado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para a permanência da elefanta Mayson em um recinto provisório do bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto (313 km de SP), terminou oficialmente nesta terça-feira (20). A secretária municipal do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, afirmou que já foram encaminhadas as documentações necessárias e que, agora, aguarda resposta do órgão.
"Todas as exigências feitas, como a construção do recinto [definitivo], foram enviadas. Esperamos que sejam analisadas e o Estado se manifeste",

Macaco se revolta com lixo em zoo

Fotógrafo de Santa Bárbara flagra macaco 'revoltado' com lixo em zoo

Macaco se exibe enquanto destrói lixo lançado em zoológico 
de Americana (Foto: Cláudio Mariano/sbonews)
Animal fica no parque de Americana e se exibiu destruindo um saco plástico. 
Prefeitura diz que muitas vezes lixo da rua deságua no lago do zoológico. 

Cientistas querem que golfinhos tenham "direitos humanos"




O parque aquático Sea World, nos EUA, foi processado por confinar cinco membros de sua equipe em um espaço diminuto e obrigá-los a fazer rotineiramente apresentações para o público. As autoras da ação? Um grupo de cinco orcas.

Elas foram representadas por uma ONG de direitos dos animais, que entrou com o pedido. Embora o juiz tenha optado por não levar o caso adiante, essa foi a primeira vez que um tribunal federal americano chegou a analisar algo do tipo.


Nos Estados Unidos e em outros países, é cada vez maior a quantidade de cientistas e organizações que se mobilizam pelos direitos dos cetáceos -o grupo de mamíferos marinhos que inclui os golfinhos e as baleias.


Ao fazer suas reivindicações, eles se apoiam em pesquisas que comprovam que esses