Seminário discute direitos dos animais

Honno Marques - Por: Arquivo JCS/Adival B. Pinto
Encontro na Câmara quer ampliação de políticas públicas

Um seminário sobre políticas públicas e direitos dos animais, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, será realizado hoje, a partir das 14h. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados em saber mais sobre o assunto. De acordo com Honno Marques, presidente do Instituto Cahon, ong da cidade que luta pelos direitos dos animais e organizadora do evento, três pessoas foram convidadas para palestrar: o deputado federal Ricardo Izar (PSD) presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Direitos e Defesa dos Animais; Carlos Henrique Prestes Camargo, promotor de justiça do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo (Gecap), e a médica veterinária Fernanda de Figueiredo Beda, além de ativistas e representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.

"Queremos buscar reforços para o que já existe em Sorocaba", afirma Honno, citando ongs que lutam pela causa animal, além do Comitê Municipal dos Direitos dos Animais, do qual faz parte. "Espero que um dia nosso grupo cresça e, como em outras cidades do Brasil, possamos ter em Sorocaba uma secretaria para o tema. Hoje conquistamos uma divisão dentro da Secretaria do Meio Ambiente que nos ajuda. O comitê discute, mas a comissão realiza", ressalta Honno. Segundo ele, o objetivo do seminário é conscientizar a população da importância pela luta dos direitos dos animais e discutir a efetividade da atuação da Frente Parlamentar na região.

Ainda de acordo com Honno, o evento tem parcerias com universidades da cidade. Estudantes universitários que assistirem às palestras poderão emitir um certificado de participação, que contará pontos para o curso. "Queremos chamar a atenção da população para o problema. A Frente Parlamentar tem recursos e estruturas melhores do que as nossas, e acreditamos que a sua atuação pode ser ainda melhor". Honno espera cerca de 300 pessoas no local. "O indivíduo que tem a consciência dos direitos dos animais e se comove com o problema, mostra que é um cidadão e uma pessoa melhor. Quem se sente mal vendo um cão sendo maltratado, também o faz com o ser humano. Quem luta pelos direitos dos animais, definitivamente, é uma pessoa melhor", salienta.

0 comentários:

Postar um comentário