Parque "Chico Mendes" registra baixa frequência de visitantes

O parque funciona diariamente
entre às 8h e às 17h
Por: ERICK PINHEIRO

O Parque Chico Mendes é lindo, porém, com o fato de possuir grandes quiosques e churrasqueiras, pessoas vão até lá apenas para fazer churrasco, não visitam o parque, há casos de excesso de bebidas, música alta, outros que entram para carregar ou descarregar o carro e passam muito acima da velocidade. Já presenciamos uma cena de quase atropelamento de uma criança com um motorista visivelmente alcoolizado. Outro fato grave: quando não há quiosque disponível levam tijolos e improvisam churrasqueira no chão, às vezes muito perto da vegetação, com grande risco de incêndio. Isto tudo afasta outros frequentadores. Por que se colocar churrasqueiras em parques e por que se permite entrada de bebidas   alcoólicas  no local? Se isto foi uma maneira de chamar visitantes, não está funcionando, muito pelo contrário.

Notícia sobre o Parque Chico mendes, publicada na edição de 28/10/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 009 do caderno A, segue o texto.


Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br 

O Parque Natural Chico Mendes proporciona um raro contato com a natureza em Sorocaba.
O canto dos pássaros, o som contínuo das cigarras e a mata fechada cortada por trilhas faz do local um atrativo tanto para o descanso quanto para a prática da caminhada. Mas os números mostram que essa área verde da cidade, situada a 1,3 quilômetro da Prefeitura, tem sido pouco apreciada pela população. Um levantamento feito pela administração do local revela uma média de 400 visitantes aos fins de semana e de aproximadamente 150 frequentadores entre segunda e sexta-feira. O governo municipal não possui estatísticas passadas, mas é nítida a queda de usuários nas dependências do terreno de 15 hectares.

O coordenador do programa de educação ambiental do Parque Natural Chico Mendes, José Carmelo de Freitas Reis Júnior, 28 anos, credita essa baixa frequência de visitantes pela distância do local em relação à região central de Sorocaba. "O deslocamento precisa ser feito de carro ou de ônibus, pois fica em uma área mais distante", comenta.

A falta de atrativo também pode ser apontada como uma causa da presença escassa de visitantes. É o que pensa a estudante Lilian Porto, 19, que esteve semana passada no parque para apresentar o local ao namorado, o também estudante Fauze Orsini, 25. "Falta motivação para vir aqui por ser um pouco longe e por não ter muito o que fazer", diz.

O casal de namorados esteve no parque para fazer uma caminhada e apreciar a paisagem. "Fazia tempo que eu não vinha para cá e está muito melhor, com mais estrutura e mais limpo", comenta Lilian.

Já Orsini diz nunca ter ido ao parque por "falta de oportunidade", apesar de morar em Sorocaba. "Aqui é uma opção para namorar e passear com a família", relata.

A tranquilidade do parque também chamou a atenção de Taciara da Silva Santos, 15, que mora há quatro meses em Sorocaba. Natural de União dos Palmares, interior de Alagoas, a estudante logo se ambientou no local e caminhou descalça pelas trilhas. "Aqui é bonito", diz.

O professor Marcelo Donizete Gino, 36, aproveitou uma manhã ensolarada para levar um grupo de nove alunos para conhecer o parque. "Eles têm a oportunidade de vivenciar na prática o que é falado na sala de aula em relação ao meio ambiente, às plantas e aos animais", ressalta.

A escolha de Gino realmente foi acertada. Cerca de 70% dos 150 mil metros quadrados do parque são cobertos por árvores. A Prefeitura não possui uma relação da quantidade de exemplares e nem mesmo do número de espécies, mas universidades de Sorocaba têm escolhido o Chico Mendes para estudos relacionados ao meio ambiente do local.


Infraestrutura


A impressão é positiva para quem visita o Parque Natural Chico Mendes. O local é limpo e um funcionário controla a entrada e saída de pessoas. Não é permitido o acesso de veículos, somente de funcionários, mas há um bolsão de estacionamento na parte externa.

O visitante tem a opção de até fazer um churrasco nas dependências do parque. Existem quatro quiosques e as suas utilizações podem ser feitas sem reservas. Basta chegar cedo e ter a sorte de encontrar uma vaga. A Prefeitura também instalou diversos bancos de madeira e os banheiros são bem cuidados.

O problema é a falta de placas de orientação. As trilhas não possuem qualquer tipo de indicação, o que pode provocar dúvidas referentes à distância e ao grau de dificuldade do percurso aos frequentadores.

O local possui ainda um viveiro destinado ao processo de produção de mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, desde a semente até a muda formada, com condições de plantio. Nesse local é feito todo o processo de beneficiamento e germinação de sementes, além do desenvolvimento da muda após a transferência das plântulas para os saquinhos.

O Parque Natural Chico Mendes funciona diariamente, entre às 8h e às 17h. A entrada é gratuita. O local fica na avenida 31 de Março, 1.025, no bairro Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas no site www.meioambientesorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 3228-1256.

0 comentários:

Postar um comentário