Moradores denunciam derrubada de árvores em loteamento fechado em Sorocaba

No local ainda há nascente com risco de contaminação

Também é apurado se houve supressão
de mata nativa - Por: Fábio Rogério
Notícia publicada na edição de 15/05/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A 
José Antonio Rosa
joseantonio.rosa@jcruzeiro.com.br

Moradores do condomínio Vale das Águas, no bairro Caputera, zona leste de Sorocaba, denunciam a derrubada de árvores e supressão de mata nativa num loteamento fechado que fica nas imediações. Além disso, no local existe também uma nascente de água que correria risco de ser contaminada. O representante comercial Eduardo Lira, um dos condôminos, disse que as máquinas que executaram serviços de terraplanagem "agiram rapidamente". "Chegaram num sábado e, em poucas horas, derrubaram tudo", comentou. O empreendimento colocará à disposição lotes com área de mil metros quadrados.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que um técnico da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) esteve no local para avaliar se houve descumprimento de normas, ou qualquer outro incidente capaz de causar prejuízos ao ecossistema. Foram constatadas, conforme o texto, "diversas intervenções referentes a obras de terraplanagem, inclusive a supressão de diversas árvores, confirmada pela existência de troncos e raízes ao longo da propriedade. Também apurou-se a incidência de área de proteção permanente (APP) na propriedade em decorrência da existência de corpos d"água". A Sema esclareceu que um posicionamento será divulgado "em breve".

A reportagem manteve contato com um dos empreendedores, que pediu para não ter o nome revelado, mas que alegou que a situação do loteamento seria "regular". Ainda que todos os órgãos competentes aprovaram e o projeto tem licenciamento ambiental. Quanto à nascente, o empreendedor disse que tudo foi feito de modo a preservá-la. "As árvores retiradas ficavam isoladas, por isso foi dada autorização para que a removêssemos", alegou.

Tudo, conforme ele, foi feito dentro do que prevê a legislação. "Um loteamento com as características e porte comuns ao que realizamos não é viabilizado sem que tudo esteja em ordem. Dispomos do aval de todos os setores que exercem fiscalização. Nenhuma irregularidade foi ou será cometida. Está tudo dentro da absoluta legalidade. Até por isso, estamos tranquilos e à disposição das autoridades que queiram informações."

Nota: Estamos encaminhando pedido de esclarecimentos à SEMA sobre o corrido. (Instituto Cahon)

0 comentários:

Postar um comentário