Ataque foi testemunhado e registrado por visitantes do zoológico que acompanhavam a exibição Foto: TV/ WFAA / Reprodução
Ataque foi testemunhado e registrado por visitantes do zoológico que acompanhavam a exibição
Foto: TV/ WFAA / Reprodução
O zoológico de Dallas, no Estado americano do Texas, investiga os motivos que levaram dois leões machos a matarem a leoa Johari, de cinco anos de idade, durante uma exibição aberta ao público no último domingo. As informações são da rede de televisão WFAA, afiliada daABC
Johari passou por uma necrópsia, na qual foi constatado que a morte ocorreu por sufocamento. 
Dezenas de visitantes presenciaram o ataque. De acordo com as testemunhas, um dos leões começou a morder o pescoço de Johari, no que aparentava ser uma brincadeira. Então, outro deles começou a mordê-la também, com maior força.
Após cerca de dez minutos, a leoa estava imóvel e "visivelmente flácida", segundo descrições. Foi neste momento que os espectadores tiveram certeza que algo estava errado.
"Nós estávamos assistindo e não entendíamos o que estava acontecendo. Eles estão brincando ou se matando?", declarou a testemunha Michael Henshaw.
Quando perceberam a leoa morta, funcionários do zoológico declararam "código vermelho" e retiraram vistantes da área. Na jaula viviam, com Johari, os dois machos que a mataram e duas outras fêmeas, que participavam juntos de exibições desde 2010. 
Em comunicado, o zoológico informou não compreender ainda as causas do incidente e afirmaram que as investigações podem durar meses. Será apurado o comportamento da leoa momentos antes de sua morte.
"Externamente foi possível notar que ela tinha feridas e algumas hemorragias. Basicamente, sua traqueia foi bloqueada e ela foi sufocada com o ataque dos outros leões", descreveu o veterinário Lynn Kramer, que trabalha no zoológico.
Os dois leões machos foram isolados em outra jaula enquanto o caso é estudado.