Veado atropelado passa horas sem atendimento no zoológico



Notícia publicada hoje no Jornal Cruzeiro do Sul mostra, como de costume, o descaso que o poder público tem com relação aos animais. Imagine o animal passar a noite toda com sérios ferimentos sem ter sido retirado da caixa e medicado. Faltou empenho e interesse por parte do zôo no pronto atendimento, talvez se fosse uma girafa a postura teria sido diferente?
Segue a matéria do Cruzeiro:
A primeira declaração é de que o animal sequer seria
retirado da caixa ontem para ser examinado
Um veado-campeiro, animal silvestre, que foi atropelado e resgatado pela Polícia Ambiental em Salto de Pirapora na manhã de ontem, passou cerca de duas horas sem atendimento veterinário no interior do zoológico "Quinzinho de Barros". Ele foi deixado pela Polícia Militar aos cuidados da veterinária residente do Zoológico por volta das 11 horas da manhã, ocasião em que ela declarou à reportagem que o animal deixaria de ser examinado ontem e sequer seria retirado da caixa de madeira em que chegou ao zoológico porque a equipe trabalhava em esquema de plantão e por isso o atendimento ficaria para hoje.
Duas hora depois, quando a Prefeitura foi procurada pela reportagem, o animal passou por avaliação. Foi constatado que está com a cabeça do fêmur (osso da coxa) quebrada. A saúde é considerada em situação grave e estável, mas a fratura é grave e existe o risco de morte, segundo informação do veterinário Rodrigo Teixeira.
Questionado se o animal só foi atendido ontem por causa do interesse pelo caso do Cruzeiro do Sul, o médico veterinário Teixeira negou essa possibilidade e disse que o compromisso é com os animais e não com a imprensa. "A veterinária me ligou e eu vim para fazermos em dois o atendimento que costuma ser feito em três", declarou. Segundo o veterinário, o veado-campeiro é uma fêmea adulta com 68 centímetros de altura, 14,5 quilos e cuja idade precisa afirmou não poder definir. A fratura do osso foi constatada por meio exame de raio-x. O veterinário declarou que ainda não dá para saber como estão os órgãos internos do animal, mas a avaliação feita ontem demonstrava que não havia hemorragia interna. Hoje serão feitos novos exames para verificar se há problemas com os órgãos internos e a cirurgia para a recuperação dos ossos será realizada na Universidade Estadual de São Paulo, em Botucatu. Até lá ele permanecerá sedado com analgésicos. O animal chegou com um corte profundo no lado externo da barriga, e recebeu pontos.
O veado-campeiro foi resgatado em uma rodovia vicinal asfaltada e de mão dupla que liga Salto de Pirapora a Sarapuí, na região do bairro da Barra. Um dos policiais que recolheu o veado-campeiro por volta das 8h30, Agnaldo Calasans, disse que a Polícia Ambiental foi acionada por moradores, passando informações que agonizava na rodovia. Segundo Calasans, ele provavelmente foi atropelado e sangrava pelo ferimento na barriga, mas a cabeça e pernas aparentavam estar intactas.



0 comentários:

Postar um comentário