Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

SP: idosa deixa 25 gatos como herança para melhor amiga



Idosa deixa 25 gatos como herança para melhor 
amiga em Marília, São Paulo
Foto: Thaís Maciel/Arquivo Pessoal / Divulgação
TALITA ZAPAROLLI
Direto de Marília
Nada de dinheiro ou propriedades. O que uma idosa de Marília, a 443 km de São Paulo, deixou para a melhor amiga como herança foi nada mais, nada menos que 25 gatos. Marina Bernardo morreu aos 82 anos em 26 de dezembro, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).
Por saber que a melhor amiga também gostava de gatos, ela manifestava em vida o desejo de que Deuci Sandrini Maciel Mesquita, 68 anos, cuidasse dos felinos caso ela morresse.
"Eu conhecia a Marina há mais de 30 anos. Ela morava a duas quadras da minha casa no bairro Polon. Como ela gostava de gatos e eu também, começamos a conversar. Daí surgiu a amizade", explica Deuci.

Unidade móvel vai fazer castração de animais em bairros de Sorocaba, SP


Muitos interessados nos perguntam como foi possível conseguir o castramóvel. Foi um longo caminho, este serviço foi uma das reivindicações que fizemos juntamente com as ongs Acesa, Coesão Poética, Comissão de Justiça dos Direitos dos Animais e alguns poucos ativistas quando de nossa audiência pública por políticas públicas pelos animais ocorrida em 2010, de lá saiu uma carta de intenções onde enumeramos itens importantes para os inúmeros problemas encontrados na cidade. O vereador Marinho Marte apresentou então o projeto para o castramóvel que foi aprovado e ano passado pudemos ver realmente o ônibus novinho e adaptado para fazer as castrações. É isso, é preciso unir entidades, protetores e ativistas da causa e fazer as reivindicações junto às autoridades que administram a cidade. Isto não é nenhum favor, é direito que temos, e é direito dos animais que sejam tutelados pelo estado, está na lei. Instituto Cahon 
segue o texto do G1 Sorocaba e Jundiaí

Serviço gratuito terá mobilidade e primeiro bairro beneficiado será o Cajuru.
Animais podem ser machos ou fêmeas, a partir de seis meses de idade.
Castração de cães e gatos será feita em unidade
móvel (Foto: Zaqueu Proenca/Prefeitura Sorocaba)


O serviço gratuito de castração de cães e gatos de Sorocaba (SP) passa a contar com uma unidade móvel. O objetivo da prefeitura é castrar os animais em diversos pontos da cidade e o novo equipamento vai ajudar a atender as diversas regiões.
Equipado com duas mesas cirúrgicas, ar condicionado, frigobar e pia, o microônibus percorrerá os bairros, após uma programação pré-definida, com uma equipe composta por veterinário e agentes da Zoonoses.
De acordo com a Zoonoses, o primeiro bairro beneficiado com o novo serviço será o Cajuru. Em janeiro, um censo será realizado no bairro para consultar os moradores sobre o interesse em castrar os animais de estimação.
As castrações gratuitas são realizadas em cães e gatos provenientes de bairros pré-estabelecidos, com base em critérios técnicos. Os animais podem ser machos ou fêmeas, com idade a partir de seis meses.
Os veterinários informam que há várias vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio, deixam de atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero e ficam mais tranquilas.
Para os machos, segundo os agentes da Zoonoses, aumenta o período de vida, eles ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, além de reduzir a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, fugas e brigas e o risco de transmissão de doenças.

fonte: G1

Brigitte Bardot ameaça seguir Depardieu e pedir passaporte russo


Defensora dos direitos dos animais, antiga musa do cinema diz que quer nova cidadania para protestar pelo tratamento de dois elefantes e não contra o aumento de impostos na França
04 de janeiro de 2013 | 17h 37
PARIS - A antiga musa do cinema francês Brigitte Bardot ameaçou nesta sexta-feira, 4, seguir os passos do colega Gérard Depardieu e pedir um passaporte russo, mas não em protesto contra o aumento de impostos no país, e sim pelo tratamento a dois elefantes de circo.

Os animais, denominados Baby e Nepal e de propriedade de um circo em turnê, estariam com tuberculose e um tribunal de Lyon, no sul da França, ordenou nesta sexta-feira que eles sejam abatidos como medida de precaução.

Rio São Francisco pode ser extinto, diz biólogo


Após quatro anos de monitoramento do rio e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, o biólogo José Alves Siqueira, 41, e outros 99 pesquisadores alertam: o rio está em processo de "extinção inexorável".


O professor integra a equipe da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Petrolina (PE), contratada pelo governo federal para fazer o inventário da flora e da fauna ao longo de todo o trecho da obra.

O resultado encontrado no rio e nos 469 quilômetros de canais está no livro Floras das Caatingas do Rio São Francisco: História Natural e Conservação (Andrea Jackobsson Estúdio). Leia os principais trechos da entrevista.

A entrevista é de Daniel Carvalho e publicada no Folha de S.Paulo, 26-12-2012.

Eis a entrevista.

O título do primeiro capítulo do livro assusta: "A extinção inexorável do rio São Francisco". Como vocês identificaram esse processo e por que o consideram inexorável?

Funcionária do McDonald’s perde 50 kg após largar fast food

A britânica chegou a pesar 120 quilos 
por causa de dieta baseada em fast food
Foto: Reprodução

Teresa Mayhew, funcionária de um restaurante do McDonald’s, chegou a pesar mais de 120 quilos devido à alimentação baseada em hambúrgueres e batata frita. Depois do café da manhã e almoço na rede de fast food, ela ainda finalizava o dia com pizza ou kebab no jantar. Segundo o jornal Daily Mail, a dieta supercalórica fez com que a britânica dobrasse seu peso em apenas dois anos e chegasse a vestir o número 26, proporcional ao 56 brasileiro. Foi só após uma reeducação alimentar que ela conseguiu eliminar 50 quilos.

Crueldade com tubarões em Hong Kong


Barbatanas de tubarão secam ao sol e cobrem o telhado de uma fábrica em Hong Kong. Ambientalistas dizem que a captura descontrolada está causando uma calamidade ambiental


Trabalhadores durante processamento das barbatanas de tubarão. Hong Kong é um dos maiores mercados do mundo para as barbatanas, usadas para fazer iguarias caras

Jantar entre amigos