Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

Mulher encontra corpo de filhote de gato em salsicha



20 de Março de 2013 • 13h37 •  atualizado 13h51


Filhote de gato foi encontrado em salsicha
Foto: Reprodução

Uma mulher encontrou o corpo de um filhote de gato em uma salsicha que estava comendo em Buri Ram, na Tailândia, segundo informações publicadas pelo jornal The Bangkok Post. De acordo com a publicação, a mulher havia comprado as salsichas em um mercado local e ela e sua família estavam comendo o produto quando perceberam o corpo do animal. A mulher afirmou ao jornal que a família sempre gostou de salsichas e estava desfrutando a refeição quando ela encontrou algo estranho e se aproximou para ver. Foi quando ela percebeu olhos, nariz e um pedaço de pelo de gato.
A mulher afirmou que eles se desesperaram e quase vomitaram. Ela ainda disse que sua família montou um altar para o gatinho em sua casa, onde colocaram o corpo e fizeram orações. De acordo com o jornal, a polícia e as autoridades de saúde pública local estão investigando se o fabricante de salsichas mistura carne de gato com carne de porco para fazer o produto ou se foi apenas um incidente isolado no qual supostamente o gato teria caído na máquina e contaminado a comida.

Terra

Pastor constrói igreja com 10 mil garrafas PET em SC


Jeremias Ferreira diz que não pediu dízimo ou ajuda financeira.
Em quatro meses, com ajuda de fiéis, obra quase foi concluída.

Igreja foi construída com cerca de 10 mil garrafas PET e outros recicláveis (Foto: Marcelo Becker/Diário Catarinense/Agência RBS)

O pastor Jeremias Ferreira, 51 anos, construiu com cerca de 10 mil garrafas PET o templo para sua igreja Amigos de Jesus, em Tubarão (SC).

A construção representa, segundo ele, o principal valor da comunidade: não pedir dízimo ou ajuda financeira aos fiéis. “Vi uma igreja com esse propósito em Itajaí (SC), que não pedia contribuição. Inicialmente, fazíamos as celebrações na garagem da minha casa, mas sentimos a necessidade de um espaço maior”, disse Ferreira ao G1.

O terreno foi comprado pelo próprio pastor, com o dinheiro que ganha como eletricista e manobrista. “O dono do terreno me deixou pagar R$ 100 por mês e fui pagando assim, aos poucos.”
             
Já a ideia de construir a igreja com garrafas PET surgiu durante um culto. “Estava no meio de uma reunião e tive essa ideia. Acredito que foi um plano de Deus, porque não tínhamos os recursos dos fiéis.”
           
O material foi recolhido por crianças da comunidade que ganhavam uma bala a cada garrafa. Em quatro meses, e com a ajuda dos cerca de 30 fiéis da igreja, a obra quase foi finalizada. “Falta completar o telhado com garrafas. Temos também alguns pneus sendo colocados, assim como outros materiais recicláveis”, afirma.

Orgulhoso da iniciativa, Ferreira pretende agora ampliar a comunidade. “Fiquei muito satisfeito. Durante o dia é bem claro, e à noite fica muito bonito. Agora esperamos ver a igreja crescer.”

fonte: G1

Nota: a obra foi concluida em 2009 (Instituto Cahon)

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo



18/03/2013 - Augusto Pires, Fonte: Redação Dispersa
O sistema lento de gotejamentocolabora para que 
micro-organismos não passem pelo filtro -
Foto: Reprodução

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos, há muito tempo, e nem mesmo sabíamos disso. Pesquisas norte-americanas apontaram que os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita causador de doenças. 

Essas conclusões são baseadas nas pesquisas demonstradas no livro The Drinks Water Book, de Colin Ingram, ótima referência para pesquisas sobre sistemas de filtragem de água. 

As pesquisas revelam que sistemas mais eficientes são baseados na filtragem por gravidade, onde a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior, justamente como são os filtros de barro no Brasil. Esse sistema mais 'calmo' de filtrar a água garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água. 

Essas conclusões levam a crer que quando um filtro de água sofre uma pressão devido ao fluxo da água da torneira ou da tubulação, o processo fica prejudicado, pois a pressão sobre o conjunto faz com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos como ferro e chumbo passem pelo sistema chegando ao copo do consumidor. 

Por fim a pesquisa revela também que muitas das tecnologias que são lançadas no mercado não têm muita utilidade, pois, em geral não impedem que elementos perigosos como o flúor ou arsênio passem pelo processo de filtragem, assim sendo suficiente a compra de um filtro simples de gotejamento e cerâmica. 

Assim é sempre bom ficarmos atentos na compra de produtos que são importantes à saúde e sempre analisarmos bem o produto de acordo com a sua real necessidade.


Fonte: MetaEfficient


Área de florestas recuperadas cairá 58%




Este será o saldo do novo Código Florestal caso mudanças sejam mantidas, diz estudo

BRUNO DEIRO - O Estado de S.Paulo
Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estima que a área de florestas a ser recomposta em todo o território brasileiro cairá 58% caso o formato do novo Código Florestal seja mantido. Só a região do Cerrado, com a expansão da soja, poderá ter 40 milhões de hectares desmatados legalmente por possuir a maior extensão de propriedades com ativo florestal (áreas passíveis de desmatamento).

A área de passivo ambiental (em que há obrigação de se recompor a vegetação nativa), segundo o estudo, cairá de cerca de 50 milhões de hectares (Mha) para 21 Mha. Os Estados mais prejudicados serão Mato Grosso, Pará, Minas Gerais e Bahia.

Para os responsáveis pela pesquisa, a pressão pelo desenvolvimento da agricultura no País é a principal causa. "É preciso planejar melhor a produção agrícola em áreas já ocupadas e aumentar a produtividade, de modo que não seja necessário abrir novas áreas", diz Britaldo Silveira Soares-Filho, do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG. "O País tem de dirigir suas políticas agrárias neste sentido."

O caso do Cerrado é o mais emblemático. Estados como Maranhão, Piauí e Bahia têm sido palco de expansão da cultura da soja e poderão perder, legalmente, áreas de vegetação nativa com as mudanças aprovadas no código. Outro bioma ameaçado é a Caatinga, com cerca de 26 Mha de ativo florestal.

"É preciso desenvolver políticas de manutenção de floresta em pé", argumenta Britaldo. "Uma possibilidade é criar um mercado de terras florestadas, em que quem tem excedente de floresta nativa em sua propriedade gera um título para quem tem um déficit."

Mesmo com a grande redução de áreas a serem recompostas, o estudo prevê a possibilidade de que mecanismos criados pelo novo código, como a Cota de Reserva Ambiental (CRA), efetivamente viabilizem parte da recomposição. Pelas projeções, seria possível reduzir em até 55% o passivo ambiental em reservas legais, o que equivaleria a pouco mais de 16 Mha.

Expansão. O estudo da UFMG, que será divulgado oficialmente nesta semana, foi encomendado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e faz parte de um estudo maior que fará o modelamento da expansão da agricultura no País. Pouco mais de 60% do território brasileiro (cerca de 530 Mha) é coberto por vegetação nativa e 40% (quase todo na Amazônia) é formado por áreas de conservação ou terras indígenas.

fonte: estadao.com.br

Porque denunciar vale a pena

Como a sociedade poderá se proteger de pessoas de má índole, que agridem os animais, se não houver denúncias?  Fica difícil! Denunciar é ajudar na punição daquele indivíduo que torturou e maltratou um animal, e, conseqüentemente, é dar uma chance a este animal de ainda ter uma vida digna. 
Nos Estados Unidos, toda denúncia feita contra crueldades e maus-tratos aos animais é rigorosamente investigada, inclusive porque já foi constatado que detrás do sofrimento de um animal há sempre uma criança ou uma outra pessoa indefesa em perigo.                                                    
                                                       
      Aqui, no Brasil, a Lei 9605/98 art. 32 assegura que MALTRATAR ANIMAIS É CRIME, dispositivo Legal para que possamos denunciar qualquer crime cometido contra qualquer animal, sem nenhum constrangimento. Afinal, a Lei foi criada para punir e coibir pessoas que praticam crueldades contra seres indefesos e incapazes de se ajudar. Vários exemplos já foram dados de indivíduos que progrediram na criminalidade, iniciando suas práticas violentas em animais indefesos.
       Tenham em mente, que uma pessoa capaz de produzir sofrimento e morte a um animal, além de covarde, já que agride o mais fraco sem uma gota de misericórdia, provavelmente, fará o mesmo, se lhe convier com os de sua espécie. É só uma questão de tempo e oportunidade. Não seria essa pessoa uma temeridade para nossa sociedade? Então, coloquemos em prática o antigo provérbio: “Antes que o mal cresça, corta-se-lhe a cabeça”, assim, freando um mau instinto estaremos colaborando para o bem estar futuro de nossa sociedade.
    Quem não lembra da cadela grávida de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que foi amarrada e arrastada por um carro,  por três indivíduos considerados de boa família? Pois é, os pedaços da cadela e de seus filhotinhos, ainda na barriga, ficaram pelas ruas da cidade ensangüentados horrorizando a todos. Dois elementos deste trágico episódio foram considerados culpados, pagaram multas e foram obrigados a fazer um trabalho pela comunidade, o outro, dono do carro, ainda será julgado. Esperamos que este Alberto seja condenado e que vá para a cadeia, para que outros Albertos não surjam com suas más índoles, hoje já são tantos!!!
   Em todo o País, vemos todos os dias criaturas dando vazão aos maus instintos e provocando dor e sofrimento a inocentes.  Esperamos que as penas para os crimes com animais sejam aumentadas, até por uma questão de inteligência, já que são as primeiras vítimas indefesas a serem atingidas, além de termos a consciência de que o sofrimento de um animal não difere em nada do sofrimento humano. Não há justificativa cabível para que um ser humano torture e/ou mate um animal indefeso.
    Para denunciar maus-tratos ou crueldades com os animais é muito fácil, basta que se vá a uma delegacia mais próxima munido de fotos, gravações e/ou testemunhas e se faça um B.O. (Boletim de Ocorrência) sabendo que você nem será o autor do processo judicial que porventura for aberto a pedido do Delegado, pois o DECRETO 24.645/34, reza em seu artigo 1 que “TODOS OS ANIMAIS SÃO TUTELADOS PELO ESTADO”.
    Portanto, toda vez que você se deparar com animais sendo abusados, maltratados e feridos, não se omita, defenda seus direitos como um cidadão pagador de impostos e respeitador da vida. De repente, você estará livrando alguém de perigo de morte, num futuro próximo, muito próximo!
    “Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado”.
         Elie Wiesel
Por: Fátima Borges – Professora de Português e Teatro Infantil, Colunista, Poetisa e Artista Plástica, 

Tietê estará despoluído até 2025, diz Sabesp




A presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, afirmou que a concessionária tem a meta de despoluir o Rio Tietê até 2025, por meio das obras de coleta e tratamento de esgoto desenvolvidas pelo Projeto Tietê. "Em 2025 teremos o rio despoluído", afirmou. "Até o final da década, teremos uma condição (do rio) próxima de sem odor e grau de despoluição bastante avançado", completou.
A declaração de Dilma foi feita nesta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, durante cerimônia com presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. A reunião foi promovida para assinatura de financiamento de R$ 1,35 bilhão do banco para o Projeto Tietê.
A presidente da Sabesp afirmou que o planejamento da concessionária para a quarta etapa do Projeto Tietê está concluída, e que demandará investimentos de R$ 4 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão já está garantido. "Essa etapa atinge áreas remotas e pobres da região metropolitana", mencionou. Dilma acrescentou que será lançada em abril uma licitação internacional para contratação de serviços para aumentar a eficiência das principais estações de tratamento de esgoto (ETEs) da região. "Vamos aumentar a capacidade de tratamento e a eficiência das ETEs", disse.
Projeto
O Projeto Tietê está em sua terceira etapa, iniciada em 2011, de um total de quatro. O custo total da terceira etapa é de R$ 3,90 bilhões, e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O empréstimo firmado com o BNDES servirá para cobrir a contrapartida da Sabesp dentro do contrato com o BID. Os novos investimentos, de R$ 1,35 bilhão, irão elevar a coleta e o tratamento de esgoto na capital paulista e em 27 cidades da região metropolitana, beneficiando os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí.
A terceira etapa envolve cerca de 500 obras, entre as quais a construção de nove estações de tratamento de esgoto, ampliação de três já em operação e instalação de 580 km de grandes tubulações para redes de bairros, entre outras medidas.
De acordo com planejamento da Sabesp, ao fim da terceira etapa do Projeto Tietê, o índice de coleta de efluentes irá de 84% para 87% na região metropolitana. O tratamento subirá de 70% para 84%. As obras do Projeto Tietê começaram em 1995 e têm duração prevista de 25 anos. A primeira etapa ocorreu de 1995 a 1998, com investimento de R$ 2,16 bilhões; a segunda foi de 2000 a 2008, com R$ R$ 982 milhões. A terceira etapa vai de 2011 a 2015, com R$ 3,9 bilhões.