ECOFAIR / EXPROTEGE

        
Por Flávia Maris Gil
                   
 Começou hoje, em Sorocaba, a ECOFAIR / EXPROTEGE, até sábado, dia 19, as pessoas poderão comparecer ao Clube União Recreativo Campestre e visitar os stands de diversas empresas e organizações não governamentais (ONGS) com propostas curiosas e inovadoras sobre meio ambiente, sustentabilidade e segurança do trabalho. Entre hoje e o final do evento serão realizadas também 45 palestras abordando os temas propostos pelo evento, todas gratuitas. 



A feira conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba, representada pela Secretaria do Meio Ambiente, que apresenta suas iniciativas de cuidado com o meio ambiente e educação ambiental.


Além de chamar a atenção para o tema “desenvolvimento sustentável”, cada vez mais comum nos dias de hoje, a feira é uma oportunidade para as empresas divulgarem seus produtos e serviços. É importante ressaltar também que a feira ocorre na cidade de Sorocaba, que é um polo industrial crescente no cenário brasileiro.

 
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

                Dentre as iniciativas mostradas nos stands podemos citar a ONG Pé de Planta que comenta seus projetos de compostagem doméstica e de condomínios, de plantação e acompanhamento de crescimento de árvores e o projeto “sons da floresta” que apoia a fabricação de instrumentos musicais com madeira reflorestada. A Natureza Brasil trouxe cosméticos, alimentos e produtos fitoterápicos fabricados a partir de materiais nativos do Brasil.


A Onduline apresentou suas telhas ecológicas fabricadas a partir de fibra de celulose extraída do papel, que proporcionam maior conforto acústico e térmico. A Ihara apresentou seu programa de tratamento de resíduos de agrotóxicos, seu programa de reaproveitamento de água e de doação de mudas. Empresas como a Borcol e a Pirelli mostraram iniciativas que visam reaproveitar e dar maior durabilidade aos pneus.
                A ONG socioambiental Ideas foi quem trouxe a proposta que mais chamou a atenção dos visitantes da feira, a casa ecológica, pois foi a primeira a desenvolver o projeto. A casa ecológica, cujo modelo é finalizado na feira, tem um custo similar ao de uma construção convencional, com a vantagem minimizar o impacto causado por seus moradores ao meio ambiente. 


                Alguns stands vieram de outros Estados brasileiros também, podemos observar peças feitas de buriti, fabricadas por uma cooperativa de artesãos de Teresina (PI). A Ecossocial veio de Curitiba (PR) para mostrar seus produtos fabricados com materiais recicláveis como canetas feitas de longa vida, sacolas feitas a partir de banners e camisetas com garrafa pet em sua composição.
                O Instituto Cahon também marca presença na feira trazendo peças de suas oficinas, que são fabricadas a partir de materiais recicláveis. A ONG também apresenta os seus projetos para o público interessado.

(Fotos: Adriano Sobral - Los 3 Fotografia )

0 comentários:

Postar um comentário