Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Palhoça (SC) Aves vivas são descartadas em vala


As imagens de dois funcionários jogando ovos e pintinhos vivos em um vala, no município de Palhoça, em Santa Catarina, vai resultar na abertura de um inquérito policial. Segundo o delegado Luiz Carlos Cardoso Jeremias Filho, da Delegacia de Polícia de Garopaba, a apuração do caso começou na manhã desta sexta-feira (17). Filho ainda não tem detalhes do caso, mas afirmou que a atitude poderá ser enquadrada como crime ambiental. "Precisamos entender o que exatamente aconteceu e por quais motivos. Por enquanto, estamos iniciando a abertura de inquérito", afirmou.

SOROCABA(SP) Morte de animal levanta suspeita de maus tratos


A morte de um animal na Vila Tupã, região do bairro Brigadeiro Tobias, levantou suspeitas de maus tratos e levou ontem uma equipe da Polícia Militar (PM) até o local. O animal morto, um burro, teria permanecido três dias deitado por falta de água e alimentação. Embora em pé, um outro animal que se encontrava na área, um cavalo que pertencia à mesma dona do burro, estaria magro e fraco, relatou o tenente Leandro Carvalheiro. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Participativa (DPP Sul) e seria apurada por equipes da Delegacia Especializada de Proteção Animal de Sorocaba, que funciona em Brigadeiro Tobias.

RJ Colecionador: "Não quero saber de quadro, meu gato morreu"



Juliana Prado Direto do Rio de Janeiro 

O incêndio que atingiu a casa de um dos mais importantes colecionadores de arte e marchands do País, Jean Boghici, 84 anos, teve pelo menos duas grandes perdas. As pinturas Samba, de Di Cavalcanti, e Floresta Tropical, de Guignard foram destruídas. Mesmo abalado, Boghici passou a noite de segunda-feira e a manhã desta terça-feira contabilizando as obras comprometidas com a tragédia.

No início da tarde, Borghici aceitou falar com a imprensa e disse que irá se vingar do acidente fazendo "uma bela exposição". Ele confirmou que muita coisa se perdeu. "Queimou, qual o problema? Vai ficar tudo bom de novo. Já tive esse problema na década de 1970, perdi vários quadros e fiquei doente praticamente. Na época, fiz uma bela exposição e foi uma vingança contra o destino. Vamos fazer exposição muito bonita para me vingar."

O fogo atingiu a casa do marchand por volta das 18h de ontem. As causas do incêndio ainda estão sendo avaliadas pelos técnicos. Há indícios de que o fogo tenha se originado no sistema de refrigeração da casa, que fica em Copacabana, na zona sul da cidade.

'Não quero saber de quadro, meu gato morreu'

Pesquisadores registram baleias dormindo no Chile



Um encontro acidental entre um barco de pesquisadores e um grupo de baleias cachalote dormindo abriu um novo campo de conhecimento sobre o que se sabia dos hábitos da espécie. Segundo os cientistas da Universidade de St Andrew´s, do Reino Unido, as baleias entram em sono profundo por um curto período de tempo no dia, e isso as leva a serem classificadas como os mamíferos menos dependentes do sono do mundo. A pesquisa foi divulgada pela revista Nature.

Os pesquisadores estavam monitorando baleias cachalote da espécie Physeter macrocephalus, no nordeste do Chile, quando encontraram um grupo de baleias dormindo verticalmente na água. O barco chegou bem perto, e nenhuma acordou. “Foi na verdade muito assustador, estávamos com o motor desligado, mas chegamos muito perto para gravar os barulhos que elas faziam, mas logo percebi que o melhor seria ir com o barco para longe, e não correr o risco de ligar os motores e fazê-las reagirem assustadas”, afirmou o pesquisador Luke Rendell.

Único hospital público para cães e gatos do Brasil será ampliado


O único hospital veterinário público do Brasil, destinado a cães e gatos, foi inaugurado há 41 dias na capital paulista e já anuncia a ampliação do espaço físico. O novo prédio, que fica a 200 m do antigo, se somará ao já existente para que a equipe do hospital eleve a quantidade de atendimentos em 20% a 25%.

De acordo com o diretor administrativo do hospital, o médico veterinário Renato Tartália, tanto para o novo espaço físico quanto para a elevação do número de animais atendidos, não haverá aumento no repasse de verbas. O convênio estabelecido entre a prefeitura e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa-SP) garante R$ 600 mil mensais por um período de um ano.