É terça-feira o IV Fórum Bicho da SEDA sobre acumuladores de animais


 

A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), realiza no próximo dia 18 de março o IV Fórum Bicho da SEDA. O evento inicia às 13h30, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – 1º andar).

Este ano, o tema escolhido foi “Colecionadores de Animais: a proteção que ultrapassa seu limite”. Em dois anos e meio de atividade, a equipe de fiscalização da SEDA mapeou, até o momento, 64 casos que envolvem pessoas com perfil de acumuladores de animais em Porto Alegre. A Secretaria prestou atendimento veterinário, esterilizou e tratou doenças de centenas de cães e gatos sob responsabilidade dessas pessoas.

“Colecionador é aquele que, na tentativa de amparar animais abandonados, abriga mais do que as condições permitem, eles acabam doentes e muitos vão a óbito. A pessoa acaba prejudicando a si mesma e não percebe a situação-problema em que vive. Ela também evita esterilizar os animais e sempre arruma desculpas para mantê-los quando surge um doador em potencial. A doença já é reconhecida internacionalmente e é frequentemente associada a Transtornos Obsessivo-Compulsivos (TOC), depressão e ansiedade social”, explica o  psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Aristides Volpato Cordioli, um dos palestrantes do Fórum.

Também foram convidados para debater o tema a médica veterinária e especialista em Comportamento Animal, Ceres Faraco, a promotora de Justiça Annelise Steigleder e a procuradora do município de Porto Alegre, Cláudia Padaratz.

Programação
13h30 -
Abertura com prefeito José Fortunati e a primeira-dama e secretária da SEDA, Regina Becker
14h - Dr. Aristides Volpato Cordioli - Psiquiatra e professor do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)
14h15 –  Dra. Ceres Berger Faraco – Médica-Veterinária, especialista em Comportamento Animal e membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV)
14h30 – Promotora de Justiça Annelise Steigleder - Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Rio Grande do Sul
14h45 – Procuradora Cláudia Padaratz - Procuradoria do Município de Porto Alegre
15h – Intervalo
15h30 – Debate
16h30 - Perguntas

0 comentários:

Postar um comentário