Cães alertam morador para tremores de terra em Montes Claros

Os tremores de terra em cidades do Norte de Minas estariam sendo pressentidos, minutos antes, por cães. O relato foi feito por moradores da zona rural de Santa Bárbara, em Montes Claros. Por terem os sentidos mais aguçados do que os do ser humano, os animais percebem as primeiras ondas que vêm do centro da terra e ficam agitados.



Na última terça-feira, quando ocorreu um abalo de intensidade moderada, com 2,6 graus, moradores ficaram surpresos com os cachorros, que começaram a latir momentos antes do estrondo. Um representante do Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas foi até o local.
O professor Délcio Rocha, zootecnista do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com sede em Montes Claros, explica que os animais podem pressentir anormalidades.

Segundo ele, nos casos de tremores, terremotos e maremotos, o instinto de sobrevivência muda o comportamento dos bichos, o que os deixa agitados. “Eles têm um sexto sentido que os alerta sobre os fenômenos”, afirma Délcio Rocha.

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário