Caixa de vinho, velas e móveis; saiba como reciclar na decoração


Com ideias criativas e simples, livro mostra que é fácil gastar pouco na hora de decorar a casa
Uma mesa antiga, aquela caixa de madeira escondida no armário ou a garrafa de refrigerante na geladeira. Tudo – ou pelo menos quase tudo – pode ganhar uma cara nova e virar um objeto de decoração para a casa. É isso o que Chris Campos defende no livro Como Ninguém Pensou Nisso Antes? 25 Temas Com Boas Ideias Para A Sua Casa. Para ela, reciclar é a oportunidade de colocar o próprio estilo na peça.

“A ideia era que as pessoas olhassem e vissem que é possível ter uma casa bacana, sem ter que gastar dinheiro e contratar um profissional. Então reuni várias imagens e dicas de casas decoradas pelos próprios donos. Minha casa, casa de amigos, casa por indicação de outras pessoas. Quero estimular a criatividade”, conta ela.

Nem só de objetos e móveis de luxo se fazem as salas bonitas e os quartos aconchegantes. Com bom gosto e sem prejudicar o bolso, é possível deixar a casa com um toque especial. Pensando nisso, ela reuniu cinco dicas para quem pensa em apostar na reciclagem, mas não sabe por onde começar. 

1- Quase tudo pode ser reciclado. Evite apenas objetos totalmente quebrados, como uma mesa com o tampo rachado. Do resto, vale usar a imaginação.

2-  Madeira é um dos melhores materiais para reciclar. Se quiser dar uma nova cara, passar cera de sapato e depois polir com uma flanela seca é uma boa dica para móveis.

3- Escolher tintas manchadas deixa o móvel com estilo antigo e “cara de fazenda”. Se preferir um design moderno, uma boa escolha é pintar com tinta automotiva.

4-  Não é porque uma coisa é barata que ela é menos interessante que uma peça caríssima.  O ideal é misturar os dois mundos e decorar a casa com o conceito de moda, combinando o barato com o caro, desde que tenha seu estilo.

5- Não siga tendências na hora de reinventar e nem se preocupe com a opinião de familiares e vizinhos. Reciclar é oportunidade de dar a sua cara para a peça e o processo é tão prazeroso quanto o resultado final.

Para fazer em casa
No livro, há uma série de dicas e peças para fazer em casa, desde velas perfumadas, luminária com lâmpada de flores, móveis dourados a estante com caixa de vinhos. Confira algumas a seguir e prepare-se para colocar a mão na massa:

Estante com caixas de vinho
Foto: Milena Mendes / Divulgação

Estante com caixas de vinho
Você vai precisar de:
2 caixas de vinho
4 rodízios
Cola de madeira

Modo de fazer:
Caixas de vinho ou frutas podem ser garimpadas em feiras e adegas. Depois de escolher as mais bonitas, coloque as caixas na vertical e una as duas com cola de madeira. Em seguida, parafuse os rodízios na parte de baixo, para conseguir ter mobilidade na estante. Pronto! Você tem uma peça prática e barata de compor.


Velas perfumadas
Foto: Milena Mendes / Divulgação


Velas perfumadas
Você vai precisar de:
Recipiente de sua escolha (copo, xícara ou lata)
Parafina em flocos ou sobras de vela
Peneira
Essência de sua preferência
Panela de ágata



Modo de fazer:
Coloque a parafina ou as sobras de vela em uma panela de ágata (específica para isso). Quando derreter, use uma peneira para separar os restos de pavio com eventuais sujeiras. Com a parafina ainda líquida, pingue algumas gotas da essência escolhida. Em seguida, fixe com cola quente um pavio de base metálica no fundo do recipiente escolhido para a sua vela. Pode se ruma lata, um copo ou uma xícara. Para finalizar, despeje a parafina ou as sobras de vela derretidas em cada um deles.


Peças em ouro
Foto: Milena Mendes / Divulgação


Peças em ouro
Você vai precisar de:
Móveis ou objetos antigos
Lata de spray dourado

Modo de fazer:
Não tem segredo. Uma boa dica para deixar os móveis de cara nova é pintá-los de dourado. É fácil encontrar spray dessa cor em lojas de tinta e eles garantem bons resultados logo na primeira demão aplicada em móveis ou objetos. Se quiser um efeito mais reluzente, o melhor é apostar em folhas de ouro ou sprays especiais, como utilizados por grafiteiros, vendidas em lojas de materiais para artistas plásticos. Eles oferecem um acabamento mais refinado.

fonte:  Terra

0 comentários:

Postar um comentário