Direito dos Animais

Ativismo, abolicionismo e conscientização

Vegetarianismo e Veganismo

Escolha saudável com ética

Meio Ambiente

Compromisso com o planeta e total sustentabilidade

Arte Sustentável

Conheça nossas ecoficinas e nossos ecoprodutos

BAIRRO JÚLIO DE MESQUITA FILHO, Sorocaba - Famílias se mudam e têm que abandonar animais de estimação


Matéria publicada hoje no Jornal Cruzeiro do Sul mostra o descaso com relação aos animais, esperamos que quando o Comitê de Direito dos Animais estiver em funcionamento, tais casos possam ser resolvidos rapidamente. Atenção senhores políticos, os cães não votam mas o povo sim!  Leia o artigo:
Cães e gatos estão ao relento porque seus donos, atendidos pelo programa Vítima Zero de Enchente, não podem levá-los
Cerca de 30 famílias, que moravam em uma área verde invadida no bairro Júlio de Mesquita Filho, ganharam um novo lar. Porém, alguns de seus membros foram deixados para trás. Cachorros e gatos estão há uma semana ao relento, esperando por seus donos, que talvez nunca mais voltem para buscá-los. Tapumes de madeira e escombros das casas e barracos derrubados pela Prefeitura - após a transferência dos moradores do local para o residencial Altos do Ipanema, na zona norte - são utilizados pelos animais, agora de rua, como forma de garantir um espaço mais aconchegante para dormirem. Ocorre que os beneficiados com um apartamento no residencial não puderam levar seus animais de médio e grande porte para a nova moradia, por que o espaço não seria adequado a recebê-los. Já a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Seção de Controle de Zoonoses, alegou que não é de sua responsabilidade o recolhimento dos bichos de estimação abandonados por seus donos.

ECOFAIR / EXPROTEGE

        
Por Flávia Maris Gil
                   
 Começou hoje, em Sorocaba, a ECOFAIR / EXPROTEGE, até sábado, dia 19, as pessoas poderão comparecer ao Clube União Recreativo Campestre e visitar os stands de diversas empresas e organizações não governamentais (ONGS) com propostas curiosas e inovadoras sobre meio ambiente, sustentabilidade e segurança do trabalho. Entre hoje e o final do evento serão realizadas também 45 palestras abordando os temas propostos pelo evento, todas gratuitas. 

Policiais da cavalaria estão “tirando capim” para animais não passarem fome




Foi flagrado  na manhã desta quarta-feira (16) policiais da cavalaria em Caicó (RN) chegando na sede do pelotão com uma carga de capim.  Na semana passada foi enviada uma denuncia ao repórter Rosivan Amaral que haviam animais  passando fome por falta da alimentação enviada pelo governo do estado.

Animais de estimação ajudam idosos a superar depressão





Como os animais são carinhosos e gostam de atenção; além de fazer companhia, eles podem trazer mais alegria para quem sofre de solidão e depressão.

Vítimas de maus-tratos em circos, animais vivem isolados em jaulas em Zoo


Desde 2006, três leões e dois tigres apreendidos em um circo vivem em recintos improvisados no Zoológico de Brasília. Os espaços com cerca de 20m² cada um não são ideais para abrigá-los. Outros dois leões, vindos do Zoológico de Niterói, o macho Dengo e a fêmea Elza, estão na mesma situação, há mais de um ano. Os pequenos abrigos deveriam ser temporários, mas a permanência dos leões se prolongou por não haver nenhum outro zoológico ou criador interessado em acolhê-los.

Veto à degradação ambiental


"O Código Florestal agora aprovado pela Câmara dos Deputados, do qual resultará a previsível degradação ambiental em larga escala e a óbvia superação da tutela ambiental pela prevalência inconstitucional dos princípios da livre-iniciativa, dando prioridade ao chamado agronegócio. Todo o processo legislativo foi permeado pelo enfrentamento desses interesses, não necessariamente antagônicos, e prevaleceram tristemente os interesses econômicos", assevera Márcio Fernando Elias Rosa, Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 15-05-2012.


Segundo ele, "ao contrário da tão almejada segurança jurídica, o projeto final aprovado põe em risco a sociedade brasileira, que tem garantido constitucionalmente o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. O texto aprovado passa ao largo do equilíbrio constitucionalmente exigido e, como consequência, da sua implantação só decorrerá degradação ambiental ainda mais expressiva".

MPF investiga abuso a animais em universidade federal


O Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF-RS) instaurou, no dia 10 de maio, Procedimento Administrativo Cível para apurar denúncias de abusos e maus tratos contra animais. As acusações são contra o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Caseiro é multado em R$ 1 mil por caçar animais em Itu, SP




A Polícia Militar Ambiental flagrou um homem de 39 anos em Itu (SP) armazenando restos de animais da fauna silvestre em um freezer, na tarde desta segunda-feira (14). De acordo com a PMA, quatro armas de fogo foram apreendidas.
Durante fiscalização de rotina no bairro Pedregulho, os policiais chegaram a uma chácara e notaram que o caseiro começou a agir de forma suspeita, a fim de evitar a presença dos policiais.
Durante fiscalização de rotina no bairro Pedregulho, os policiais chegaram a uma chácara e notaram que o caseiro começou a agir de forma suspeita, a fim de evitar a presença dos policiais.

Sorocaba sediará Feira Ambiental de Inovações Regionais- ECOFAIR




O Instituto Cahon vai participar da Ecofair, participe você também!




Nesta semana, entre os dias 16 e 19 de maio, acontecerá  a ECOFAIR - Feira Ambiental de Inovações Regionais. A feira é mais que um evento de negócios, ela pretende também mostrar e discutir alternativas de crescimento econômico, associadas a sustentabilidade ambiental e social. A ECOFAIR será uma feira multisetorial, com a participação de empresas privadas, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba (Secretaria do Meio Ambiente) e de organizações não governamentais. Estima-se que cerca de 15 mil pessoas visitarão a feira. 






Trânsito moderno e mais limpo no México


A população da Cidade do México convive diariamente com uma densa camada de poluição. Esta, em breve, vai acabar, segundo acreditam os responsáveis pela metrópole.


O chamado Plano Verde futuramente deverá evitar que milhões de toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera. 

Manifestantes pedem veto ao Código Florestal em visita de Dilma a Betim

(Foto: Pedro Triginelli/G1)


Um grupo de manifestantes aproveitou a visita da presidente Dilma Rousseff a Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para pedir veto ao Código Florestal, aprovado no fim de abril pela Câmara dos Deputados. 

Mães adotivas muito especiais


Mable, uma galinha de 1 ano, de Shrewsbury, Reino Unido, acha que é um cão e assume o papel de mãe de um grupo de cachorros. Para a surpresa dos proprietários e da mãe original (que mais brinca no quintal que dá atenção para os filhotes), Mable assume o cesto sempre que tem essa possibilidade. 


Vira-latas são adotados por soldados no Afeganistão



Um abrigo no Afeganistão está trabalhando para encontrar pessoas interessadas em adotar cachorros abandonados. A maioria dos novos donos desses animais é formada por soldados que estão retornando para casa.




A clínica Nowzad está vacinando todos os animais, antes de despachá-los para suas novas casas.