Neste torneio, o boi é o troféu

 | ESPORTE


Competição que será encerrada neste domingo na zona norte dá inusitado prêmio ao campeão; vice leva um porco

Rafaela Gonçalves
rafaela.goncalves@jcruzeiro.com.br 


Dinheiro, carros, medalhas e troféus. Estes, normalmente, são os prêmios dados aos campeões de qualquer campeonato futebol do mundo. Em Sorocaba, porém, há uma competição na qual os vencedores são contemplados com um boi. 

O Torneio do Boi - como é conhecido o campeonato - é realizado há quase três décadas na Aldeia dos Laranjais, na zona norte de Sorocaba. A competição, que neste ano reuniu 16 times amadores da cidade, chega neste domingo à sua reta final. As semifinais serão disputadas a partir das 13h30. Na sequência, haverá a grande final. 

Os duelos iniciais serão entre Nelton Torres FC x Estrela de Ouro e Independente x City Club. Depois, os vencedores se enfrentam, em busca do churrasco -- os representantes dos quatro times afirmaram que o boi vai para a churrasqueira. 

"Se nós vencermos, faremos um grande churrasco. O sangue tem de estar quente ainda (risos). O boi vai virar churrasco na hora", afirmou Anderson, o zagueiro e capitão do Estrela de Ouro. 

Os planos do Estrela de Ouro são os mesmos do pessoal do Nelton Torres. "Vamos matar na hora. Vamos fazer um churrascão. O time está focado nisso", discursou o técnico, Washington. "Mas se não der, vamos de feijoada mesmo", disse, lembrando que o segundo colocado ganha um porco. 

Um dos colaboradores do evento, Jorge Pereira, garante que o boi poderá sair do campo e ir direto para a churrasqueira. "O boi está no ponto para virar churrasco", disse. "O pessoal gosta da brincadeira. Claro que sempre tem alguém que reclama, por causa do boi. Mas ele não está sendo maltratado. Cada vencedor pode fazer o que quiser com o boi, pode fazer churrasco, pode cuidar, criar, vender", afirmou. 

Se for campeão, o Independente, assim como os demais, também pretende promover uma churrascada, mas de forma indireta. "Nós vamos vender o boi porque é muita carne para comer de uma vez só", explicou Pedro, o goleiro da equipe. "Também queremos comprar um jogo de camisas e cervejas", complementou. 

Toninho é o dono do campo e o organizador do evento. Ele cobra R$ 150 por equipe. O dinheiro é destinado para comprar a premiação. O boi, por exemplo, custa R$ 1,2 mil. "Nós só queremos fazer o pessoal jogar bola, independente do prêmio." 

E ele está conseguindo cumprir sua meta. O gramado é frequentado por jogadores, torcedores, amigos, mulheres e crianças. Enquanto uns jogam, outros ficam conversando, assistindo e até dançando ao som de modas de viola. 

Moradora da região, Maria Aparecida gosta da festa e costuma frequentar o campo. "O campeão é o de menos. Nós sabemos que, independente de quem vencer, o churrasco está garantido."
do jornal cruzeirodosul

0 comentários:

Postar um comentário