Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Filhotes de gambá perdem mãe e são salvos pelos bombeiros no RS

Animais foram encontrados em uma rua central da cidade de Erechim.

Gambás foram entregues a uma ONG do município.
O Corpo de Bombeiros resgatou 10 filhotes de gambá que tentavam amamentar na mãe, que estava morta, na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul.
Filhotes de gambá tentavam amamentar na mãe, que estava morta (Foto: Marielise Ferreira/Agência RBS)

Segundo a corporação, a mãe provavelmente foi atropelada, e os filhotes estavam desprotegidos na rua ao lado dela, em uma rua da região central da cidade, o que chamou a atenção dos moradores.

China inicia campanha contra consumo de sopa de barbatana de tubarão




Uma campanha para acabar com a matança de tubarões foi iniciada na China. As barbatanas são usadas em um prato tradicional do país, a sopa de barbatana de tubarão, considerada com propriedades afrodisíacas.
Uma exposição em Pequim mostra como é feita a extração: as barbatanas são cortadas dos tubarões vivos, secadas e vendidas para restaurantes.
Os peixes são atirados no mar e muitos na China acreditam que eles sobreviverão pois a barbatana crescerá de volta, mas a verdade é que o tubarão vai sangrar até a morte.
"Esta exposição mostra a ligação entre o prato de sopa em sua mesa com a origem da sopa, este belo animal cuja população está em declínio", disse a ativista Lei Chen Wong.

Ministério Público propõe ação para impedir rodeio em Resende

Alegando grave violação ao meio ambiente e crueldade contra os animais, o Ministério Público do Estado do Rio ajuizou Ação Civil Pública para impedir a realização de provas de rodeio durante a Exapicor 2011. O evento será realizado em Resende entre os dias 27 de setembro e 2 de outubro em comemoração ao aniversário da cidade.


A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Resende requer à Justiça que determine, de imediato, que o Município não realize ou contrate nenhuma empresa ou pessoa física para promover montarias em bovinos e equinos, vaquejadas e provas de laço. No caso de o contrato já ter sido firmado, o MP requer que seja determinada a rescisão.

ALF – Ataque incendiário ao biotério central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)


A Frente de Libertação Animal (ALF)   assume a autoria da invasão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na madrugada de 20 de setembro de 2011. Nós deixamos a nossa marca nos muros do complexo do biotério da UFSC, inclusive no novo prédio do Biotério Central, ainda em construção, para que todos os vivisseccionistas saibam que estamos aqui e em todos os lugares lutando pela liberdade dos ratos, pombos, cabras e cães que a UFSC mantém em confinamento para serem usados em experimentos ultrapassados que violam os interesses desses animais e em nada beneficiam a saúde humana.

A carne é fraca : Veganismo e vegetarianismo ganham adeptos

Milhares de pessoas vêm abandonando o hábito de comer carne em busca de um estilo de vida alternativo inspirado pela rejeição ética ao consumo de alimentos de origem animal. Várias celebridades já abraçaram essa bandeira, como o ex-beatle Paul McCartney e o presidente norteamericano Barack Obama. Mas, longe de ser um modismo, o vegetarianismo é um movimento com 2 mil anos de história e 200 anos de militância: nos Estados Unidos, um em cada cinco universitários já aboliu a carne. No Brasil, a novidade é o avanço da sua vertente mais radical, o veganismo. Enquanto a dieta vegetariana recusa todo tipo de carne, mas consome queijo, leite, ovos, mel ou iogurte, o veganismo, surgido em 1944, na Inglaterra, a partir de uma dissidência do vegetarianismo, não admite nada derivado de animal, seja comida, seja roupas, seja cosméticos ou joias.

Marreco engajado acompanha protestos no Chile


Um manifestante diferente foi visto nos protestos por reformas na educação do Chile.
Parado calmamente em uma das grades de proteção, um marreco acompanhou as manifestações contra o governo em Santiago.
Estudantes e trabalhadores chilenos estão há três meses indo às ruas pedindo ensino gratuito e de qualidade.


Fonte: Folha

Aprovado Projeto de Lei que proibe a extração de peles em São Paulo

Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o projeto de lei 616/11, de autoria do deputado Feliciano Filho, que visa proibir a criação de qualquer animal doméstico, domesticado, nativo, exótico, silvestre ou ornamental com a finalidade de extração de pele.

A proposta tem como principal finalidade proteger as chinchilas, que são animais abatidos exclusivamente para satisfazer o comércio de peles.
“Uma sociedade justa não pode permitir que animais paguem com suas vidas pela vaidade humana.

Paraguai : 819 animais executados com tiros de rifle




Pelo menos 819 cabeças de gado serão sacrificadas a partir de amanhã (22) no Paraguai, como parte da extensão do bloqueio por causa dos focos de febre aftosa confirmados no último domingo.


A informação é do titular interino do Serviço Pecuário Oficial do Paraguai (Senacsa), Carlos Simón. Ele confirmou a nova data para o sacrifício do gado, que iniciaria hoje (21) e foi adiada para amanhã (22). Equipes executarão os animais da Fazenda Santa Helena onde foram localizados focos da febre aftosa, em San Pedro no Paraguai.


Ele ainda explicou que é preciso ajustar alguns detalhes, como a extensão de valas, cavadas com tratores do Ministério de Obras Públicas, onde serão depositados os corpos dos 819 animais mortos com tiros de rifle.

Campinas : Ação Direta de ativistas em elevado contra o rodeio de Jaguariúna (SP)

Ativistas da causa animal fizeram uma intervenção em Campinas colocando uma grande faixa sobre um elevado desativado sobre a Avenida John Boyd Dunllop (umas das mais importantes da cidade), na altura da Vila Teixeira contra o Rodeio de Jaguariúna e contra os rodeios em geral. Sobre a faixa estava escrito: -CHEGA DE VIOLÊNCIA - RODEIO É COVARDIA .
O elevado é uma ponte do desativado metrô de superfície e a faixa é visível no sentido bairro-centro.



Tatui : Evento pela execução do projeto postos veterinários de proteção aos animais


PARTICIPE EM TATUÍ- EVENTO MUNDIAL PELO FIM DA CRUELDADE


Traga a família - Faça parte de um mundo sem crueldade, sem violência, de paz e amor...
Se possível vista uma camiseta ou camisa branca -  Traga uma vela, acenderemos em memória dos milhares de cães e gatos mortos no canil municipal de Tatuí CCZ , e para iluminar o coração do prefeito Gonzaga para que execute o projeto "postos veterinários de proteção aos animais"
José Franson - Tatuí -  Este dia vai representar um marco na nossa luta pelo bem-estar dos animais, será lembrado como o dia em que o mundo todo se uniu em uma só voz para pedir o fim de tanta crueldade.

SP: Festival Segunda Sem Carne 2011 – programação gratuita



A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) presenteia São Paulo no início de outubro com uma extensa programação gratuita que inclui shows, demonstrações culinárias e diversas outras atividades com o intuito de divulgar o vegetarianismo para a população em geral. Programação.


Fonte: Vista-se

Tratador alimenta sozinho grupo de girafas nas Filipinas

Pequeno perto das gigantes girafas, um tratador alimenta um grupo de animais em Busuanga, nas Filipinas.Como são animais herbívoros, o zelador oferece folhas de árvore às girafas do santuário de vida selvagem da ilha Calauit.O espaço, apesar de localizado na Ásia, abriga principalmente animais africanos numa área de mais de 3.700 hectares.


Fonte: Folha

Dia Mundial Sem Carro - 22/09/2011



Vamos aderir  ao movimento!O Dia Mundial Sem Carro, que acontece todo dia 22 de setembro, é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.
O objetivo de se organizar um Dia Mundial Sem Carros é divulgar alternativas ao transporte individual motorizado e propor a reflexão sobre a viabilidade e a justiça de cidades planejadas para automóveis. É a data para você que tem um carro e o utiliza rotineiramente pensar sobre sua parcela de responsabilidade na poluição. É o dia para testar alternativas, conferir se o transporte público no seu bairro continua mesmo tão ruim, arriscar uma caminhada mais longa, talvez até pedalar. A ideia é mostrar que é possível cumprir sua rotina sem depender de um veículo.


Que tal deixar o carro em casa? Invista nessa ideia!
Dê carona, use o transporte público, ande de bicicleta. 
Faça a sua parte que a natureza faz a dela!

Após atraso de voo, cão fica sem cuidados e morre

Um cachorro da raça pug morreu no último dia 13 após ficar cerca de 10 horas na caixa usada para transportar animais em voos. Segundo os donos do animal, o cão teve parada cardiorrespiratória ao desembarcar em Vitória (ES), depois de um atraso no embarque em São Paulo.


A jornalista Mariana Castelar de Oliveira, 26, afirmou que ela e o marido mudaram de São Paulo para Vila Velha (ES) em janeiro. Na semana do incidente, eles vieram para São Paulo buscar os três cachorros pug --duas fêmeas e um macho, chamado Santiago.


"Nós ligamos para a Gol para saber como transportar os três animais. Eles explicaram que só transportavam dois, mas que era para preencher um formulário para a liberação do terceiro. Nós fizemos isso e, às 5h30, como a empresa nos orientou, estávamos no aeroporto de São Paulo", afirmou Mariana, que viajou com o marido --que é esteticista canino-- e a filha de um ano e quatro meses.
Ainda de acordo com ela, os funcionários levaram os três cachorros para serem colocados nas caixas de transporte, mas houve um atraso para o check-in. "Sugeriram para a gente embarcar às 10h50 em vez de às 7h, mas esse voo atrasou mais de três horas. Meu marido pediu aos funcionários para que pudéssemos ver os cães e levar água, porque estava muito calor. Porém eles informaram que não era permitido e que os animais estavam bem", disse a jornalista.

Cão vira babá de macaquinho resgatado em montanha no Japão

O cachorrinho Goma tornou-se a "babá" de um macaquinho que foi resgatado em uma montanha na cidade de Tanabe, no Japão.
Segundo o jornal "Kyodo News", após a passagem de um tufão pela área, o macaquinho se perdeu da mãe e estava machucado.
O dono de Goma, Yoshiaki Mae, avistou o macaquinho no último dia 14 e o resgatou.


Desde o momento em que o colocou no carro, Goma e o macaco começaram a se dar bem e passam o tempo todo juntos, tornando-se famosos entre os vizinhos.Ainda segundo "Kyodo", Mae pretende levar o macaquinho de volta quando ele se recuperar.


Fonte: Folha

Sorocaba vai participar do Evento Mundial pelo fim da Crueldade com os Animais


No dia 08/10 as 16h na pista de caminhada do Parque do Campolim, haverá o Evento Mundial pelo fim da Crueldade com os Animais em Sorocaba, realizado pela Comissão de Justiça e Direito dos Animais.


PARTICIPE


As autoridades mexicanas levaram para zoológicos públicos animais capturados de casas de traficantes de drogas, contrabandistas de animais e circos sem autorização.

Com o aumento das ações do governo sobre os líderes do narcotráfico, muitos de seus animais têm sido retirados de suas gaiolas  e levados para  zoológicos do México.

Orangotango na Indonésia é incentivado a fumar em zoológico

Há menos de uma semana, uma gorila fumante que vivia em um zoológico precário na Malásia foi transferida a outra instituição onde seria ajudada a largar o vício. Mas um orangotango na Indonésia não tem a mesma sorte. Tori, um macho de cinco anos de idade, recebe cigarros de visitantes e funcionários do zoo onde vive há anos, e não há esforços para que o animal largue o cigarro.
O zoo Taru Jurug na província de Solo foi denunciado pelo Centro de Proteção aos Orangotangos, mas não há previsão de medidas para que Tori e outros de seus companheiros de jaula deixem de fumar.

Rancho abandona animais e vaca morre agonizando

Uma vaca agonizou e morreu no Rancho Isa, uma propriedade abandonada localizada na rua Ricardo Benetton Martins, no bairro Polo II de Alta Tecnologia, em Campinas. A ocorrência foi registrada na quarta (14) no Setor de Proteção Animal e Meio Ambiente da Polícia Civil pelo vice-presidente da União Protetora dos Animais (UPA), César Rocha. 


Antes de formalizar a denúncia, o ativista foi pessoalmente no local para tentar salvar o animal, que estava com uma das patas presa em um ralo externo de uma piscina desativada. 

Amazônia é a galinha dos ovos de ouro do agronegócio, diz biólogo

O agronegócio sairia ganhando se visse a Amazônia como galinha dos ovos de ouro. Se a floresta morre, as chuvas na região secam, e o lucro evapora junto.
É o que pensa o biólogo americano Thomas Lovejoy, 69, pioneiro nas pesquisas sobre a região amazônica.
Quando visitou a floresta pela primeira vez, em 1965, ele era um jovem biólogo à procura da maior aventura possível. Pai de gêmeas cariocas, de férias no país, defendeu que o cuidado com a Amazônia seja parcelado entre várias nações.