Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Denúncia: Tutor publica no facebook seu cachorro desfigurado após rinha

Um usuário do facebook chamado José Neto que reside em Teresina- Piauí, postou em sua página a foto de um dos seus cães , totalmente desfigurado, após ter ganho a rinha. Os amigos da rede social dele também combinavam as próximas rinhas e os cães que iriam levar. Nos comentários inclusive citaram  um pit bull deste tutor que matou três vezes seguidas em cinco lutas.

Cães: protesto na UEM hoje


Hoje, às 13h, tem manifestação na entrada do portão principal da UEM, promovida por defensores dos animais (entre os quais Flávio Mantovani), para que os cães confinados no Biotério e que são usados em experimentos, sejam libertados.*A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, Fundações e Terceiro Setor de Maringá apresentou no último dia  7 , ação civil pública ambiental, com pedido de liminar, contra a Universidade Estadual de Maringá para suspender a utilização de cães para experimentos e outros procedimentos clínicos pelo curso de Odontologia. 

Coveiro adota cão que foi morar em cemitério após morte do dono



O coveiro Sidinei Ramos adotou o cãozinho Rambo que foi morar no cemitério municipal de Mamborê (476 km de Curitiba) desde que seu dono foi enterrado no local, três anos atrás.
Ramos disse à Folha que tomou a decisão de adotar Rambo (apelido que ganhou do próprio coveiro) depois que algumas pessoas desistiram de ficar com ocachorro.

Cadela fica ferida ao ser arrastada por moto em condomínio de luxo em SP


SÃO PAULO - Uma cadela ficou ferida após ser arrastada pelas ruas do condomínio de luxo Delta Park, em Araçatuba, no interior de São Paulo, amarrada com uma corda em uma moto do porteiro do local na quinta-feira. De acordo com a Polícia Civil, uma testemunha viu o maltrato e fez a denúncia.
Segundo boletim de ocorrência, a cachorra entrou em uma das casas do condomínio, que não permite a entrada de animais.

Centro de Zoonose de Fortaleza já eutanasiou mais de seis mil animais de rua em 2011


Mais de seis mil animais de rua já foram eutanasiados em 2011 em Fortaleza. De acordo com o coordenador da leishmaniose do Centro de Zoonose de Fortaleza, Sérgio Franco, o número de total de animais é 6.276. Desses, 3.279 animais foram eutanasiados após diagnóstico de calazar.

Guarulhos: Audiência Publica é palco de agressões a ativistas por grupos ligados a rodeios


Em frente à Câmara Municipal, em Guarulhos, nessa quarta feira 17 de outubro, ativistas e a população se reuniram contra os rodeios e por pouco não foram agredidos por pessoas que são favoráveis a esse tipo de “festa”. Os ativistas em aproximadamente 120 pessoas, estavam em um número três vezes maior, dentre ,  munidos com faixas, panfletos de conscientização e aparelhagem de som, a fim de fazer uma manifestação pacífica . 

CAHON : ONG tenta evitar importação de girafas para zoo de Sorocaba, SP


Um abaixo-assinado virtual organizado por ambientalistas tenta impedir a importação de girafas vindas da África para o Zoológico de Sorocaba, no interior de São Paulo.
“Se realmente descobrirmos que estes animais vêm de origem africana ou de um criador da África, se for de criador da África também é tráfico de animais. Então, realmente a gente vai combater até o final”, afirmou Honno Marques, presidente da ONG.

Girafas em Sorocaba: Sorocaba: Prefeito recebe abaixo-assinado com 14 mil assinaturas

Na tarde desta segunda-feira (10), o grupo Escoteiros Santana entregou ao prefeito Vitor Lippi um abaixo-assinado com 14 mil assinaturas para que a Prefeitura de Sorocaba adquira girafas para o Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e reuniu também a equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pela administração do Zoo, e o vereador Francisco Moko Yabiku. "Nós vamos estudar com calma e com muito carinho a possibilidade de trazer essas girafas para Sorocaba.

Rede TV fez um programa com o Deputado que quer permitir o sacríficio de animais em rituais religiosos




O Deputado Edson Portilho, que fez uma lei permitindo o sacrifício de animais em rituais religiosos, esteve no Super Pop na Rede TV com uma promotora, um pai de Santo e Rosangela Vieira da WSPA

Fundação Toyota cria fundo para conversação da APA Costa dos Corais


O Instituto Chico Mendes, responsável pela APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, ganhou um aliado de peso: a Fundação Toyota do Brasil.


Projeto da instituição tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA, e o suporte e o financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área.

Cão farejador passa mal após maior apreensão de cocaína pura no NE



O cão farejador usado na maior apreensão de cocaína pura já realizada na Região Nordeste passou mal e teve que entrar em licença por recomendações de um médico veterinário. O pastor alemão mordeu dois sacos de gesso e passou mal por cheirar o pó vindo deles após suspeitas sobre uma carga acondicionada em cinco contêineres na região metropolitana do Recife no sábado. Foram encontrados aproximadamente 530 kg da droga nos sacos.

Projeto quer regulamentar guarda de animais de estimação após divórcio


Está pronto para votação pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados o projeto (PL 1058/11) que regulamenta a guarda de animais de estimação após o divórcio dos donos.


Segundo a lei, quando não houver acordo, caberá ao juiz definir a guarda conforme o ambiente disponível para morada do animal, a disponibilidade de tempo e as condições oferecidas para cuidado com o bicho, bem como o grau de afinidade com o animal.


A proposta conta com apoio de defensores dos direitos dos animais. Segundo Simone Lima, da Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal, não são apenas os humanos que sofrem com o fim de um casamento ou união estável.

Rio de Janeiro: confira como foi o Evento Mundial pelo fim da Crueldade



O dia 08 de Outubro de 2011 foi marcado por diversas manifestações ao redor do mundo pedindo o fim da crueldade contra animais. O WEEAC (Evento Mundial de Combate à Crueldade Animal) tem propósito abolicionista, ou seja, pede o fim de toda e qualquer exploração animal para benefício humano. 

Porto Alegre: confira como foi o Evento Mundial pelo fim da Crueldade


Foto: Vanguarda Abolicionista

No final da tarde deste sábado, 8 de outubro, ocorreu a edição de Porto Alegre do World Event to End Animal Cruelty - WEEAC, 'Evento Mundial pelo Fim da Crueldade Animal'. A partir das 16h, sob céu nublado e com previsão de chuva, reuniram-se no Monumento ao Expedicionário, localizado no Parque Farroupilha, integrantes da Vanguarda Abolicionista, Sea Shepherd e Porto Alegre Melhor, além de ativistas independentes. 

Campinas: confira como foi o Evento Mundial pelo fim da Crueldade

O Evento Mundial pela Crueldade em Campinas aconteceu na Concha Acústica do Taquaral e teve a participação de várias ONGs  da cidade e ativistas.
O coordenador do Evento Flavio Lamas garante a importância do evento perante os problemas que a cidade enfrenta com a  causa. Em Campinas, segundo Flavio, há muito tráfico de animais silvestres devido a  sua localização, e há também outro agravante- as capivaras, caso que traz discordâncias entre ambientalistas e o setor de saúde local.

Curitiba: confira como foi o Evento Mundial pelo fim da Crueldade


Fotos: WEEAC BRAZIL

O WEEAC  em Curitiba contou com a participação de 50 pessoas, entre ativistas e ONGs . O manifesto do evento começou na Praça Santos Andrade e seguiu para a  Rua XV de Novembro em direção a Boca Maldita, com  muitos cartazes, chamando atenção da cidade.
Houve a  vigília à luz de velas após o grupo participante ter retornado a Praça onde começou o evento.

Sorocaba: confira como foi o Evento Mundial pelo fim da crueldade

Fotos: Comissão de Justiça

O primeiro WEEAC - Evento Mundial pelo fim da crueldade aos animais - no Brasil, também aconteceu em Sorocaba, apesar da chuva que afastou algumas pessoas, o evento foi muito bom:
 -Jovens ativistas, portando faixas e folhetos se puseram nos semáforos da Avenida, em frente ao Parque do Campolim, chamando a atenção dos motoristas para a questão dos direitos dos animais;
- vários vídeos, alguns chocantes outros menos, foram exibidos, folhetos foram distribuídos;


- confortavelmente "sentados no chão" os participantes trocaram experiências sobre a causa, e explanaram o desejo,  a ânsia e a esperança  das coisas que precisam  ser  mudadas;
- mensagens motivadoras e de incentivos, de que o trabalho pala causa animal não se esmoreça, foram deixadas no livro; 
- a vigília repleta de emoção finalizou o evento.


Fonte: Comissão de Justiça e Direito Animal

Espanha: toureiro é gravemente ferido ao ser atingido no rosto





O toureiro espanhol Juan José Padilla se feriu gravemente nesta sexta-feira durante uma tourada em Zaragoza, depois que um touro o atingiu no rosto.
O toureiro foi atendido na enfermaria da arena e posteriormente foi transferido ao Hospital Miguel Servet, onde será operado com urgência, informaram à agência EFE fontes sanitárias.

Canil que alugava cães de guarda é fechado em Ribeirão Preto




A Delegacia de Proteção aos Animais e a Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto (313 km de SP) lacraram nesta quinta-feira (6) um canil que alugava cachorros para empresas da construção civil. O local é acusado de maus-tratos aos animais.