Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Proibição de feiras para venda de cães e gatos é aprovada por vereadores de Taubaté


A realização de feiras para venda de cães e gatos em praças, ruas, parques ou estabelecimentos deverá ser proibida, de acordo com projeto da vereadora Maria Teresa Paolicchi (PSC), aprovado em duas votações na sessão quarta-feira, 28. 


Para que se torne lei, a proposta deve ser sancionada pelo prefeito.


“Nessas feiras, geralmente os animais ficam expostos ao sol, em gaiolas, muitos sequer estão vacinados. Queremos proibir isso”, afirmou a autora, lembrando ocasião em que adquiriu um cachorro em uma feira, e o animal morreu em menos de uma semana. “Depois, fomos saber quem ele nem era da raça que o criador falou que era.”

Entrevista debate o papel do zoológico para os animais

Entrevista com Sônia T. Felipe*



Até que ponto os zoos realmente ajudam os animais?


Sônia T. Felipe - Os zoos são centros de confinamento completo de animais. Só por essa sua característica podemos ver que não ajudam em nada os animais ali confinados. Não há animal que possa estar bem a seu próprio modo enclausurado num espaço artificialmente construído por humanos para detê-lo lá. 


Eles realmente auxiliam na reprodução e preservação de espécies raras?


Sônia T. Felipe - O que os zoos fazem é procurar a reprodução biológica de espécies ameaçadas de extinção. Mas, quando falamos em preservar espécies não pensamos que uma espécie seja constituída apenas por sua bagagem genética. Cada espécie animal precisa de um espírito específico, que permita a preservação daquele tipo de vida de forma autônoma. Isso os zoos não podem fazer. No máximo, o que eles preservam, é o banco genético. 

Parlamentares aproveitam decreto do governo para reduzir reservas


Parlamentares armaram uma surpresa para o plano do governo de reduzir três parques na Amazônia por medida provisória: colocaram no texto emendas que acabam com 650 mil hectares de outras áreas protegidas.


Uma extensão superior à do Distrito Federal seria subtraída de unidades de conservação no Pará e em Minas Gerais que nada têm a ver com a medida provisória. Tais emendas costumam ser apelidadas de "contrabando".


Elas foram apensadas à MP 542, que Dilma Rousseff baixou em agosto para acomodar três hidrelétricas em Rondônia e no Amazonas cujos reservatórios se sobrepunham aos parques.

Zoo na Costa Rica recria savana africana e abriga girafas, zebras e antílopes




Mal desponta o sol em Guanacaste, no Pacífico norte da Costa Rica, e cerca de 200 animais africanos, como girafas, zebras, antílopes, dromedários, avestruzes e gnus, esperam ansiosos o café da manhã.




Estão a milhares de quilômetros de distância do que deveria ser seu lar, mas eles ignoram. A paisagem é parecida à savana africana, e isso, além dos cuidados especializados que recebem, parece ser suficiente para levarem uma vida prazerosa nas planícies do país centro-americano.

Sorocaba promove encontro para debater a construção de cidades sustentáveis



A cidade de Sorocaba está promovendo o encontro nacional da ANAMMMA(Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente)  que começou neste domingo (25) e acabará amanhã ,quinta-feira (29).O  tema principal  do ANAMMMA é  "o desafio das cidades sustentáveis" e propõe debater políticas ambientais entre os municípios participantes. 


Os principais assuntos deste evento são a gestão integrada de resíduos sólidos com inclusão social e responsabilidades compartilhadas, estratégias para conservação da biodiversidade e o planejamento sustentável das cidades na perspectiva da Conferência Rio + 20.

China: Ato de crueldade, jovem arremessa filhote no mar


Pequim (China) - Em um ato de crueldade, um chinês lançou um filhote de cachorro no mar diversas vezes. Apesar do animal conseguir voltar para a praia, o jovem voltava a atirá-lo na água. A terrível cena aconteceu na província de Xiamen, sul da China.


Apesar de apelos de pessoas que viam o ato grotesco, o homem jogava repetidamente o animal na água. Após ser arremessado diversas vezes, o animal se cansou deixando ser levado pela correnteza, e ficando preso nas pedras. A cena revoltante foi capturada por um pessoa que caminhava pela praia.

Justiça concede liminar e paralisa obras de Belo Monte no Rio Xingu

SÃO PAULO - A Justiça Federal no Pará concedeu liminar determinando a imediata paralisação das obras de construção da Hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu. No local, são desenvolvidas atividades de pesca de peixes ornamentais pelos associados da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (Acepoat), autora de ação ajuizada na 9ª Vara Federal, especializada no julgamento de causas ambientais.

Sorocaba:Ativistas colocam condições para a vinda de girafas


A aquisição de girafas para o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros foi tema de reunião na tarde de ontem a tarde, no próprio parque. O encontro, que durou cerca de duas horas, contou com a presença do vereador Francisco Moko Yabiku e seus assessores, funcionários do zoo, integrantes das ONGs Instituto Cahon e da Comissão de Justiça e Direito dos Animais. Os principais pontos de discussão foram a origem das girafas e os argumentos utilizados nas campanhas pró e contra a compra dos animais. Após muito debate, os ativistas aceitaram a possibilidade de que o zoo abrigue girafas doadas ou trocadas com outros parques que tenham animais excedentes, porém continuam contra a compra de uma girafa vinda de criadouros na África. Eles acreditam que o comércio de espécies silvestres estimula o tráfico de animais.

Aprovada lei que proíbe touradas na Catalunha, Espanha

Amanhã (25), é o ultimo dia que a plateia vai gritar “olé” na Praça de Touros Monumental, em Barcelona.
A lei que proíbe as touradas foi aprovada depois que a população da Catalunha fez um abaixo-assinado e coletou 180 mil assinaturas.
A Catalunha, aliás, é a primeira região da Espanha a proibir o esporte, ou, a arte, como dizem os fãs.
No entanto, a indústria das touradas, que vem perdendo espaço, vai recorrer à Justiça para derrubar a lei.


Fonte: R7

No Ano Internacional das Florestas, veja como os bichos vivem nelas

No mundo animal é assim: cada macaco no seu galho. E não são só os primatas: cada bicho tem seu lugar, principalmente os que vivem nas florestas.






Bichos na floresta
Elas ocupam 31% do planeta e se dividem em três tipos, com temperatura, vegetação e alimentos diferentes. Tudo isso define o tipo de bicho que mora ali.


Em uma floresta muito quente, por exemplo, bicho peludo não entra. Já nas mais frias, os animais com poucos pelos morreriam de frio! Nestas páginas, conheça os estilos de floresta que cobrem a Terra e os animais que vivem nelas.