Campanha visa alertar população sobre o tráfico de animais

Cerca de 38 milhões são retirados da natureza por ano, a maioria aves


dominic sherony/creative commons/wikipedia
As aves correspondem a 82% dos animais traficados no Brasil, de acordo com a Renctas (Foto: Dominic Sherony/Creative Commons/Wikipedia)
Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lançou nesta quarta-feira (25/9), a Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens. O objetivo é conscientizar a sociedade como aliada no combate a esse crime. 

Segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens (Renctas), 38 milhões de animais são retirados da natureza todos os anos. As aves representam 82%. Das espécies capturadas ilegalmente, 90% morrem antes de chegar ao destino. 

Outra preocupação, de acordo como CFMV, é com a saúde do homem, já que 70% das doenças que acometem os seres humanos são de origem animal e o contato com os bichos pode ser contagioso. 

A rota do tráfico no Brasil começa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e segue para o Sul e Sudeste, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo. As vendas acontecem em feiras livres. Muitos animais são exportados para países da Europa e América do Norte. 

Com duração de um ano, a campanha contra o tráfico de animais será iniciada em diversas capitais brasileiras com o “Dia de Conscientização”, no domingo (29/09). Parques, shoppings, praças e zoológicos terão atividades infantis além de esclarecimentos para os adultos sobre como denunciar o crime.

0 comentários:

Postar um comentário