Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Entraves jurídicos, políticos e econômicos para a Abolição dos pássaros cativos brasileiros


Anderson Valle* - Biólogo e Mestre em Psicobiologia.

A criação amadorista de Passeriformes tem sua origem histórica com a edição da Lei nº 5.197/67 que determinou em seu Art. 1o que "Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha".

De tal forma, a partir de 1967, a captura de animais na natureza e sua conseqüente manutenção em cativeiro passou a ser considerado crime. No entanto, ainda havia a questão do que fazer com os animais silvestres que antes de 1967 haviam sido capturados e eram mantidos nas residências. 

TRANSPORTE SUSTENTÁVEL-Artista inventa bicicleta feita com garrafas PET


Notícia publicada na edição de 08/02/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno A 

Ana Paula Yabiku Gonçalves 
ana.goncalves@jcruzeiro.com.br 
programa de estágio

Inventor de um novo modelo de bicicletas ecológicas, o artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, foi convidado pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), na tarde de ontem, a expor suas criações no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), que conta hoje com 104 obras no acervo. A ideia, segundo o artista, é atingir uma parcela dos 70 milhões de brasileiros que ainda andam a pé. "Um artista precisa de uma parede. E o Juan é um artista de vanguarda, que sempre teve público por onde passou", completa Pannunzio, que conheceu o artista quando foi presidente do Memorial da América Latina. A data da exposição ainda será definida.

Itapetininga: ONG de animais no interior de São Paulo é invadida e cães ficam feridos



Canis com cerca de 100 animais foram abertos e os cães acabaram brigando; ninguém foi preso




José Maria Tomazela
SOROCABA - A sede da União Internacional de Proteção aos Animais (Uipa) de Itapetininga, a 164 km de São Paulo, foi invadida por vândalos durante a madrugada desta quinta-feira. Os canis onde se encontravam cerca de cem cães foram abertos e os animais acabaram se atracando entre si. Mais de uma dezena sofreram ferimentos em razão das brigas. Os cães não chegaram a fugir para a rua. O local abriga também gatos, mantendo um total de até 200 animais.

A sede da Organização Não-Governamental (ONG) fica na Vila Mazzei e estava sem vigilância durante a noite. As coordenadoras da ONG disseram que o imóvel foi todo revirado pelos invasores, provavelmente à procura de objetos de valor. A entidade é mantida com doações e repasse da prefeitura, já que recebe também animais apreendidos pelo serviço municipal de zoonoses. A Uipa realiza feiras de adoção de animais recolhidos nas ruas ou entregues por moradores. A Polícia Civil, que investiga a invasão, não tinha encontrado suspeitos até a tarde desta quinta-feira. 

fonte: O Estado de SP

Comerciante adota cão que esperava dono que morreu

Parabéns Daniela Jacinto, repórter do jornal Cruzeiro do Sul por divulgar o caso, parabéns ao Dr. Thiago e aos nobres adotantes. Segue a matéria:

Animal tomou banho em pet shop
e dormiu na cama em sua nova casa
Daniela Jacinto 
O cachorro Negão, que há cerca de um mês permanecia no velório da Ossel do Centro foi adotado na terça-feira, dia 5, na mesma data em que o jornal Cruzeiro do Sul publicou reportagem sobre a sua história. Conforme funcionários, o animal estaria ali por causa do dono, que teria sido velado no prédio da funerária. Negão está sendo muito bem cuidado, já dormiu até na cama do novo dono, e hoje passará por cirurgia para a retirada de uma pele em excesso que está em seu olho. "Vou dar tanto carinho e atenção para ele, que o Negão vai esquecer o outro dono. Vou cuidar mais do que o outro cuidava", garantiu o comerciante Paulo Manoel dos Santos, proprietário de uma padaria na zona norte de Sorocaba. 

O desperdício de comida equivale a um terço da produção total


[O Estado de S.Paulo] Em todo o mundo joga-se fora ou perde-se, por ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, o equivalente a um terço da produção total e a mais da metade da colheita de cereais. Num cenário em que a população do planeta deve saltar dos atuais 7 bilhões para 9 bilhões de habitantes até 2050, impõe-se a revisão urgente dos padrões de consumo e de produção alimentar. Assim, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) decidiram lançar uma campanha de conscientização para tentar reduzir o desperdício que se verifica, em maior ou menor grau, em todos os países.

Cachorro permanece em velório à espera do dono



Daniela Jacinto 
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br 

Há aproximadamente um mês, um cachorro preto tem permanecido em frente ao velório da Ossel da rua Mascarenhas Camelo, no Centro. Os comentários que circulam por lá, entre funcionários, é que o cachorro teria sido visto durante o velório de seu dono e não saiu mais daquele lugar, como se esperasse por ele para retornar para casa. A história de fidelidade ao dono é parecida com a que foi relatada no filme "Sempre ao seu lado", em que o ator Richard Gere interpreta um professor universitário que é acompanhado diariamente por seu cachorro até a estação de trem, retornando ao local no horário que o professor está de volta, para que juntos possam ir para casa. Quando o personagem tem um ataque cardíaco fatal, o cachorro continua indo até a estação de trem para esperá-lo durante os nove anos seguintes, até falecer. A história do filme é verídica e aconteceu no Japão entre as décadas de 1920 e 1930. 

Volkswagen afirma que campanha com gato preto sairá do ar




A Volkswagen fez um gol contra ao buscar na superstição a inspiração para a sua campanha de lançamento do Gol 2013, principalmente ao utilizar um gato preto e associá-lo ao azar. A história repercutiu negativamente nas mídias sociais e a fabricante decidiu retirar a campanha do ar.
Curta a fan page do blog Conversa de Bicho e acompanhe as notícias do mundo animal!
O comercial, produzido pela Almap BBDO, mostrava uma pessoa estacionando um carro vermelho e sugeria que objetos de “sorte” e dispositivos de segurança do veículo teriam ajudado o motorista a estacionar em um local difícil. No final, um gato preto pula no capô, indicando que não dava para ter sorte o tempo todo.

Cientistas investigam impacto de plástico que se degrada nos oceanos



Tartaruga vivendo em meio a garrafas no Havaí;
plástico tem sido encontrado no estômago de animais
Uma equipe da BBC que fazia um documentário no ano passado sobre vida marinha encontrou lixo plástico que viajou milhares de quilômetros pelo oceano até parar no outro lado do planeta, em uma ilha remota a noroeste do Havaí.

O grupo de documentaristas e biólogos encontrou tartarugas que faziam ninhos no meio de garrafas plásticas, isqueiros e brinquedos. E descobriu filhotes de albatrozes mortos ou à beira da morte porque seus pais os haviam alimentado com plástico.