Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Acordo prevê o plantio de muda para cada carro vendido na cidade de Sorocaba


Uma lei sancionada em 2008 finalmente deverá ser colocada em prática em Sorocaba no mês de junho deste ano, que obriga os donos de concessionárias de veículos a plantarem uma muda de árvore para cada automóvel, motocicleta, caminhão, e outros tipos de veículos novos vendidos na cidade. Com isso, a cidade deverá contar com 24 mil novas árvores por ano, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

DISTRITO FEDERAL : Contra queimadas, Ministério declara estado de emergência ambiental


O Ministério do Meio Ambiente decretou nesta quarta-feira (17) estado de emergência ambiental em 19 estados e no Distrito Federal, já tendo em vista o período de secas, quando são mais comuns os focos de incêndio nas florestas brasileiras. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.

Piauí intensifica fiscalização de animais nas estradas


A Polícia Militar quer, em parceria com os municípios, aumentar o trabalho de correição de animais nas estradas estaduais. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a presença de animais na pista é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Piauí. O problema acontece de Norte a Sul e já tirou a vida de vários piauienses.
Segundo o comandante do Batalhão, tenente-coronel Sousa, é preciso que a sociedade participe e se interesse pela questão por se tratar de um problema crônico no Estado. 

Lei para identificação de animais deve entrar em vigor até maio em Joinville


A lei que vai obrigar a implantação de microchips em animais domésticos será regulamentada em Joinville por meio de um decreto até o final do mês de maio, quando deve entrar em vigor. A elaboração está em fase final pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), e vai obrigar que todos os animais, filhotes, adultos, de raça ou sem, sejam identificados eletronicamente com a implantação do microchip – que tem o tamanho de um grão de arroz.


Projeto prevê extermínio de animais de rua em sede da Olimpíada de Inverno de 2014


AFP
DA AFP

O anúncio de um projeto que prevê o extermínio de mais de 2.000 animais de rua na cidade russa de Sochi, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, provocou grande polêmica.Com o alvoroço no município localizado às margens do Mar Negro, as autoridades se viram obrigadas a recuar.
Obra dos Jogos de Inverno entorta casa e aumenta crise na Rússia; veja fotos

Evento em SP terá 500 animais para adoção



Foto: Keké Flores/Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo promove neste sábado (20) a Festa de Adoção Show de Bola, evento que incentiva a adoção de cães e gatos e estimula a harmonia entre torcidas de futebol.

Animais para adoção já estão castrados e com
vacinas em dia (Foto: Keké Flores/Divulgação)
O festival vai acontecer no próprio CCZ, no bairro de Santana, na Zona Norte da cidade. Cães vestidos com camisas dos principais times paulistas ainda farão uma partida de futebol, que terá a participação dos visitantes.

O CCZ de São Paulo tem cerca de 500 animais disponíveis para adoção. Todos eles foram imunizados com vacina específica para a espécie e antirrábica. Além disso, todos foram castrados, microchipados, vermifugados e tratados contra pulgas e carrapatos.

Cachorro é agredido com chave de ferro e machado em SP



Animal teve que ser sacrificado após as agressões sofridas pelo dono e outro homem

Um cachorro de grande porte foi encontrado agonizando após ser agredido por uma chave de dobrar ferro e por golpes de machado na cabeça na noite deste sábado em Lençóis Paulista, a 297 km da capital. O cãe, de nome Max, foi agredido por dois homens, entre eles o próprio dono, em uma residência do bairro Maestro Júlio Ferrari.

Vizinhos acionaram a polícia, que comunicou a ONG Associação Protetora Amigos dos Animais. Ao chegar ao local, a representante da associação encontrou o animal com cinco cortes profundos na cabeça. O cachorro chegou a ser levado para uma clínica veterinária da cidade, mas devido à gravidade dos ferimentos precisou ser submetido a eutanásia. 

"Estou há três anos na associação e foi uma das cenas mais horríveis que já vi. Estou chocada", disse a vice-presidente da ONG, Maria José Montanhole. Representantes da associação foram à delegacia pedir justiça enquanto o boletim de ocorrência era registrado. De acordo a polícia, o proprietário do animal estava com ele há apenas 10 dias. O homem relatou que havia ganhado o animal de um amigo.

Os suspeitos teriam chegado em casa embriagados, conforme a polícia. Eles relataram que ao colocar ração para o animal, ele avançou e, por isso, um deles atirou a chave de dobrar ferro no cão, que avançou novamente. Eles então revidaram com o machado. A dupla relatou que o animal era feroz, mas os vizinhos disseram que Max era bastante dócil. Os suspeitos foram ouvidos pelo delegado Luiz Cláudio Massa e liberados. Se condenados, a pena para o crime varia de três meses a um ano de detenção, além de multa. 

Histórico de maus tratos
Em maio de 2012, mais de 30 animais - entre gatos e cachorros - foram encontrados mortos em ruas e casas do bairro Ibaté. Perto dos animais achados pedaços de salame e mortadela envenenados. Em outra ocasião, um gato foi encontrado em um terreno baldio com as quatro patas cortadas. A matança coletiva indignou os moradores da cidade.

"Tem acontecido muitos casos de maus tratos e abandono em Lençóis. Até cachorros de raça são abandonados. As pessoas não têm tido muitos escrúpulos aqui. A gente gostaria que eles fossem condenados, mas sabe como é, no Brasil a lei é muito branda”, avaliou Maria José Montanhole.

Especial para Terra