Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Manifestantes anti-touradas não desistem enquanto as touradas não acabarem em PortugaL

“Eu acho que não deveríamos ter parado de gritar quando a corrida começou”, diz Guilherme, de camiseta preta, sentado no chão da Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, Portugal. “As paredes da praça de toiros são de betão e ainda existe a música da tourada. Mesmo numa praça desmontável, não ouviriam”, responde com rouquidão a presidente da Associação Animal, Rita Silva. Não satisfeito, Guilherme pede ainda à presidente para comprar microfones mais potentes para conseguir fazer mais barulho.

Pesquisa aponta que pássaros da região de Sorocaba (SP) estão ameaçados pela devastação ambiental

A degradação ambiental em cidades próximas de Sorocaba (SP) está ameaçando aves que não conseguem buscar seus alimentos, ou mesmo se deslocar, nas plantações. Em estudo de mestrado do campus de Sorocaba da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Marcelo Gonçalves Campolim mostra que na região de Pilar do Sul, foram observados aves como a tovaca-cantadora, caneleiro-preto, tangará, saí-canário e sairá-viuva que são extremamente dependentes dos fragmentos florestais para a obtenção de alimentos e possivelmente para a reprodução. “A falta, ou até mesmo a diminuição destes fragmentos que são ‘vizinhos’ das plantações, pode significar a extinção local para estas aves”, explica.
A consequência disso é explicada pelo professor Augusto Piratelli que orientou o estudo. “O ecossistema perde algumas de suas funções, como a dispersão de sementes, e torna-se mais frágil”.

Tangara fastuosa, mais conhecido como Tangará, é uma das espécies ameaçadas. Foto: Divulgação

Cidades de todo mundo discutem clima







São Paulo - Foi sob o mote de que nações falam, cidades agem, que prefeitos da C40, rede de metrópoles unidas para pensar soluções para o clima, deram o tom do encontro do bianual do grupo, que pela primeira vez acontece na América Latina, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em São Paulo. O evento serve para firmar parcerias, trocar boas práticas e discutir problemas relacionados às mudanças climáticas e as cidades.

No primeiro dia de plenárias da rede - que desde 2005 agrega 40 grandes cidades, responsáveis por 12% das emissões de gases estufa e 21% do PIB mundial - o destaque ficou por conta de um acordo firmado com o Banco Mundial. Não se falou em valores imediatos, mas Robert Zoellick, presidente do banco, garantiu que o fundo verde para as cidades pode chegar a 50 bilhões de dólares.

Goiás luta contra estigma do lixo nuclear


Brasília - “É mais fácil quebrar um átomo do que quebrar um preconceito”. Foi com essa citação de Albert Einstein que o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, fez menção ao estigma que leva há 24 anos o município de Abadia de Goiás, a 13km de Goiânia.

A cidade de 6,5 mil habitantes é considerada “a cidade do césio”, depois que passou a armazenar as 6 mil toneladas de lixo radioativo recolhidas das áreas contaminadas pelo acidente com o césio 137, em 1987, na capital do estado. E a depender da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), essa realidade e essa alcunha irão permanecer.

Sean Kingston pode tomar multa pesada por perturbar peixes-boi com seu acidente

Sean Kingston pode ter que pagar uma multa ambiental de até US$ 32 mil (cerca de R$ 50 mi) se for comprovado que o acidente com seu jet ski perturbou a fauna marinha próxima à orla de Miami. As informações são do site TMZ.
A lei ambiental da região é bem rígida: quem incomodar os peixe-bois que ali vivem, causando ondas ou turbulência no mar, está sujeito a multas pesadas.
Kingston fraturou a mandíbula e o punho e teve água no pulmão depois de bater com seu veículo numa ponte em Miami no dia 29/5.
Na última quinta, médicos disseram que a recuperação de Sean levaria seis semanas. No dia seguinte, porém, ele já estava consciente e se comunicava através de sinais.

Austrália sacrifica sua economia para proteger os animais


Sydney (Austrália), 9 jun (EFE).- A indignação causada após a divulgação de imagens dos cruéis métodos empregados nos matadouros da Indonésia para sacrificar o gado levou a Austrália a proibir a exportação desses animais ao país.

Milhares de australianos ficaram horrorizados depois que, na semana passada, o canal de televisão "ABC" expôs graficamente os maus-tratos a que os animais são submetidos antes de serem sacrificados.


Por causa disso, o Governo da Austrália vetou a exportação de gado durante pelo menos seis meses à Indonésia, país para o qual vende por ano cerca de 500 mil de cabeças.

"Nós australianos universalmente expressamos nosso repúdio à crueldade contra os animais", disse a legisladora do Partido Verde no estado da Austrália do Sul Tammy Franks.

Redução do gelo no Ártico causa migração de espécies do Pacífico ao Atlântico

Algumas espécies procedentes do oceano Pacífico, entre elas uma alga microscópica e a baleia-cinzenta, migraram ao Atlântico através do Ártico devido à redução da camada de gelo que formou um corredor marinho pelas águas do norte, revela um estudo europeu publicado na revista científica "Nature".
Os autores do texto constatam a migração da espécie de plâncton "Neodenticula seminae", considerada extinta no Atlântico Norte há 800 mil anos, o que representa uma alteração da cadeia alimentar marinha.

Vídeo do site que promete matar um gato ao vivo na internet é falso

Um site chamado "Domus Mortem" mostra um gato, em uma webcam ao vivo, pede para o visitante decidir sobre a vida ou morte do bichano e gera polêmica na web. Será real ou falso?




Um site perturbador, sem dúvida. Não há nada no site além de uma única página com um vídeo mostrando um gatinho preso em uma jaula. Logo abaixo, um painel de votação com duas opções:“Salve o gato” ou “Mate o gato”.




Imagem: E-falso