Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Maior folha do mundo é registrada em planta localizada na Amazônia


Estudos apontam que além de possuir grandes folhas, a planta chamada de Coccoloba realiza o processo de fotossíntese na ausência da luz.

A maior folha sem divisão do mundo, registrada no guiness book em 1997 pertence a uma planta que está na região Amazônica e foi descoberta em 1982 durante a realização de uma expedição cientifica do projeto Flora Amazônica (Inpa – Jardim botânico de Nova York), nas margens do rio Canumã, afluente do Rio Madeira, no município de Borba, distante 150 quilômetros de Manaus.

O pesquisador botânico, doutor Carlos Alberto Cid Ferreira responsável pela descoberta contou, na manhã dexta quinta-feira (04), que outro estudo feito com a planta descobriu que ela realiza fotossíntese (processo pelo qual as plantas transformam água, gás carbônico e outros minerais em compostos em oxigênio), também na ausência de luz.

Cid Ferreira, que trabalha com pesquisas de botânica no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, diz que todos os domingos se dirige ao anexo do instituto na zona centro-sul de Manaus, onde plantou cinco mudas da Polygonaceae Coccoloba sp, e recolhe as folhas caídas para estudá-las, analisando o tamanho e suas propriedades.

A planta, segundo o pesquisador, pode chegar a quinze metros de altura e possui um longo caule e as grandes folhas surgem apenas em seu ápice. “Nenhuma literatura cita isso, não havia registros até então dessa planta, em uma das coletas a folha chegou a pesar oitocentos gramas”, comentou Cid, enfatizando que a planta é de madeira e não de palmito, como uma palmeira.

Processo de preservação das folhas

Ao realizar a coleta das grandes folhas, o pesquisador parte a prensagem e pesagem, e inicia o processo de desidratação, sem evitar danos, como ataque de fungos e insetos. Na desidratação é usado o processo de secagem por resfriamento, onde são necessários 17 dias a uma temperatura constante de doze graus Celsius (12° C) para que as folhas apresente condições adequadas para a montagem em dois quadros de vidros com fundo de madeira com dimensões de 2.60 m x 1.60 m revestido de um tecido branco.

Fotossíntese sem luz

Há dois meses foi feito no instituto um trabalho sobre a fotossíntese da Coccoloba, que identificou que a planta faz fotossíntese também na sombra. O doutor Cid Ferreira comentou que o coordenador da pesquisa afirmou que isso é novidade da ciência e que um artigo científico com o assunto está em fase final para ser publicado na revista científica Nature.

Tipicamente Amazônica

A planta, até hoje, foi encontrada somente na bacia do Rio Madeira. “Não temos registro dessa planta fora dessa área, podemos dizer que ela é endêmica da bacia do Madeira.”, explicou Cid. Ele também falou a Coccoloba é dicotiledônea, ou seja, ela não apresenta outra composição que não seja madeira.

Ainda a conhecer

Um grupo de pesquisadores formado por anatomista, fisiologista e ecólogo para descrever melhor a planta encontrada na década de oitenta, mas apenas agora que se está chegando à conclusão de qual espécie ela é pertencente.

Fonte INPA

Arquiteto francês projeta edifício com vasos de bambu na fachada

A maior parte da fachada do prédio é
coberta por vasos em que crescem bambus.

A Tower Flower (Torre Flor, em português) foi construída na França, em 2004, e reserva uma visão inovadora a todos aqueles que passam pelo edifício parisiense. A maior parte da fachada do prédio é coberta por vasos em que crescem bambus.

O Castra Móvel chegou!


Castra Móvel, uma conquista a mais para a causa
animal de Sorocaba
Após longa luta para se conseguir algum benefício para os animais na cidade de Sorocaba, agora podemos dar esta boa notícia:  um castra móvel novinho, muito bem equipado, acaba de chegar para as castrações que serão feitas em variados pontos da cidade. O castra móvel foi adquirido pela prefeitura e contará com funcionários contratados para a operação. Certamente poderemos ter uma sensível diminuição da população de cães e gatos de rua no município. Através da castração por saturação pode-se conseguir excelentes resultados. Estamos otimistas. 

Ação contra o abandono de animais domésticos em parques


Precisamos sempre divulgar, orientar, conscientizar sobre a responsabilidade que temos quando temos um animal. Os animais domésticos dependem de nossos cuidados, em troca recebemos muito carinho e amor incondicional, isto não tem preço. Segue matéria sobre a campanha contra o abandono de animais publicada hoje no blog Conversa de Bicho, do jornal O Estado de São Paulo:


No dia 4 de outubro, às 16h30, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) de São Paulo realizará, no Parque Estadual Alberto Loefgren (Horto Florestal), o lançamento de placas e banners sobre o abandono de animais domésticos, que deverão ser instaladas nos principais acessos dos parques da capital.



O abandono de pets em parques de São Paulo é uma terrível realidade. Atinge a maior parte dos parques públicos da capital e a campanha busca, por meio da conscientização e da informação, resolver grande parte do problema. O evento contará com a presença do secretário Bruno Covas, responsável pela pasta.