Presença de animais em circos e zoológicos gera discussão






O Santuário de Grande Primatas, em Sorocaba (SP), tem, entre seus 300 animais, alguns que vieram doentes de zoológicos. Muitas entidades que defendem animais consideram que a vida de bichos nos zoos não é adequada, por estarem presos e expostos aos visitantes.


Mas há também quem defenda que os zoológicos são importantes para desenvolver nas pessoas amor pelos animais e o trabalho com pesquisas.



Além do santuário, a cidade de Sorocaba tem um zoológico, que surgiu em 1916 de maneira improvisada. O chamado Jardim dos Bichos funcionou até 1930 e era uma espécie de "depósito", para onde eram levados os animais encontrados na região.


A prefeitura comprou uma chácara e construiu o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, inaugurado em 1968. Lá, segundo a administração, os animais são expostos com cuidados - os macacos, por exemplo, ficam em uma ilha, longe dos visitantes.Há também educação ambiental e pesquisas.


Em 2004, depois da reforma, os animais ganharam novos recintos, projetados com técnicas e materiais modernos. Por exemplo, as telas são cinza, para não fazer reflexo.


Para Adalto Nunes, administrador do parque, nos zoológicos, os animais "são como embaixadores da natureza".


Para ele, sua função é educativa: "Não é uma vitrine de bichos. As pessoas vêm pelo lazer, e a gente quer que elas venham, mas espera que saiam com a nossa mensagem". O veterinário acredita que os zoos ajudem a desenvolver amor e respeito pelos animais.


CIRCO NÃO PODE


A apresentação de animais em espetáculos de circo, que já foi muito comum, é proibida no Estado de São Paulo desde 2005. Mas ainda não há lei que proíba essa prática em todo o país.


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é favorável à criação da lei. "É intolerável. Sou contrária ao uso de animais nos circos." Há um grupo formado por representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura discutindo o assunto, e eles vão se reunir em fevereiro.


Além disso, há um projeto de lei para ser votado. Mas, enquanto isso não acontece, nove Estados e mais de 50 municípios já adotaram leis locais que proíbem circos de usar animais.


Fonte: Folha

0 comentários:

Postar um comentário