Unidade móvel vai fazer castração de animais em bairros de Sorocaba, SP


Muitos interessados nos perguntam como foi possível conseguir o castramóvel. Foi um longo caminho, este serviço foi uma das reivindicações que fizemos juntamente com as ongs Acesa, Coesão Poética, Comissão de Justiça dos Direitos dos Animais e alguns poucos ativistas quando de nossa audiência pública por políticas públicas pelos animais ocorrida em 2010, de lá saiu uma carta de intenções onde enumeramos itens importantes para os inúmeros problemas encontrados na cidade. O vereador Marinho Marte apresentou então o projeto para o castramóvel que foi aprovado e ano passado pudemos ver realmente o ônibus novinho e adaptado para fazer as castrações. É isso, é preciso unir entidades, protetores e ativistas da causa e fazer as reivindicações junto às autoridades que administram a cidade. Isto não é nenhum favor, é direito que temos, e é direito dos animais que sejam tutelados pelo estado, está na lei. Instituto Cahon 
segue o texto do G1 Sorocaba e Jundiaí

Serviço gratuito terá mobilidade e primeiro bairro beneficiado será o Cajuru.
Animais podem ser machos ou fêmeas, a partir de seis meses de idade.
Castração de cães e gatos será feita em unidade
móvel (Foto: Zaqueu Proenca/Prefeitura Sorocaba)


O serviço gratuito de castração de cães e gatos de Sorocaba (SP) passa a contar com uma unidade móvel. O objetivo da prefeitura é castrar os animais em diversos pontos da cidade e o novo equipamento vai ajudar a atender as diversas regiões.
Equipado com duas mesas cirúrgicas, ar condicionado, frigobar e pia, o microônibus percorrerá os bairros, após uma programação pré-definida, com uma equipe composta por veterinário e agentes da Zoonoses.
De acordo com a Zoonoses, o primeiro bairro beneficiado com o novo serviço será o Cajuru. Em janeiro, um censo será realizado no bairro para consultar os moradores sobre o interesse em castrar os animais de estimação.
As castrações gratuitas são realizadas em cães e gatos provenientes de bairros pré-estabelecidos, com base em critérios técnicos. Os animais podem ser machos ou fêmeas, com idade a partir de seis meses.
Os veterinários informam que há várias vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio, deixam de atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero e ficam mais tranquilas.
Para os machos, segundo os agentes da Zoonoses, aumenta o período de vida, eles ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, além de reduzir a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, fugas e brigas e o risco de transmissão de doenças.

fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário