Sobrecarga Ambiental:População mundial atingirá 7 bilhões de pessoas nesta segunda-feira


A população mundial deve atingir a marca de 7 bilhões de pessoas na próxima semana. A estimativa é da ONU, que se baseou em estatísticas demográficas e anunciou a próxima segunda-feira (31) como data simbólica para discutir os rumos do planeta.






Depois de crescer lentamente durante toda a história da humanidade, o número de seres humanos na Terra mais que dobrou nos últimos 50 anos. O número de 7 bilhões de humanos será alcançada 12 anos depois de um bebê nascido em Sarajevo ter sido nomeado pela ONU como o 6º bilionésima pessoa a nascer e 24 anos depois de o 5º bilionésimo ter nascido na Bósnia. 


Pegando carona nas discussões, a BBC criou uma ferramenta que mostra o "número humano" de cada pessoa. Basta digitar a sua data de nascimento e o aplicativo faz uma estimativa de quantas pessoas existiam quando você nasceu e quantas já viveram em toda a história do planeta.


Planeta superlotado


Demógrafos acreditam que haja 9 bilhões de humanos na Terra até 2045. Por um lado, o marco populacional indica melhora na expectativa de vida e significa que as pessoas têm adotado modo de viver mais saudável em relação às gerações anteriores. Ou seja, as pessoas estão vivendo mais e melhor. Mas, por outro lado, o número contrasta com os problemas estruturais que a Terra enfrenta. O planeta mostra sinais de sobrecarga com o aquecimento  global e escassez de riquezas naturais. Além disso, o aumento populacional pode piorar a situação da fome e da desigualdade social em países pobres.


Fonte: Jornal do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário